6 sinais de que o seu SHIH-TZU assumiu a liderança da casa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 sinais de que o seu SHIH-TZU assumiu a liderança da casa

O detalhe é que cada vez mais nós donos tratamos nossos pets como se eles também fossem humanos, com direito aos mais variados mimos e privilégios.
E então sem perceber vamos perdendo o controle e deixando de ser vistos como um líder, mas sim como alguém que deve ser liderado.

Num piscar de olhos o cãozinho é o novo reizinho – ou líder – da casa e você se vê em meio a um caos, lidando com um SHIH-TZU que parece não lhe obedecer e que ao mesmo tempo exige que suas vontades sejam feitas.

Será que seu SHIH-TZU assumiu a liderança da casa? Confira alguns sinais que indicam isso:

1 –Ele faz de tudo para chamar a atenção



Quando você está ocupado com outra atividade e seu SHIH-TZU quer atenção ele não aceita um não como resposta.

Você pode brigar com ele e ainda assim verá o pet latir, lhe cutucar com o focinho, colocar a pata na sua perna, deitar em cima do que você está fazendo…

O objetivo dele é lembra-lo que ele é a coisa mais importante da casa!

2 – Ele “se vinga” quando não é atendido



Como naquele momento você não podia dar atenção ao SHIH-TZU você deu um jeito na situação, o colocando para fora do quarto ou deixando-o na garagem da casa.

Assim que você está livre e pode atender o SHIH-TZU há uma grande surpresa. Ele provavelmente destruiu algo que você gosta muito ou fez suas necessidades fora do lugar.

Tudo isso com o objetivo de mostrar quem é que manda no pedaço!

3 – Ele é bastante ciumento


Um SHIH-TZU que assumiu a liderança da casa costuma ser bastante ciumento, pois acredita que o dono é “sua propriedade”, parte de sua matilha.

Assim, sempre que outro animal da casa se aproxima ele imediatamente os expulsa empurrando-os ou rosnando para que saiam de perto de você.

O mesmo acontece quando outras pessoas chegam a sua casa, o SHIH-TZU começa a se exibir e muitas vezes rosna ou ameaça avançar quando seu convidado chega perto de você.

4 – Ele não aprende que não deve fazer determinada coisa


Imagine a seguinte situação: O SHIH-TZU fez algo errado, como destruir alguma coisa. Você foi lá e o repreendeu.

Se você for o líder da casa essa situação não voltará a se repetir. Agora se ele é o líder, pode até baixar as orelhas e esconder a cauda, em uma semana – ou menos – a situação estará se repetindo e o pet achará absolutamente normal.

Afinal, ele é quem manda, então pode fazer o que quiser pela casa!

5 – Ele é quem guia você nos passeios


Quando vocês saem para passear quem leva quem? Você consegue passear calmamente, com o SHIH-TZU andando ao seu lado?

Ou então o SHIH-TZU sai a frente, lhe puxando e querendo determinar para onde vocês estão indo?

Se você é guiado nos passeios e tem dificuldades em convencê-lo a seguir o caminho certo, significa que ele é o líder da casa.

6 – Ele manda em você


Talvez você ainda não tenha notado e acredite estar apenas dando um mimo ao SHIH-TZU, mas a verdade é que ele assimilou que manda em você.

Principalmente se durante as refeições ele pula e late pedindo comida e você lhe oferece pequenos petiscos.

O mesmo é válido se você está fazendo outra coisa e ele pula em você ou late chamando sua atenção e você vai lá e lhe dá carinho ou pega no colo.

Reconheceu essas seis situações? É… Parece que o seu SHIH-TZU assumiu a liderança da casa!

Fonte: Cachorro de 29 anos
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato