Sua Shih Tzu entrou no cio? Saiba quais cuidados tomar neste período - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Sua Shih Tzu entrou no cio? Saiba quais cuidados tomar neste período

Logo após o shih tzu atingir a maturidade sexual, a cadela no cio costuma ser incômoda para os tutores. Mas, acredite, ela pode ser ainda mais desagradável para sua filha de quatro patas! 

Isso porque, durante o cio da cadela, ela passa por uma verdadeira montanha-russa hormonal, que tem impacto na saúde e no comportamento dela. 

Por esse motivo, é importante saber o que fazer para melhorar o bem-estar do shih tzu quando está no cio. Vamos saber mais sobre como cuidar e garantir o bem-estar do shih tzu?

Com quantos anos a cadela entra no cio?

Sabe-se que o primeiro cio ocorre a partir da maturidade sexual da cadela. Porém, não existe uma idade certa para isso acontecer, variando de shih tzu para shih tzu. “Em média, o primeiro cio ocorre entre seis e doze meses de idade”.

Como saber se a cadela está no cio: fases do ciclo reprodutivo

Apesar de não ter data certa para acontecer, para saber quanto tempo dura um cio de uma cadela, é importante entender que a duração depende da frequência do ciclo, já que é diferente para cada shih tzu. Normalmente, o cio se repete a cada seis a doze meses”. 

É interessante destacar que o cio não é um evento isolado. Na verdade, ele é apenas uma das etapas do chamado ciclo estral. A seguir, saiba mais sobre cada uma das fases e quanto tempo dura o cio de acordo com cada etapa.

Proestro 

É a fase inicial da estimulação hormonal do ciclo estral. Nela, a cadela já começa a liberar feromônios capazes de atrair cães machos, mas ainda não está apta para cruzar. 

Durante o período, é possível identificar algumas alterações físicas, como edema/aumento da vulva. Além disso, há a presença de secreção levemente avermelhada. A duração média dessa fase é de 5 a 15 dias;

Estro

É nesta fase que a cadela está no período fértil. A fêmea pode deixar de apresentar secreção e o inchaço vulvar fica estável. Além disso, ela se torna receptiva ao macho. O estro tem duração média de entre 3 a 10 dias;

Diestro

Durante esta fase ocorrem as estimulações hormonais que permitem a manutenção da gestação (em caso de fecundação/fertilização). Ela acontece mesmo nas cadelas que não cruzaram ou nas quais não houve fecundação. 

Tanto é que é nessa fase que muitas cadelas sofrem com a chamada gravidez psicológica. A fase dura, em média, entre 56 e 90 dias.

Anestro

É o intervalo entre as fases principais do ciclo estral. Nela, a atividade hormonal dos ovários é bem menor. 

Sendo assim, é um período de recuperação pós-gestação ou pós-diestro em cadelas não prenhes. A duração média dessa fase costuma ser de 3 a 10 meses.

Como reconhecer os sintomas de cadela no cio pelo comportamento

De acordo com o que citamos acima, o proestro é a fase do ciclo que apresenta as alterações físicas mais evidentes para entender cadela no cio, principalmente na região da vulva. Entre elas, destacam-se:

  • Aumento de volume da vulva;
  • Vermelhidão discreta ou escurecimento,
  • Liberação de secreção levemente sanguinolenta.

Já o período do cio propriamente dito é marcado pela estabilização desses sinais, sendo mais comum reconhecer o estro a partir de mudanças comportamentais, como:

  • Carência ou maior necessidade de atenção;
  • Agitação ou inquietação;
  • Atração dos machos;
  • Lambedura genital,
  • Agressividade.

Saber reconhecer cio de cadela é importante não só para garantir cuidados adequados, mas também para manter machos não castrados afastados. 

Lembre-se de que, além do risco de uma gravidez indesejada, o contato com cachorros de rua pode expor sua amiga a diversas doenças.

Cuidados com a cadela durante o cio

“Durante o cio de cachorro, as variações hormonais provocam necessidades fisiológicas e comportamentais que geram estresse às cadelas”. Nessa fase,  é preciso ter alguns cuidados adicionais. Por exemplo:

Ofereça uma ração de qualidade e fique de olho para ver se o pet está comendo. Durante o cio, é comum cadelas apresentarem falta de apetite ou apetite seletivo;

Por conta do inchaço, a região da vulva fica mais sujeita a sofrer traumas no proestro e no estro. Além disso, lambeduras em excesso também podem causar inflamações na região. Em caso de dúvida, procure um veterinário;

Fraldas caninas atuam como um absorvente para cães e são grandes aliadas durante o cio. No entanto, a cadela no cio não deve ficar com elas o tempo todo. O ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia, lembrando de dar um tempinho para a cadela no cio fazer suas necessidades sem o acessório.

Diferentemente do que muitos pensam, a fralda não impede o cruzamento! Por isso, a única maneira de evitar a prenhez é mantendo os machos não castrados à distância.

Além de seguir essas regras, tenha empatia e dê muito carinho para sua filha de quatro patas, principalmente quando ela estiver mais carente e dengosa. Ah! E não brigue com ela caso ela fique mais arisca e agressiva que o normal.

Em vez disso, procure brincar com a cadela no cio, agradá-la com petiscos, sempre respeitando os limites do pet. Com amor e dedicação, você vai ver como o cio se tornará um período mais tranquilo!

Via: petz 

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato