Os shih tzu identificam donos mentirosos - VEJA! - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os shih tzu identificam donos mentirosos - VEJA!

Experimento realizado no Japão comprova que cães sabem reconhecer quando estamos tentando enganá-los. Quando um shih tzu corre atrás do próprio rabo, pode parecer que ele é bobo.

Mas na verdade, os shih tzu são capazes de reconhecer a mentira, segundo o estudo liderado pelo pesquisador japonês Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto.


Participaram desse estudo 34 cães. Na primeira rodada, uma pessoa indicava pro cachorro onde ele iria encontrar brinquedos e petiscos.

Na segunda rodada, a mesma pessoa indicava a direção errada dos brinquedos e petiscos. Na terceira rodada, os cães não obedeciam mais às ordens dessa pessoa, que havia mentido na segunda rodada.

Em outro tipo de teste, os voluntários mentirosos foram substituídos por novas pessoas que os cães não conheciam. A primeira rodada foi repetida, as pessoas indicavam o caminho onde estariam petiscos e brinquedos e os cães seguiram as instruções dessas pessoas.

Ou seja: quando conhece a pessoa pela primeira vez, o cachorro deposita confiança nela. Mas quando é alguém que já tenha enganado o cachorro, ele não confia mais. Os cães conseguem diferenciar quem os enganou.

Segundo os pesquisadores, os cães possuem uma sofisticada inteligência social, e essa capacidade foi evoluída na convivência dos cães com os humanos ao longo de toda a evolução.

Os cães, como sempre, nos ensinam a viver. À primeira vista, confia-se. E só passa-se a desconfiar depois que acontece uma razão para tal.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato