Cuidados Essenciais com o shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cuidados Essenciais com o shih tzu

Cuidados com shih tzu -  O bem estar e conforto de um cachorro da raça shih tzu não estão diretamente ligados ao tamanho da sua casa ou apartamento. Nenhum shih tzu é mais ou menos feliz por causa do tamanho da moradia do seu dono. Esse é um fator que não pode ser observado de maneira isolada; além do espaço disponível, há muita coisa envolvida. É possível que o shih tzu viva bem em um pequeno apartamento.

O que todo cachorro da raça shih tzu precisa é de um cantinho para chamar de seu! Para o aconchego e bem-estar dos shih tzu, precisam de um lugar exclusivo, arejado, com água sempre fresca e higiene adequada. É importante que entendam onde é o lugar deles, independente da estrutura da sua casa. Os shitzu precisam ter a ciência de onde é o lugar para dormir, onde estão a sua água e comida, onde é o lugar de suas necessidades fisiológicas, para que exista a harmonia entre o shih tzu e seu dono.

A liderança do shih tzu

  
Adestramento do shih tzu - Apesar de enxergarmos nossos shih tzu como membros da família, os shih tzu nos enxergam como parte de sua matilha. Por isso, determinar os locais para o shih tzu é uma forma de mostrar a hierarquia. Sem esse controle, o comportamento do shih tzu pode ser impróprio, pois não respeita a liderança.

Adaptação do shih tzu

    
Shih tzu gosta de apartamento - Os shih tzu se adaptam fácil ao meio em que vivem e à rotina de seus tutores, porém há alguns cuidados que devemos tomar para a segurança, comodidade e saúde dos shih tzu. De modo geral, a dificuldade que podemos encontrar não é necessariamente com o espaço da casa e sim com o nível de atividade que conseguimos oferecer ao shih tzu. Todos os cães da raça shih tzu necessitam de exercício físico, uns com maior intensidade e frequência do que outros. Quando a casa tem bastante espaço e conta com um quintal, normalmente o shih tzu faz sua atividade física durante o dia, correndo, pulando e brincando no espaço disponível. No caso de casas menores, sem quintal ou área externa livre, é necessário destinar um esforço maior para que o cachorro supra sua necessidade de atividade, levando ele para passear mais vezes, estimulando brincadeiras e caminhadas.

Por esses motivos, quando vamos realizar uma mudança ou alguma reforma na casa em que vivemos, precisamos pensar em alguns detalhes para garantirmos a segurança e conforto de nossos shih tzu. Quando já temos o shih tzu no momento de mudança, fica mais fácil para adaptar o ambiente as necessidades dele, pois o tutor já conhece o seu comportamento e suas necessidades, de forma que é possível prever as melhores condições para ele.

Cuidados com os filhotes de shih tzu


Filhotes  de shih tzu - Para quem gosta de plantas e costuma cultivá-las, é importante saber que existem mais de 500 plantas que podem ser potencialmente toxicas para o shih tzu, se ingeridas. Por isso, cuidado com os filhotes de cachorro da raça shih tzu que têm o costume de brincar no jardim, ou que são muito curiosos. O ideal é evitar que o filhote fique na área com as plantas sem monitoramento.

Produtos tóxicos CUIDADOS

    
É importante estar sempre atento à escolha dos produtos de limpeza que irá utilizar em sua casa, nas áreas de acesso de seu shih tzu, evitando produtos tóxicos a eles, como, por exemplo, creolina, soda caustica, polidores de pisos e móveis, removedor e cera liquida, que são perigosos no contato com a pele e com a ingestão. Como os filhotes de shih tzu são curiosos, procure estocar seus produtos de limpeza longe do alcance deles, para evitar acidentes. Em alguns casos, o shih tzu pode ter alergia específica de algum produto de limpeza. Nesse caso, o mais adequado é procurar o seu veterinário de confiança para descobrir o que poderá substituir o produto para a limpeza da sua casa, além de receber a orientação adequada para o tratamento do seu shih tzu.

Colaboração especial para o Amo Cachorros: Dr. Augusto Pegoraro é médico veterinário e gestor comercial da BioDog, uma empresa de petiscos caninos naturais e saudáveis.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato