14 Frutas que o Seu Shih Tzu gosta e Pode Comer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

14 Frutas que o Seu Shih Tzu gosta e Pode Comer

 Embora muitas comidas sejam seguras para os shih tzu, algumas são prejudiciais. Por isso, é comum que tutores tenham dúvidas sobre quais as frutas que o shih tzu pode comer ou não. Para solucionar essas questões, confira o guia que preparamos sobre esses alimentos!

Frutas que o shih tzu pode comer tranquilamente

Abacaxi

Sim, o seu shih tzu pode comer abacaxi, mas sem casca nem coroa, claro. A fruta contém bromelina, uma enzima que facilita a absorção das proteínas da dieta do animal. De todo modo, lembre-se de que a acidez pode piorar quadros de gastrite.

Amora

A exemplo do que são para nós, as amoras são excelentes antioxidantes para os shih tzu. A iguaria aparece não só como uma das frutas para shih tzu mas também como petisco de adestramento. 

Contudo, nem todos os shih tzu gostam do azedinho da fruta. Experimente.

Banana

Muita gente fica em dúvida se o shih tzu pode comer banana, e a verdade é que a fruta é apropriada para o shih tzu. 

As bananas são excelentes fontes de potássio, vitaminas, biotina, fibras e cobre, com baixos níveis de colesterol e sódio. Porém, devem ser consumidas com moderação, já que elas são ricas em açúcar.

Framboesa

Pode ser oferecida, mas com moderação. Isso porque contém xilitol, que pode causar hipoglicemia e insuficiência hepática nos shih tzu. 

Portanto, nunca deixe o animal comer mais do que uma xícara por dia. O lado bom é que as framboesas contêm antioxidantes — bom para peludos idosos —, pouco açúcar, além de bastante fibras, manganês e vitamina C.

Goiaba

Seu querido shih tzu pode comer goiaba, e esta é uma das poucas frutas que podem ser oferecidas com casca. 

A goiaba ajuda no funcionamento intestinal e colabora no controle da diarreia. Ademais, apresenta vitaminas A, B e C, ferro e fósforo.

Laranja

Até que o shih tzu pode comer laranja, mas essa não é uma das frutas favoritas dos cães. Afinal de contas, eles não gostam dos cítricos com cheiro forte.

As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras. Se for tentar, ofereça apenas a “carne” da laranja ao cão — sem casca nem sementes. No entanto, para animais que têm gastrite, elas não são aconselhadas, exatamente por causa de sua acidez.

Maçã

Seu shih tzu pode comer maçã, pois esta é uma excelente fonte de vitaminas A e C, além de fibras. A fruta tem baixos teores de proteínas e gorduras, o que a torna um lanche adequado para cães idosos.

Fora que no verão, o ingrediente congelado agrada o paladar dos peludos. Entretanto, lembre-se de que o miolo e as sementes devem ser removidos.

Melão

Se você estava em dúvida se o shih tzu pode comer melão, chegou a hora de se livrar dessa preocupação. 

Entretanto, como no caso da banana, essa fruta deve ser oferecida com moderação, sobretudo aos pets com sobrepeso e diabéticos. Ademais, é rica em água e fibras!

Mamão

Olha que boa notícia: seu querido shih tzu pode comer mamão! O mais legal é que a fruta possui vitaminas A e C, fibras, potássio e cálcio. 

Porém, muita atenção com a papaína, uma enzima que facilita a digestão, mas que é famosa por soltar o intestino.

Manga

As mangas são frutas que o shih tzu podem comer sem preocupar os tutores. Até porque são ricas em quatro vitaminas: A, B6, C e E, além de potássio e betacaroteno.

Devem ser dadas com moderação, já que têm muito açúcar. Como com a maioria das frutas, antes de oferecer a manga ao shih tzu, remova a casca, o caroço e aquela parte mais dura que envolve o caroço. Isso porque ali há um pouco de cianeto, que pode causar alteração respiratória.

Melancia

Uma boa dica é que o shih tzu pode comer melancia nos dias quentes de verão. Afinal de contas, oferecer essa fruta é como dar água ao cão. 

De toda forma, lembre-se de tirar a casca e a sementes, a fim de que elas não resultem em obstruções intestinais.

Morango

Além de ser cheio de fibras e vitamina C, o morango tem uma enzima que pode até ajudar a dar uma clareada nos dentes do cão. Mas, por conta do açúcar, o cachorro pode comer morango com moderação!

Pera

Outro item liberado na lista de frutas que o shih tzu pode comer, a pera é rica em vitaminas do complexo B, além de A e C.

Contudo, mesmo sabendo que o shih tzu pode comer pera, tire o talo, as sementes e a parte dura do fruto.

Pêssego

Frescos ou congelados, em pedacinhos, os pêssegos são uma grande fonte de fibras e vitamina A, podendo até ajudar a combater infecções.

O caroço, porém, contém cianeto. Então, ofereça ao cão apenas a parte macia. Além disso, evite os pêssegos enlatados, que ficam mergulhados em xaropes açucarados.

Agora, você já sabe quais frutas que o shih tzu pode comer para uma dieta saudável e ainda mais saborosa. 

Por falar em dieta, não se esqueça de consultar um especialista sobre os hábitos alimentares adequados para seu pet. 

Não deixe de levá-lo para uma consulta no Centro Veterinário Seres mais próximo de vocês!

Via: seres.vet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato