Meu shih tzu coça muito! CUIDADO VEJA O QUE FAZER - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu shih tzu coça muito! CUIDADO VEJA O QUE FAZER

O verão está chegando, e o aumento da temperatura faz os cães alérgicos sofrerem. A dermatite atópica é uma doença de pele crônica e de origem genética.

Ela começa a se manifestar em filhotes a partir dos quatro meses até em adultos de 7 anos de idade. O principal indicativo é o animal se coçar com bastante frequência sem ter motivo aparente, e que precisa ser controlada para que o quadro não se agrave.

Como sintomas, na pele do shih-tzu aparecem manchas avermelhadas, áreas onde há coceira intensa. Isso faz com que o shih-tzu se lamba, arranhe, esfregue, ou morda com frequência.

Por causa do intenso ato de coçar, a pele descama, e surgem feridas, que são porta de entrada para infecções. A coceira também pode deixar o pet irritado e, até mesmo, agressivo.
As áreas do corpo mais afetadas são a cara, lábios e olhos, causando conjuntivite; ouvidos, levando à otite; dobras, como axilas; barriga; e extremidades. Essa pele, caso a doença não seja tratada, pode ficar ulcerada, grosseira e escura.

Deixar o shih-tzu em um ambiente com alérgenos, como ácaros, penas e escamas, pólen, fungo e tecidos de algodão, linho e lã causa ou piora a alergia.

Rações que não são hipoalergênicas também podem contribuir para que a coceira intensifique. A dica é higienizar bem o ambiente e, caso o pet seja diagnosticado, evitar sua exposição ao calor e à grama.

Tratamento



A dermatite atópica não tem cura. Porém, é possível dar qualidade de vida ao shih-tzu, primeiramente tratando as possíveis infecções decorrentes das feridas. Se elas forem bacterianas, o cão deve tomar antibiótico e, se forem sarnas, os antiparasitários são indicados.

Antigamente a coceira era tratada com corticosteroides, mas eles podiam prejudicar a saúde do animal se tomados à longo prazo. Hoje se usam os imunossupressores como oclacitinib e ciclosporina.

Outras medidas como tosar o pelo, usar xampus hipoalergênicos e oferecer rações hipoalergênicas ajudam a amenizar a coceira.

Além disso, é possível checar com o médico veterinário sobre adaptações na dieta, incluindo ácidos graxos essenciais (Ômega 6 e Ômega 3), antioxidantes, curcumin e Aloe vera para melhorar a pele do SHIH TZU.

Raças propensas são:


São raças propensas a apresentar a alergia a american staffordshire terrier, boston terrier, boxer, bull terrier, cairn terrier, cavalier king charles, dálmata, bulldog inglês, bulldog francês, fox terrier, pastor alemão, golden retriever, jack russell terrier, labrador retriever, lhasa apso, pug, schnauzer, scottish terrier, setters, shar pei, shih tzu e west highland white terrier.

Fontes: médica veterinária Andressa Felisbino, da DrogaVet e Focus Auxiliar, e documento Dermatite Atópica Canina, da Royal Canin.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato