O QUE FAZER PARA MEU SHIH TZU PARAR DE ROER - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZER PARA MEU SHIH TZU PARAR DE ROER

Ter um pet é possuir um melhor amigo para todas as horas. Porém, um dos maiores problemas que os donos de shih tzu costumam enfrentar é fazer com que o cão pare de comer os móveis de casa.

Os filhotes costumam ter coceiras nos dentes, o que faz com que morder objetos seja uma forma fácil encontrada para resolver este incômodo.

Outros fatores podem fazer com que os shih tzu adultos busquem roer, como incômodos psicológicos e até tédio.

Entendendo os Motivos


Existem motivos que levam o shih tzu a ter esse tipo de atitude. A fase oral do animal, quando ele é filhote, e a fase de trocas de dentes são alguns deles.

Nessa fase, o cão tenta morder os móveis para se aliviar das coceiras e da dor do dente. Mas, com o passar do tempo, isso pode virar um vício.

Caso isso ocorra, pode se tornar um hábito e durar muito, dificultando a forma de educar seu cachorro no futuro.

Outro motivo para que o cachorro roa objetos é a síndrome de ansiedade de separação. Esse quadro ocorre quando na presença do dono o cão é tranquilo, mas quando os donos saem e o shih tzu se dá conta que está sozinho, ele começa a destruir os móveis e os objetivos, buscando alívio.

Existe também a possibilidade de que a ação aconteça caso o cachorro não tenha nenhuma atividade física e mental diariamente.

Então, ele começa a procurar coisas na casa para fazer, com a intenção de se livrar da energia acumulada.

Há casos em que o shih tzu entende que quando ele morde um móvel, ele chama a atenção dos donos. E mesmo que seja uma atenção em tom de bronca, ele começa a fazer coisas erradas para, mesmo assim, obter a atenção da família.

Como Educar seu shih tzu?

Para prevenir esse problema desde o começo, é importante apresentar ao cão brinquedos que ele possa morder.

Quando ele rói objetos que são permitidos, é indicado elogiar o animal com carinho ou um petisco. Assim ele entende que quando ele faz a ação apropriada, recebe uma recompensa.

Quando morde as coisas erradas, é recomendado que o shih tzu ganhe uma bronca do dono. Ela deve ser enérgica e nunca física.

Por exemplo, falar uma palavra de negação que a família cria e olhar firme para o shih tzu já é suficiente.

Quando o cachorro já é adulto e destrói os móveis é preciso saber qual a causa e tentar corrigir. É indicado fazer uma avaliação com um profissional para se ter um diagnóstico mais detalhado.

Como educar seu shih tzu

Se o shih tzu faz isso apenas para chamar atenção, Campelo indica dar atenção a ele em outros momentos e, quando ele morder o móvel, sair do ambiente e ir para outro cômodo. Na maioria das vezes, o pet para de morder por não obter a atenção que deseja.

Para não aumentar o comportamento negativo do cão, a família precisa entender que uma vez que traz o cachorro para casa, ela tem algumas obrigações com o cão.

Sair para passear todos os dias, gastar energia mental e educar seu cachorro são responsabilidades da família. Ela pode contar ou não com o auxilio de um profissional nesse processo.

Se os donos estão com um filhote em casa, ele precisa entender o que é permitido e o que não é. O foco tem que ser na educação.

Prevenir problemas é bem mais fácil do que corrigir. Se o cachorro começa a mostrar o hábito de morder móveis, é essencial educar seu shih tzude imediato.

“Os fatores que podem desencadear esse problema podem ser inúmeros. A prevenção ainda é a melhor alternativa.”

Via: westwing
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato