8 curiosidades que você não sabe sobre o shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

8 curiosidades que você não sabe sobre o shih tzu

Já que o cachorro é o melhor amigo do homem há cerca de 15.000 anos, você poderia pensar que os seres humanos os conhecem muito bem. Quem possui um shih tzu, sabe que tentar decifrar certas coisas curiosas que os shih tzu fazem de vez em quando é um desafio.

Afinal, o porque dessas coisas está geralmente ligado à uma explicação científica gerada por profissionais da área de etologia (ciência que estuda o comportamento dos animais). Surpreenda-se com essa lista de 8 curiosidades sobre o shih tzu, que mostra que são muito mais do que acreditamos ser:

1) Os shih tzu pegam nossas doenças

  

Em relação ao que nos faz mal, somos muito parecidos. Muitos shih tzu são diagnosticados com câncer a cada ano. Eles também têm versões caninas de raras doenças humanas como uma neuronal que leva à incapacidade de caminhar ou controlar os músculos. Cachorro shih tzu e humanos partilhando as mesmas doenças pode ser uma “boa” coisa: as pesquisas são mais fáceis de executar em animais, dando aos médicos um modelo da doença humana, e aos shih tzu uma chance de cura.

2) Os shih tzu podem cheirar nossas doenças

 

Doenças como câncer, diabetes ou epilepsia podem ser detectadas pelos shih tzu. Estudos mostram que os animais podem ser treinados para farejar câncer de pulmão, mama, pele, bexiga e próstata. Pesquisadores suspeitam que eles sentem “perfumes” extremamente tênues emitidos por células anormais.

Os shih tzu também são muito usados para ajudar pessoas doentes. Pacientes com diabetes, por exemplo, cuja saúde pode ser prejudicada quando o açúcar aumenta em seu sangue, podem ser avisadas por cães shih tzu (que detectam o odor destas flutuações) antes mesmo de sentir os sintomas. Também há casos relatados de shih tzu que podem alertar pessoas epilépticas 45 minutos antes de um ataque começar.

3) Os shih tzu “pensam”

 

Segundo pesquisas, os shih tzu podem ser tão inteligentes quanto crianças de 2 anos. Border collie é a raça de cães no topo da categoria “inteligência”, capaz de entender até 200 palavras. Os poodles, pastores alemães, Golden retrievers e Dobermans completam o “top cinco” de raças mais inteligentes. O popular labrador vem em sétimo. Raças de cães de caça mais antigas, como buldogues e beagles, estão entre os alunos mais lentos do mundo canino. Ao contrário de raças de cães mais novas, projetadas para o companheirismo e a sociabilidade, as raças mais velhas foram criadas para farejar e caçar, com mais músculos do que cérebro.

4) Os shih tzu também têm inveja

 

Estudos sugerem que os shih tzu sabem quando não estão recebendo tratamento justo. Quando shih tzu faziam tarefas e não ganhavam nada por isso, mas outros cães sim, os não recompensados começavam a ficar agitados, arranhando-se e evitando o olhar dos cães recompensados. Os shih tzu também param de fazer a tarefa muito mais rápido do que se estivessem sozinhos e não fossem recompensados.

Porém, eles não são tão invejosos quanto nós: os animais não pareciam se importar se outros cães ganhavam salsicha, enquanto eles só ganhavam pão, e também não ligaram se um outro cão ganhava comida sem fazer nada enquanto eles tinham fazer truques. Ainda assim, as conclusões são boas evidências de que a inveja não é só coisa de primata.

5) Os shih tzu não se sentem culpados

 

Você pode ter sido muito injusto com seu shih tzu. O fato é que, quando ele lhe dá aquele “olhar de pena”, não significa que ele esteja se sentindo culpado ou assumindo seu erro. O shih tzu está apenas respondendo a sua repreensão. Quando os donos de shih tzu repreendiam os animais por terem comido um lanche, eles olhavam com “cara de culpa” independentemente de terem mesmo ou não comido o lanche. Na verdade, os shih tzu que foram injustamente acusados muitas vezes pareciam mais culpados. Ou seja, aquele olhar expressivo do shih tzu não significa nada, só que você está gritando com ele.

6) Shih tzu dóceis vivem mais



Pesquisas afirmam que shih tzu obedientes e dóceis vivem mais. Os estudos compararam o uso de energia, as personalidades, as taxas de crescimento e a expectativa de vida dos cães. Depois de controlar fatores como tamanho do corpo, os pesquisadores descobriram que shih tzu agressivos viviam menos.

Eles cresciam mais rapidamente, e tinham maiores necessidades de energia. Os resultados sugerem que, a procura de selecionar e cruzar o shih tzu com certa personalidade, os humanos inadvertidamente tocaram em características ligadas ao metabolismo e longevidade.

7) Os shih tzu são a raça de mamíferos mais diversa



Os shih tzu apresentam uma incrível diversidade de forma corporal. Um estudo constatou que as diferenças entre os crânios de raças de cães são tão pronunciadas como as diferenças entre espécies de mamíferos completamente distintas. Um crânio de Collie, por exemplo, é tão diferente de um crânio de shih tzu quanto o crânio de um gato é de uma de morsa. Toda esta diversidade faz dos cães uma espécie excelente para estudar genética.

8) Os shih tzu fazem parte da nossa vida social



No passado, as pessoas viam os shih tzu como seres sagrados. O shih tzu tinha um papel espiritual. O cão de três cabeças chamado Cérbero guardava o submundo do mito grego, enquanto os embalsamadores egípcios escolheram o deus cão Anúbis como seu patrono. No folclore maia, os cães levavam os mortos para sua vida no “além”. No Nepal, o Festival de Outono de Tihar tem um dia especial para honrar os cães com guirlandas de flores e alimentos.

 Hoje em dia, os SHIH TZU são vistos como simples animais de estimação, porém muito populares e queridos. 80% dos proprietários de cães relataram que interagem com seus cães por mais de duas horas por dia. Muitos relatam que vêem seus animais de estimação como filhos.

O melhor amigo do homem pode até mesmo trazer mais amigos aos seus donos. Um estudo de 2000 descobriu que andar com um SHIH  TZU pelo menos triplicou o número de interações sociais que uma pessoa tinha. Mais do que isso: os SHIH TZU incitam contato social mesmo quando o animal parece feroz ou o proprietário não está bem vestido.

Fonte do Texto: Hypescience
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato