Primeiros socorros para shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Primeiros socorros para shih tzu

Primeiros socorros para shih tzu: O que deve ser feito em uma emergência - Os primeiros socorros, como o próprio nome diz, referem ao primeiro procedimento a ser feito momentos depois do acidente. É normalmente utilizado em pacientes com risco de vida, para que seja feita a estabilização e, em seguida o shih tzu possa ser encaminhado imediatamente a uma clínica ou hospital, ou seja, a um local onde seja feita uma assistência devida.

Essa prática, no momento crítico, é de suma importância, pois na maioria das vezes que o paciente não recebe os primeiros socorros adequados, chega a óbito.


Quando deve ser usado os primeiros socorros




Os primeiros socorros, não necessariamente, ocorrem quando o shih tzu corre risco de morte. Até mesmo numa queimadura ou numa perfuração, é de suma importância que seja feita a estabilização. Ao contrário dos seres humanos, os shih tzu, mesmos  os mais mansos, reagem de forma mais violenta no momento de dor.

Por conta disso, ao se aproximar de qualquer shih tzu lesionado, é necessário cautela e equipamento para a segurança de quem for ajudar.

Como agir com o shih tzu



No momento da aproximação do shih tzu para iniciar os primeiros socorro, é importante que se coloque uma focinheira de imediato, ou se não tiver, improvise com um cadarço de calçado. Isso poupará você e o shih tzu de inconvenientes. Como dito anteriormente, o shih tzu quando está com dor, reage de forma agressiva mordendo até mesmo os tutores.

Depois de imobilizar o shih tzu, é necessário observar se há alguma hemorragia no corpo do shih tzu, cortes profundos, como também alguma fratura aparente.


Como montar um kit de primeiros socorros para seu shih tzu


    

Vamos lá, para montar um kit de primeiros socorros para shih tzu, você vai precisar de uma caixa ou maleta para colocar os seguintes itens:

  •     Ataduras
  •     Solução de iodopovidona
  •     Solução fisiológica de cloreto de sódio a 0,9%
  •     Pinça comum
  •     1 tesoura hospitalar
  •     termômetro
  •     Gazes
  •     Fita adesiva hospitalar
  •     Água oxigenada
  •     Algodão
  •     Luvas
  •     Remédios veterinários prescritos pelo Médico Veterinário

Depois de uma breve avaliação do seu shih tzu, é necessário estabilizar o quadro para que seja levado a uma clínica veterinária. Os principais acidentes com os shih tzu que necessitam de primeiros socorros, são:

Shih tzu com queimadura: Esse caso é bastante encontrado em acidentes doméstico. A conduta que o tutor deve tomar de imediato é lavar a queimadura do shih tzu com água corrente e limpa, não aplicar sabão, gelo ou água fria e se possível cobrir o ferimento com pano limpo.

Shih tzu com Fratura: Esse caso é bastante encontrado em atropelamentos. Nessa situação é indicado imobilizar o local fraturado com algo fixo, como: tábua ou papelão. Em caso de fratura exposta, cubra-o com pano limpo e leve imediatamente à clínica veterinária. É importante ressaltar que jamais tente por o osso no local, pois agravará o quadro.

Cortes: É importante que o corte seja lavado com água limpa, e em seguida, pressionado com um pano limpo a fim de parar o sangramento. No momento que for levar o cão à clínica, manter a lesão coberta para que não haja infecção.

Em casos do seu shih tzu ficar com parada cardiorrespiratória, ou seja, a parada do batimento cardíaco e da respiração, é importante que seja feito uma manobra de emergência. Por isso, a rapidez no atendimento é fundamental, devendo o animal ser socorrido antes de completar 20 minutos, sob alto risco de óbito.

Em qualquer caso, leve o shih tzu imediatamente à uma clínica. Os primeiros socorros dão uma estabilização no quadro clínico, até que o shih tzu chegue a um médico veterinário. Não tente tratar em casa, isso pode custar a vida do seu shih tzu.

Fonte: Portal do Dog
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato