5 Dicas para Ajudar seu Shih Tzu a ter uma Vida longa e Saudável - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para Ajudar seu Shih Tzu a ter uma Vida longa e Saudável

 Em texto publicado no 'The Conversation', especialista em ciência animal explica que, além da genética, hábitos do seu shih tzu são essenciais para ele envelhecer bem

Como qualquer pessoa que já viveu com um SHIH TZU sabe, muitas vezes parece que não temos tempo suficiente com nossos amigos peludos. 

A maioria dos cães vive apenas cerca de dez a 14 anos em média — embora alguns possam naturalmente viver mais, enquanto outros podem estar predispostos a certas doenças que podem limitar sua expectativa de vida.

Isso significa que muitas das coisas que os humanos podem fazer para serem mais saudáveis e viver mais tempo também podem funcionar para o seu shih tzu.

Aqui estão 5 maneiras de ajudar seu shih tzu a ter uma vida mais longa e saudável.

1. Observe sua cintura

Um fator que está repetidamente relacionado à longevidade em uma variedade de espécies é manter um peso corporal saudável. 

Isso significa garantir que os shih tzu não estejam carregando excesso de peso e administrar a ingestão de calorias com cuidado. 

Um peso corporal magro e saudável não só será melhor para o seu shih tzu a longo prazo, como também pode ajudar a limitar o impacto de certas condições de saúde, como a osteoartrite.

Monitore e gerencie cuidadosamente o peso corporal do seu shih tzu por meio de pesagem regular

2. Muitas caminhadas

O exercício tem muitos benefícios fisiológicos e psicológicos, tanto para nossos cães quanto para nós. A atividade física pode ajudar a controlar o peso corporal do cachorro e também está associada a efeitos antienvelhecimento em outras espécies geneticamente semelhantes.

Embora o exercício por si só não aumente a vida útil do seu shih tzu, pode ajudar a protegê-lo de ter excesso de peso corporal. 

E, de fato, pesquisas sugerem que passeios de cachorros “felizes” levam tanto a cães quanto a pessoas felizes.

3. Ensine-lhes novos truques

O envelhecimento não é apenas físico. Manter a mente do seu shih tzu ativa também é útil. Ao contrário da crença popular, você pode ensinar novos truques a cachorros velhos — e, como resultado, você pode apenas manter seus cérebros e corpos mais jovens.

Outros exercícios, como a hidroterapia, que é um tipo de exercício de natação, podem ser uma boa opção, especialmente para os shih tzu que têm condições que afetam sua capacidade de se exercitar normalmente.

4. Vínculo

Como muitos animais de companhia, os shih tzu desenvolvem um apego claro por seus cuidadores. O vínculo humano-cachorro fornece companheirismo e, muitas vezes, os amantes de cães os descrevem como um membro da família.

Um vínculo estável entre o tutor e o animal pode ajudar a manter uma parceria feliz e mutuamente benéfica entre você e seu shih tzu. 

Também pode ajudá-lo a reconhecer mudanças sutis no comportamento ou movimento de seu shihh tzu que podem sinalizar possíveis preocupações.

5. Não pule as visitas ao veterinário

A medicina veterinária moderna tem visto melhorias substanciais na prevenção e gerenciamento de problemas de saúde dos shih tzu. 

Os programas bem-sucedidos de vacinação e controle de parasitas reduziram efetivamente a incidência de doenças em cães e humanos, incluindo a toxocaríase, que pode ser transmitida de fezes de cachorro para humanos, e a raiva, que pode ser transmitida de cão para cão ou de cão para humano.

Via: Revista Galileu

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato