6 COISAS QUE TODA MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM DEVEM SABER - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 COISAS QUE TODA MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM DEVEM SABER

Cuidar de um shih tzu de estimação dá trabalho. Os shih tzu são como os seres humanos – merecem toda uma dedicação, cuidados, proteção, carinho e atenção. 

Não é uma tarefa fácil, principalmente para quem nunca teve um animal de estimação. Uma vez que se decide trazer o animal para dentro de casa, é para sempre.

É muito comum “donos de primeira viagem” ter muitas dúvidas quando adquirem o primeiro cachorro, seja ele comprado ou adotado. Por esta razão listamos alguns tópicos e dicas muito úteis para facilitar ainda mais esta tarefa.

Prepare a casa para recebê-lo

Como quando se arruma a casa para receber o bebê recém-nascido, é muito importante deixar a casa pronta para receber o filhote. 

O espaço deve ser adequado e seguro para que ele se sinta tranquilo e que não possa se ferir. É bom tirar objetos de seu alcance como vasos de plantas do chão, peças valiosas do mobiliário, tapetes, enfeites em estantes baixas com objetos à vista, sapateiras abertas. 

Tudo que for proibido ou não possa ser danificado deve ser retirado ou isolado, para que não ocorram acidentes. É bom também no início limitar a sua área e definir logo de cara onde é ou não permitido ficar.

Cuidados com a alimentação

As rações caninas são a forma mais comum para uma alimentação balanceada. Basicamente a variação de qualidade e marcas tem relação com o teor de proteína e tipo da matéria prima.

 A faixa etária deve ser respeitada e a dieta deve ser apropriada para a idade.

Filhotes possuem necessidades de energia e vitaminas mais elevadas durante o seu crescimento, por isso precisam de proteínas e calorias extras encontradas em fórmulas de crescimento – opte sempre pela ração específica para filhotes. 

Os shih tzu mais velhos precisam de menos, a fim de manter a aparência jovem. Existem diversos tipos e marcas no mercado, e a melhor opção deverá ser indicada pelo veterinário, na primeira consulta ao animal.

Banhos e outros cuidados

Recomendam-se os banhos para acima de 45 dias de idade, e deve ser com água morna, sempre protegendo os ouvidos com algodão, para evitar a entrada de água. 

Pode usar sabão de coco ou shampoo neutro, de preferência próprio para cães. Pode-se usar, ainda, shampoos anti-pulgas e específicos para cada tipo de pelagem. 

OS SHIH TZU de pelagem longa podem usar um condicionador específico para ajudar a desembaraçar, assim como devem receber a primeira tosa higiênica aos 3 ou 4 meses, e, após isso, tosas periódicas a cada 2 meses. 

Além disso, é importante escovar seus pêlos diariamente para que eles não embaracem, para retirar pêlos soltos e evitar outros problemas de pele.

Domesticação e treinamento

A domesticação é conseguida empregando uma regrinha básica conhecida por três Cs:

consistência nos horários de alimentação e passeios;

confinamento, às vezes, em área isolada para conseguir controle da bexiga e intestino;

cuidados com higiene, com um neutralizador de odores quando acidentes acontecem.

A maioria das ações que os donos definem como mau comportamento são, na verdade, comportamentos normais feitos na hora errada e no lugar errado. Procure entender sobre a psicologia canina, se informe e tenha paciência.

Muitos donos optam por inscrever seus filhotes entre 11-19 semanas de idade, em programas de treinamento – nesta idade já são perfeitamente capazes de absorver tudo o que você puder ensinar e ainda darão um salto em socialização e comportamento apropriados.

Estímulos e exercícios

Os filhotes podem ser bastante ativos, mas os cães adolescentes testam limites e parecem possuir energia ilimitada. Exercícios aeróbicos, brincadeiras com desafios mentais e um manejamento cuidadoso ajudam a atravessar esse estágio difícil do desenvolvimento.

Cada raça precisa de estímulos e quantidades de exercícios diferentes, mas todas elas precisam se exercitar par asuprir o mínimo de seus instintos caninos e evitar o desenvolvimento de maus comportamentos além de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Roupinhas e outros mimos

Se você gosta de vestir seu shih tzu (e se ele também gosta) certifique-se de que as roupas não atrapalhem sua visão ou movimento. 

Os shih tzu de pelagem curta dependendo de onde vivem podem sentri frio ou calor demais em certas estações, por isso em caso de climas de temperauras extremas as vezes a roupa é necessária. 

Dê alguns dias para que ele possa se acostumar com as roupas antes de sair mostrando para amigos e parentes.

Os sapatinho para andar na rua e evitar a sujeira funcionam, mas o cão necessita gastar suas unhas naturalmente se as mesmas não forem cortadas. 

Tingir os pêlos, tosas malucas, pendurar coisas em seu pescoço que possam machucá-los, tudo isso deve ser feito de maneira responsável, respeitando a saúde e o bem-estar do seu cãozinho, mas que a aparência. 

Seja razoável com os acessórios, eles podem ficar muito engraçadinhos mas não são bonecos. Eles também sentem calor, frio, desenvolvem alergias e sentem desconforto. Procure não se exceder neste caso.

Via: vidanimal

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato