Cachorro com coceira nas orelhas:Como aliviar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cachorro com coceira nas orelhas:Como aliviar

4 Métodos:Aliviando a coceira imediatamenteIdentificando e tratando uma infecção na orelhaIdentificando e tratando parasitasIdentificando e removendo um corpo estranho
Todos os cães coçam as orelhas, é algo normal e da natureza deles. Porém, caso note que o pet está constantemente coçando-as ou que a pele do local já apresenta irritação, pode ser necessário determinar a causa do problema. Depois disso, será possível tratar qualquer condição oculta que está causando a coceira. Geralmente, ela é causada por infecções de parasitas, contaminação na orelha (de leveduras ou bactérias) ou ainda por um corpo estranho no ouvido (como um pedaço de grama).

Método 1 de 4: Aliviando a coceira imediatamente

  1. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 1
    1
    Saiba quando o veterinário deverá ser consultado. Ao perceber que o cão está coçando as orelhas sem parar, leve-o para ser examinado. O veterinário utilizará um otoscópio para analisar o canal do ouvido profundamente e verificar se o tímpano está intacto. Além disso, ele procurará por outras causas possíveis da coceira, coletando uma amostra do material da orelha para diagnosticar uma possível infecção.
    • Se o cão aparenta sentir muita dor, dificultando o exame, o veterinário poderá aplicar um sedativo para limpar o ouvido e observar a situação do tímpano do animal, além de permitir que remédios tópicos sejam absorvidos pela pele.
    • Não tente realizar tratamentos tópicos sem consultar um veterinário antes. Caso o tímpano esteja danificado, o medicamento poderá invadir o ouvido médio ou interno, causando problemas de audição (e possivelmente, até surdez).
  2. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 2
    2
    Muito cuidado ao utilizar o óleo de melaleuca no tratamento. Apesar de muitos recomendarem a utilização desse óleo essencial para acalmar partes inflamadas ou infeccionadas da pele, ele contém terpenos, uma substância tóxica aos cães. Os animais toleram o óleo de melaleuca diluído de 0,1 a 1%, mas vários xampus, desinfetantes e pomadas vendidas em pet shops contêm quantidades mais fortes, que podem ser nocivas ao cão; se realmente utilizar um produto com esse óleo, verifique se ele é bastante diluído.
    • Verifique se há sinais de intoxicação por terpenos após administrar o óleo de melaleuca. Alguns dos sinais são: náusea, vômitos e, geralmente em cães e gatos, paralisia. Muitos casos graves de paralisia, convulsões e até mortes já foram ligados ao óleo de melaleuca.
  3. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 3
    3
    Experimente anti-histamínicos. Caso não tenha certeza o que está causando a coceira nas orelhas do cão, é necessário que ela seja aliviada até que o problema seja determinado. Aproximadamente 2 mg de um anti-histamínico comum (como a difenidramina) para cada quilo do peso do animal será uma quantidade adequada. Esses medicamentos são geralmente administrados via oral e três vezes por dia. Antihistamines work by blocking and preventing inflammation.
    • Note que, mesmo após o início do tratamento, o cão continuará a se coçar. Além disso, os anti-histamínicos não têm grande eficácia no tratamento de coceira canina. Não há problema nenhum em realizar a tentativa; fique de olho e veja se o problema diminui, mas esteja ciente de que apenas 10 a 15% dos cães apresentam melhora.
  4. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 4
    4
    Dê um alivio temporário ao cão. O veterinário poderá prescrever um tratamento curto através de corticosteroides para aliviar temporariamente a coceira até que um tratamento através de medicações seja administrado. Os corticosteroides são anti-inflamatórios potentes e muito bons para diminuir a intensidade de coceiras. Outra opção é perguntar ao veterinário se é possível utilizar cremes de venda livre com 0,5 a 1% de hidrocortisona que, ao serem aplicados na pele da orelha e em sua base, combatem a inflamação.
    • Saiba que os esteroides não devem ser utilizados em conjunto com certos medicamentos, como AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), que são administrados, na maioria dos casos, como tratamento de artrite. O consumo dos dois remédios juntos pode causar uma ulceração gástrica muito grave, causando hemorragia e até a morte.
    Veja também... 

Método 2 de 4: Identificando e tratando uma infecção na orelha

  1. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 5
    1
    Verifique se algum sintoma de infecção na orelha está presente. As infecções na orelha causam bastante dor e irritação, logo, será possível perceber o cão coçando-as frequentemente, com sinais de vermelhidão, inchaço, corrimento (como pus ou cera grossa), odor desagradável e a sensação de que o local está quente ao ser tocado. Tais infecções podem ter diversas causas, como leveduras, bactérias ou ácaros, logo, é importante que o veterinário faça o diagnóstico rapidamente.
    • Caso não tenha certeza se o pet está realmente sofrendo com uma infecção na orelha, compare uma com a outra. As orelhas devem possuir aspectos semelhantes; se uma parece estar sem alguns pelos ou irritada, ela provavelmente está contaminada.[6]
  2. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 6
    2
    Deixe que o veterinário examine o cachorro. Como o problema pode ocorrer devido a vários tipos de infecções, o animal precisa ser diagnosticado por um veterinário capaz de receitar medicamentos, como gotas otológicas que contêm antibióticos. Se o cão já sofreu com infecções no local anteriormente, o profissional poderá coletar uma amostra do pus para um exame de cultura. Assim, as bactérias causando a infecção serão identificadas com mais precisão, definindo qual o melhor antibiótico para erradicá-las. Infecções graves poderão exigir uma combinação de gotas otológicas e antibióticos sistêmicos por via oral.[7]
    • São vários os medicamentos disponíveis. O veterinário selecionará o que considerar mais adequado para a situação do cão e fornecerá instruções em relação à aplicação e tempo de tratamento, que será determinado, na maior parte pelo porte e pela condição do cão.
  3. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 7
    3
    Limpe as orelhas e o ouvido do pet. Escolha um emoliente (hidratante) neutro, de pH balanceado e que evapore rapidamente para limpar a região das orelhas. O ideal é utilizar um produto líquido e não um que precise ser aplicado diretamente, já que o líquido penetrará no canal do ouvido, removendo o pus e a infecção presentes. Coloque o bico da garrafa sobre o canal auditivo do cão e aperte sem aplicar força excessiva, fechando-o com um pedaço de algodão. Massageie a lateral da cabeça, retire o algodão e limpe toda a solução que sair. Repita até que o produto saia totalmente limpo.
    • Se notar, posteriormente, que o pet está virando a cabeça para o lado, há possibilidade de ruptura no tímpano e que o emoliente tenha tocado em uma parte delicada do ouvido médio ou interno. Pare de utilizá-lo e leve o animal ao veterinário.
    • Limpar o pus das orelhas pode diminuir a quantidade de bactérias e aliviar levemente a coceira. No entanto, se isso deixar o cão ainda mais irritado ou as orelhas mais doloridas, pare imediatamente e vá ao veterinário.

Método 3 de 4: Identificando e tratando parasitas

  1. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 8
    1
    Observe se há sinais de alguma infecção externa por parasitas. Se ambas as orelhas parecem estar em boas condições após uma análise, o cão pode estar se coçando devido a uma infecção parasitária externa (como pulgas e ácaros de sarna sarcóptica). Verifique a pelagem do cão e tente encontrar pulgas, além de fezes dos mesmos parasitas puxando os pelos das orelhas para a direção oposta.
    • As pulgas são rápidas, logo, nem sempre é possível encontrá-las. As fezes se parecem com pequenas partículas de pó marrom; quando são colocadas em lã de algodão úmida, um círculo laranja, que representa o sangue seco da picada, aparecerá.
    • Os ácaros da sarna sarcóptica são muito pequenos para serem vistos a olho nu, mas o pelo do cão ficará com um aspecto de ter sido "comido" pelos parasitas, principalmente nas orelhas e pernas.
  2. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 9
    2
    Siga o método de tratamento recomendado pelo veterinário. Ao desconfiar de que a coceira nas orelhas é causada por ácaros de sarna sarcóptica ou pulgas, entre em contato com um veterinário para que ele receite um remédio adequado no combate à infestação por parasitas, aliviando o desconforto.
    • Existem vários tipos de produtos que exterminam pulgas e ácaros. Pergunte ao veterinário se ele pode recomendar um dos tipos, determinando a dosagem adequada ao cão.
  3. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 10
    3
    Procure por sinais de infecção parasitária interna (ácaros de orelha). Como é complicado observar as partes internas e profundas do ouvido, a melhor maneira de realizar tal avaliação é analisando a coceira e a cera marrom grossa que surge (ela pode ser quebradiça). Esse tipo de cera é causado por ácaros de orelha, um problema comum em cães. O veterinário utilizará ferramentas de aumento, como um autoscópio ou otoscópio, para analisar e encontrar ácaros vivos ou ainda coletará material do ouvido para analisar se há presença de parasitas e seus ovos.
    • A sarna otodécica ou sarna de ouvido surge quando os ácaros se alimentam da cera nos canais do ouvido do cão, infestando tanto o canal vertical quanto o horizontal.
  4. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 11
    4
    Siga as instruções do veterinário para realizar um plano de tratamento contra ácaros de ouvido. Provavelmente, ele recomendará que um medicamento de venda livre com piretrina seja utilizado no início, aplicado ao canal uma ou duas vezes por dia, em um período de 10 a 14 dias. A piretrina, quando administrada de maneira tópica, não será nociva ao animal, já que ela não conseguirá chegar à corrente sanguínea.
    • Apesar de ser muito eficaz contra ácaros de ouvido, a piretrina não tem grande efeito contra infecções bacterianas.
    • Há um risco teórico de intoxicação apenas se o cachorro comer o medicamento ou se outro cão lamber a orelha em tratamento. Os principais sinais de intoxicação se manifestam através de tremores musculares, salivação excessiva, agitação e, em casos extremos, convulsões. Ao notar qualquer um desses sintomas, deixe o pet em um ambiente escuro e silencioso para minimizar estímulos externos e ligue para um veterinário

Método 4 de 4: Identificando e removendo um corpo estranho

  1. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 12
    1
    Quando o cão coça e inclina a cabeça para um dos lados, pode haver um corpo estranho dentro do ouvido. Um problema comum é a entrada de grama trapaceira no canal, que geralmente se manifesta repentinamente após um passeio com o animal. Ele ficará inclinando a cabeça para um dos lados, tentando tirar a grama, ou coçará o local irritado com muita intensidade.
    • Qualquer corpo estranho, como a grama trapaceira, pode invadir o canal do ouvido, causando irritação intensa. O cão tentará retirá-lo inclinando a cabeça para o lado do ouvido em que o objeto estranho está situado.
  2. Imagem intitulada Soothe a Dog's Itchy Ears Step 13
    2
    Leve o animal ao veterinário para que ele realize a remoção. Provavelmente, será inviável encontrar o corpo estranho a olho nu, devido ao formato em "L" do canal do ouvido canino e também pela profundidade em que o objeto estará. Apenas através de um otoscópio (que não apenas serve como lente de aumento, mas também como uma espécie de lanterna) o profissional conseguirá detectar o objeto estranho, que será removido através de um fórceps especial para adentrar o delicado canal.
    • A remoção de corpos estranhos do canal do ouvido canino não deve ser dolorida e não demorará muito tempo.

Dicas

Não utilize nenhum medicamento de venda livre para tratar infecções em cães sem antes consultar o veterinário. Quando houver infecção, é preciso administrar uma substância com atividade antimicrobiana, que eliminará as bactérias ou fungos. No entanto, o uso de antibióticos deve ser controlado, ou seja, nenhum medicamento de venda livre ou de animais deverá conter tais componentes. Remédios sem a presença de antibióticos não terão efeito ou causarão mais irritações.


Fonte: pt.wikihow
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato