Pode Dar Leite Para o shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Pode Dar Leite Para o shih tzu?

Todos nós queremos ver nosso animalzinho crescer e se tornar um cão adulto forte e saudável e ofereçer uma boa alimentação é essencial. Más isso não quer dizer que você posso dar leite para filhote de shih tzu. Alimentar um cão recém nascido com alimentação natural para cães traz muitos benefícios para sua saúde, no entanto é preciso ter alguns cuidados.
Os cães, principalmente os filhotes, possuem exigências específicas quando se trata da sua alimentação.
E sabemos que o leite é um alimento delicioso e muito nutritivo. Diante disso, mesmo sem ter certeza se pode dar leite para shih tzu filhote, muitas pessoas ofereçem esse alimento pensando estar fazendo bem para o cão.
  

Afinal, pode dar leite para filhote de Shih tzu ou faz mal?

De maneira alguma você deve fazer isso. Eles precisam de leite materno e nada mais. É tão simples quanto isso.
Infelizmente tenho visto pessoas preparando receitas caseiras usando leite, e isso deve ser evitado.
Seja leite em pó ou de caixinha, esse alimento não deve ser usado para alimentar um cachorro em qualquer idade.


Veja agora por que o shih tzu não pode beber leite:



  • Vômitos, diarreias e outros problemas gastrointestinais
Se isto acontecer, mantenha o seu cão muito bem hidratado, isso deve ajudar a resolver o problema.

  • Formação de gases
Caso o seu cachorro esteja sofrendo com gases, provavelmente ele vai rejeitar o alimento que você der para ele até que o problema desapareça.

Não é a primeira vez que eu menciono que leite é um dos alimentos que fazem mal para a saude do cachorro, más pareçe que muitas pessoas ainda insistem nesse erro.
Se você tem notado esses problemas de forma frequente em seu cachorro, provavelmente tem algo de errado com sua alimentação.


O que fazer quando não é possível alimentar o shih tzu com o leite da mãe

Se você ficou desanimado ao saber que não se deve dar leite para filhotes de shih tzu, não se preocupe. Existem outros alimentos naturais saudáveis que seu cachorro pode comer e que irão lhe fazer muito bem.

Quando não é possível alimentar o cão com o leite da mãe, você pode preparar receitas caseiras. Essa alimentação natural vai fornecer os nutrientes que seu cachorro precisa para ficar livre de doenças e crescer bonito e com saúde.
Outro benefício dessas receitas, é que seu shih tzu terá um alimento praticamente livre de aditivos e conservantes presentes nas rações industrializadas.


Conclusão
Independentemento da idade do seu shih tzu, jamais ofereça leite para ele. Seu cachorro provavelmente vai achar gostoso, más isso é prejudicial para sua saúde.
Quando se trata de shih tzu filhotes os cuidados devem ser redobrados pois eles ainda estão em formação e  o leite terá efeitos negativos em seu organismo.

Dessa forma, a melhor recomendação para alimentação de filhotes de cães e gatos é o uso dos chamados "sucedâneos do leite", industrializados, disponíveis no mercado, e a partir da segunda ou terceira semana de vida já iniciar a introdução de pequenas quantidades de papas feitas com ração de filhote de alta qualidade, pois minimizam-se as possibilidades de desnutrição. (Você pode também optar por leite e papinhas feitas em casa com orientação de veterinários ou nutricionistas de animais. É de extrema importância que essas papinhas sejam balanceadas e supram as necessidades do bichinho.)

Para cães e gatos adultos, a melhor recomendação é o não fornecimento de leite e o uso de um alimento completo, balanceado e de alta qualidade e adequado para as características do animal (p. ex.: idade, raça, porte). Dra. Luciana Domingues de Oliveira é Médica-Veterinária com mestrado e doutorado na área de Nutrição de Cães e Gatos. É também Consultora Técnica e Científica da Royal Canin do Brasil.







Fonte do texto:cachorro super saudavel - idmed pet 
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato