Shih Tzu lambendo a pata sem parar? Entenda os motivos e o que fazer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu lambendo a pata sem parar? Entenda os motivos e o que fazer

Além do estresse, outras questões podem levar o pet a se mordiscar ou lamber a pata compulsivamente

Muitos tutores se incomodam com isso e não sabem o que fazer para amenizar situação. Isso porque, assim como sinaliza um problema psicológico ou algum incômodo na pele, um shih tzu lambendo a pata pode resultar em ferimentos graves e complicações físicas.

Por isso, é importante saber quais medidas podem ajudar o pet a parar com esse hábito. O ideal é descobrir e tentar sanar a causa do problema antes de se tornar pior.

O que leva o shih tzu a se lamber, morder ou coçar a pata?



Ansiedade, tédio e estresse
Um dos motivos mais comuns é o estresse ou a ansiedade sentida pelo shih tzu. Assim como muitos humanos tem mania de roer unha, por exemplo, os shih tzu expressam a agonia que sentem por meio de mordidas ou lambidas constantes.

Esse transtorno é chamado de obssessivo compulsivo e o tratamento é fácil e tranquilo, só demanda dedicação do tutor.

Geralmente o veterinário indica mais passeios, brincadeiras e exercícios para o cão , de forma ficar mais feliz e saudável. Afinal o shih tzu precisa de atividade física, independente da raça ou do perfil dele.

Se ele passa muitas horas sozinho é possível ter desenvolvido a ansiedade de separação e sofrer bastante - em especial se a personalidade dele envolve carência e dependência afetiva da família.

Ao deixá-lo sem companhia, o ideal é manter brinquedos e distratores sempre por perto, para brincar e divertir-se um pouco enquanto o dono não volta.

Outra opção pode ser uma creche ou canil, onde possa interagir com outros cães e receber estímulos diferentes. Dá até para fazer brinquedos em casa , reciclando objetos simples e sem gastar muito!

Problemas hormonais
Pouca gente sabe, mas desequilíbrios dos hormônios, especialmente da tireoide podem acarretar infecções de pele.

O hipotireoidismo, por exemplo, e até o excesso de cortisol são ainda possíveis causas da irritação na pata do shih tzu. E nesse caso é claro que a reação dele será lamber ou coçá-la sem parar.

A boa notícia é que problemas na tireoide têm tratamento e pode ser rapidamente, o que reduz o incômodo do shih tzu e cura as feridas causadas por ele.

Problemas de pele
É comum o shih tzu desenvolver certas alergias, seja a alimentos ou a produtos químicos, por exemplo. Quando isso acontece, o corpo se manifesta formando manchas vermelhas e feridas graves.

É preciso investigar o causador da reação alérgica e tratá-lo assim que possível. Dependendo do tipo da alergia, o veterinário pode pedir uma restrição alimentar e exames de sangue e de urina para saber se o motivo é outro.

Nesse meio tempo tente distrair o animal, para não lamber e piorar a situação, podendo evoluir para doenças de pele sérias.

A alimentação tem um papel fundamental também no aumento de ácidos graxos e para se obter uma pelagem melhor e mais bonita.

O veterinário pode indicar os melhores alimentos para isso, bem como avaliar a principal causa da pele ressecada.

Deixar sempre água fresca para o shih tzu é outra questão importante - a hidratação dele vai depender muito do consumo diário, que varia de acordo com o tamanho do cão.

Parasitas
Ao em contato com certos parasitas, como pulgas e carrapatos, é normal o shih tzu começar a se coçar constantemente.

Esse caso já é mais grave e se não for tratado com urgência pode levar a quadros piores, como o desenvolvimento de determinadas enfermidades.

É sempre bom ter em mente que a saliva do animal é repleta de bactérias e corpos estranhos, uma vez que ele tem contato com diversos objetos e ambientes ao longo do dia.

Por isso, ao colocar a língua sobre a superfície já ferida, aumentam as chances de passar infecções ou doenças parasitárias para dentro do corpo.

O ideal nesse caso é tentar cobrir a parte machucada para evitar o contato com o ambiente externo.

Dor
Ao sentir dor muitos pets reagem coçando ou mordiscando a pata ou a perna. Identificar o motivo do incômodo pode ser mais difícil, então o melhor é levá-lo ao veterinário para ser examinado.

Mas, em resumo, o shih tzu lambendo a pata de fato precisa de mais atenção, em vários sentidos. Quanto mais cedo o tutor perceber esse hábito, mais eficaz e rápido o problema será resolvido.

Canal do Pet
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato