12 Alimentos que você não deve dar para o seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

12 Alimentos que você não deve dar para o seu shih tzu

Fala a verdade, se você tem um cão em casa vai concordar que o amor é incondicional não é mesmo? Tanto que o tratamos como um membro da família e o enchemos de carinhos e mimos…

Porém, muitas vezes essa boa intenção pode ser prejudicial para a saúde do seu amigo. Quando pensamos em alimentação para cães, o cuidado deve ser redobrado!

Isso porque a estrutura biológica canina é diferente da dos humanos, o que torna alguns alimentos perigosos para eles. Veja a seguir uma lista contendo 14 alimentos que você não deve dar para o seu cachorro, mesmo que ele faça aquela carinha de pedinte.

1– Café, chá, bebidas estimulantes e outros produtos com cafeína


 

Shih Tzu não pode comer- Da mesma forma que o chocolate, essas bebidas contém uma substância estimulante, a cafeína. Vale dizer que os cães são mais sensíveis aos efeitos da cafeína do que as pessoas.

Embora um pouco de café ou chá não vá causar danos sérios no cachorro, é melhor evitar que ele se aproxime desse tipo de bebida. Se ingerir borra de café ou sacos de chá pode sofrer com problemas mais graves. Os sinais de envenenamento por cafeína são semelhantes ao que acontece com o consumo de chocolate. O tratamento também é semelhante.

2– Cebola, alho, cebolinha


Shih Tzu não pode comer- Esses vegetais podem causar no pet irritação gastrointestinal (estômago e intestino), levando a danos nas células vermelhas do sangue. Embora os gatos sejam mais suscetíveis a esses alimentos, os cães também estão em risco se forem ingeridos sem grandes quantias.

As cebolas são particularmente tóxicas e os sinais de envenenamento podem aparecer apenas alguns dias depois do consumo. Além disso, todos os tipos de cebola são prejudiciais, mesmo que esteja desidratada, crua ou cozida. Por isso, na hora de comer pizzas, não deixe o pet prová-la.

3– Álcool


Shih Tzu não pode comer- Qualquer bebida contendo álcool é significativamente mais tóxica para os cães do que para as pessoas. Caso o cão as ingira pode causar vômitos, diarreia, diminuição da coordenação, depressão do sistema nervoso central, dificuldade respiratória, tremores, acidez anormal do sangue, coma e até mesmo a morte.

4– Abacate


Shih Tzu não pode comer- O principal problema dessa fruta para o cão é que ela possui uma substância chamada persin, que também está nas folhas e nas sementes do abacate, inclusive, na casca. Se o pet ingerir, pode provocar diarreia e vômitos.

5– Uvas e passas


Shih Tzu não pode comer- Esses alimentos não devem ser dados ao pet porque podem causar insuficiência renal. Os cães que já têm determinados problemas de saúde podem ter uma reação ainda mais grave.

6– Caqui, pêssego e ameixas


Shih Tzu não pode comer- As sementes dessas frutas podem causar inflamação ou obstrução do intestino delgado.

7– Macadâmia


Shih Tzu não pode comer- Depois de 12 horas que o cão come a macadâmia pode mostrar sinais de fraqueza, depressão, tremores, vômitos e hipertermia (aumento da temperatura corporal). Esses sintomas tendem a durar até 48 horas, sendo importante levá-lo ao veterinário.

8– Massas


Shih Tzu não pode comer- Quando são usadas leveduras como fermento no preparo de massas, esse alimento não é indicado para cães. Massas contendo levedura podem causar gases que se acumulam no sistema digestivo. Além dissoser doloroso, os gases podem fazer com que o estômago ou intestinos sejam obstruídos e mesmo distendidos.

9– Açúcar


Shih Tzu não pode comer- Alimentos com açúcar não devem ser dados ao cão, mais um motivo para afastar chocolates do seu melhor amigo. Além de causar obesidade, pode provocar problemas dentais e possivelmente diabetes.

Da mesma forma, oxilitol – uma espécie de adoçante – deve ser evitado, embora se trate de um adoçante natural usado atualmente em muitos produtos, como chicletes e alimentos diabéticos. Os sintomas de intoxicação incluem letargia, vômitos e perda de coordenação, podendo evoluir para decúbito e convulsões.

10– Leite


Shih Tzu não pode comer- Como os cães não têm quantidades significativas da lactase, enzima que quebra a lactose no leite, a bebida não é digerida pelo organismo do pet. Por isso, ele terá diarreia ou outros problemas digestivos. O mesmo serve para certos iogurtes e outros alimentos com leite. Iogurte o recomendado é somente o 100% natural (que não é fácil de achar por sinal). Os outros, caso ele beba, leve-o ao veterinário.

11– Ovos, carnes e peixes crus


Shih Tzu não pode comer- Alimentos crus são perigosos e podem provocar intoxicação alimentar devido a bactérias como a Salmonella e E. coli. Uma enzima existente em ovos crus também interfere na absorção das vitaminas do complexo B, podendo resultar em problemas de pele e pelagem.

Tudo o que você precisa fazer é cortar esses grupos de alimentos da dieta do seu cão para que ele se desenvolva com muita saúde. Acompanhe aqui também nossas dicas de como fazer uma alimentação adequada e balanceada para ele!

12– Ração Comercial


Já venho alertando isso há tempos. Não só eu, mas diversos e diversos veterinários e cientistas ao redor do mundo:

A maioria das rações comerciais para os shih tzu são uma verdadeira porcaria!

Você deveria só dar elas quando realmente não tem tempo para dar uma comida de qualidade para o seu shih tzu.

Se não fizer isso, seu shih tzu infelizmente pode estar correndo um grande risco de vida ao comer rações comerciais por anos a fio.

Mas então… o que dar para o seu shih tzu?

Caso você tenha interesse em ter um shih tzu super saudável e cheio de energia, o que eu recomendo é uma alimentação natural e caseira.

(Não é engraçado como no passado não se ouvia falar tanto de “câncer” e tanta doenças para cães? Por que será né?)


É A Vida Do Seu Shih Tzu Que Está Em Risco!!

Quero Saber Mais


Mas melhor saber toda a verdade antes que seja tarde não é?
É isso! Até a próxima!


Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato