ASSIM UM SHIH TZU VENCE O ATO DE COMER FEZES - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

ASSIM UM SHIH TZU VENCE O ATO DE COMER FEZES

 A coprofagia, ou escatofagia, como é chamada a ingestão de excrementos de si mesmos e de outros animais, é um dos distúrbios mais repulsivos que geralmente resulta nos donos de um shih tzu.

Mas, além do desagrado desse comportamento, ele pode ter consequências negativas para a saúde do shih tzu. Abaixo, explicaremos quais são os fatores por trás desse comportamento e como podemos resolvê-lo.

O que é coprofagia?

Com o nome de coprofagia, nos referimos ao hábito de ingerir excrementos. É importante notar que isso se torna um hábito, uma vez que o cão começa a comer fezes, é difícil erradicar esse comportamento. Além disso, deve-se notar que uma ingestão oportuna não é motivo de preocupação.

Se observarmos que o shih tzu vai comer excrementos, devemos dizer claramente “não” é evitá-lo. Conseguir a atenção dela só é eficaz no momento. 

Depois de um tempo, o animal não relacionou seu comportamento à nossa briga. Essas doses ocasionais são frequentes em shih tzu.

O problema existe quando eles se tornam rotina ou, mais exatamente, necessidade. Os shih tzu podem comer suas próprias fezes ou optar pelas de outros animais. 

Boa parte deles parece mostrar preferência pelas fezes dos gatos e, também, pela chafurdação, pelas do gado, sem esquecer as dos humanos.

Por que a coprofagia ocorre?

A verdade é que, em relação à coprofagia, diferentes teorias foram geradas. Existe uma crença popular de que o shih tzu ingere fezes quando sua nutrição é ruim.

 Mas essa hipótese não se sustenta, já que não é de todo estranho ver cães perfeitamente alimentados recorrer ao consumo de fezes.

Outras teorias, por outro lado, pretendem explicar o fenômeno como uma preferência de gosto. Simplesmente, o cachorro, como filhote, come fezes em qualquer circunstância, gosta e incorpora-o ao seu cardápio. 

Eles também destacam hipóteses como as seguintes, que se concentram em aspectos psicológicos:

  • Tédio 
  • Frustração.

Confinamento, especialmente se ocorrer em salas muito pequenas, como transportadora, gaiola ou casa.

Razões médicas para explicar a coprofagia

Em uma pequena porcentagem de casos, parece possível identificar uma causa médica que possa explicar a coprofagia. 

Por exemplo, cães com síndrome de má absorção desenvolverão um enorme apetite porque não conseguem obter todos os nutrientes de que precisam.

Por isso, eles comem absolutamente tudo o que encontram, incluindo fezes. Shih Tzu diagnosticados com síndrome de Cushing, diabetes, hipertireoidismo ou parasitas intestinais também constituem um grupo de risco quando se trata de coprofagia. Todos eles apresentam alterações no apetite ou problemas nutricionais.

Finalmente, os cães que, devido a diferentes patologias estão sendo tratados com corticosteróides, também estão entre os espécimes com maior probabilidade de ingerir fezes.

Por que a coprofagia é perigosa?

A coprofagia é uma tendência a evitar e não apenas porque é desagradável para nós. A ingestão de movimentos intestinais pode levar o cão a contrair parasitas digestivos. 

Além disso, alguns excrementos, se consumidos em grandes quantidades, são capazes de causar reações adversas como vômitos e diarréia de intensidade considerável.

Como é diagnosticada a origem da coprofagia?

A coprofagia pode envolver fatores físicos, como as doenças que mencionamos, ou psicológicas, basicamente derivadas do estresse. 

Portanto, para eliminar esse comportamento, a primeira e mais importante é identificar a causa que pode estar causando isso. Para isso, devemos ir ao veterinário.

Na clínica, esse profissional nos perguntará sobre as condições de vida do shih tzu para tentar descobrir se há algum problema de manuseio. 

Em adição, nós perguntar sobre outros sintomas que temos notado como aumento do apetite, sede ou micção, diarréia, etc .

Com uma análise e um estudo de fezes, o veterinário pode descartar a presença de patologias, que é a primeira coisa que devemos procurar. 

Se o shih tzu é saudável, a coprofagia só pode ter uma origem psicológica. Esses tipos de casos podem exceder a competência do veterinário, encaminhando-nos para um etólogo ou educador canino.

Tratamento de coprofagia

Se as análises realizadas indicarem que o cão tem uma doença, o veterinário prescreverá os medicamentos e as medidas apropriadas para detê-la. 

O prognóstico dependerá de cada patologia. Embora eles possam comprometer a saúde do cão, lidar com medicamentos geralmente é mais fácil para os proprietários do que reduzir o estresse.

Quando se chega à conclusão de que o problema está em algum fator psicológico, será necessário o envolvimento total dos cuidadores do cão, pois será necessário alterar hábitos e condições de vida, o que nem sempre é fácil. As medidas recomendadas para que a coprofagia remeta são as seguintes:

Se o shih tzu defecar em casa, dentro de casa e nos jardins, é importante eliminar as fezes o mais rápido possível para evitar tentações.

Quando os gatos também vivem em casa, suas caixas de areia devem ser completamente inacessíveis ao shih tzu.

Ofereça um ambiente enriquecido ao cão, ou seja, com estímulos suficientes para combater o tédio e a frustração.

Embora o cão viva em um espaço ao ar livre e possua muitos metros, é necessário dar um passeio, pelo menos duas vezes, sendo mais aconselhável uma média de três passeios por dia.

Além disso, se o cão passar um tempo considerável sozinho, devemos incentivar encontros com outros seres humanos. Ele precisa de nós para compartilhar horas de jogos, atenção e até descansar com ele.

Existem aditivos que impedem a coprofagia?

Há uma crença de que é possível impedir o cão de ingerir suas próprias fezes, pois é nisso que podemos agir, se adicionarmos alguns produtos à comida como aditivos que fazem com que as fezes adquiram mau gosto e odor.

A verdade é que a ciência não provou sua eficácia, o que não significa que ela não funcione em alguns cães, talvez devido ao efeito placebo. 

Prestar atenção a ele na hora das refeições, apenas para adicionar o aditivo, pode fazer com que o cão se sinta confortável, melhorando o problema. Alguns dos produtos utilizados são:

  • Amaciantes de carne.
  • Abacaxi tropical.
  • Algumas enzimas.
  • Vitaminas do complexo B.
  • Glutamato.
  • Chucrute.
  • Abóbora em conserva.

Via: meu pulguento

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato