Simples remela pode ser uma infecção grave, secreção ocular dos shih tzu merece atenção - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Simples remela pode ser uma infecção grave, secreção ocular dos shih tzu merece atenção

Após uma boa noite de sono, é comum que os shih tzu acordem com os cantinhos dos olhos cheios de uma sujeirinha bem conhecida: a remela.

Porém, muitas vezes um vazamento bastante semelhante a ela mas com complicações à saúde do bichinho pode passar despercebido pelos donos.
Existem casos em que as secreções não são sinal de uma bela noite de sono, mas sim de que há algo mais a ser investigado: podem ser indícios de uma infecção, alergia ou inflamação nos olhos.

Especializado em oftalmologia canina, o médico veterinário João Alfredo Kleiner explica que é preciso acionar o botão de alerta ao menor sinal de sujeira nos olhos do pet. Nem sempre as remelas são de pouca importância.

— (A sujeira) deve ser avaliada o quanto antes. Aparece nos quadros de uveítes (inflamações nos olhos), glaucomas (doença grave causada pelo aumento da pressão intraocular) e traumas, por exemplo — explica Kleiner.

E os problemas não se resumem a esses. Existem diversos outros fatores que causam secreções, desde o atrito da pelagem com o olho do animal à própria conjuntivite. Não existe exceção à regra: qualquer raça está sujeita.

Porém, os problemas costumam ocorrer mais frequentemente em poodles, lhasas, cocker spaniels, shih tzus, cane corsos, beagles, rottweilers, pugs, pequineses e sharpeis. Para algumas dessas raças, pode haver ainda um desdobramento.

No casos de pets de pelagem clara - sobretudo das raças poodle, maltês, lhasa apso e bichon frisê -, quando essas se­­cre­ções acontecem há um extravasamento no canto do olho que gruda nos pelos e na pele, o que pode causar mancha no animal.

Tanto as secreções quanto as manchas de lágrima são mais comuns em dias quentes.




— Esse é o período em que os problemas oculares mais atingem os cães. O ar seco é ambiente propício para reações alérgicas e inflamatórias. Deve-se redobrar a atenção em semanas com temperaturas acima de 25°C — acrescenta o veterinário também especialista em oftalmologia canina Augusto Campos.

Doença ou sujeira?

Nem sempre olhos sujos são sinal de problemas. Muitas vezes, indicam apenas a necessidade de limpeza da região. Para diferenciar, o médico veterinário Augusto Campos dá dicas:


  • Geralmente, as secreções mais sérias têm aspecto mais denso, viscoso e cheiro mais forte. Já as remelas "normais" são parecidas com as dos humanos e aparecem em menor quantidade.


Quando se trata de remela simples, a limpeza ajuda a evitar infecções.



  • O dono pode limpar os olhos do cão com um algodão molhado em soro fisiológico ou água, pela manhã. Uma limpeza semanal basta — diz.


Visita ao médico

Para resolver o problema, o ideal é levar o shih tzu ao veterinário.


  • Como há várias razões para esses vazamentos, é preciso saber a causa exata para fazer um diagnóstico adequado — afirma Campos.


Ao dono, cabe estar sempre bem atento aos sinais.



  • A melhor dica é: quando perceber qualquer sinal de irritação ocular (vermelhidão), secreção em excesso, dor nos olhos (o cão não consegue abri-los com facilidade) ou perda de visão, deve-se imediatamente procurar ajuda — orienta Kleiner. — O tratamento rápido e eficaz nas doenças oculares é essencial no sucesso terapêutico e na preservação da visão do pet.


Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com

Via: gauchazh.clicrbs
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato