3 mitos na alimentação dos shih tzu, você comete algum deles? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 mitos na alimentação dos shih tzu, você comete algum deles?

O primeiro deles é: não controlar a quantidade de ração que seu shih tzu come. Já ouvi dizerem que dão ração á vontade pra que o shih tzu não passe vontade, muita gente não gosta de regular a ração, isso acontece pois não sabem os malefícios que dar ração descontroladamente pode causar. 


Enfim, o que tenho a dizer é que assim como uma criança não tem noção do que é bom pra sua alimentação, os shih tzu também não possuem essa noção. Quem vai determinar o que deve ou não comer e a quantidade é você juntamente com orientação veterinária. 


Se você dar ração de menos, seu shih tzu vai ficar com imunidade baixa, fraco, afinal a imunidade vem através da alimentação. E se você dar ração a mais, seu shih tzu pode ficar obeso, ter problemas articulares, pressão alta, colesterol alto e em alguns casos predispostos até diabetes. Essa responsabilidade está em suas mãos.


O segundo mito muito comum é: não se importar com a quantidade de refeições


Algumas pessoas dão apenas 1 vez ao dia, outras dão 2x vez, outras dão 3 x. Mas afinal qual é o certo?

O certo é 3x ao dia, vou te dizer o porquê:


Se o seu shih tzu come apenas 1 ou 2 x ao dia posso te garantir que ele está passando fome. Não estou dizendo pra aumentar a quantidade de ração, e sim a quantidade de refeições. 

Por exemplo: se ele come 100 gramas por dia, então divida em 3 refeições de 33 gramas. Imagine que você pudesse ter apenas 1 ou 2 refeições ao dia, com certeza passaria fome entre as refeições, e por isso o ideal é que dê 3x.


Quando o shih tzu come 1 ou 2 x ao dia ele não tem energia para o dia todo, e pode ficar com hipoglicemia, e se for um filhotinho ou um shih tzu muito pequeno, ele pode até não resistir.


Quando seu shih tzu come apenas 1 ou 2 x ao dia vai irritando o estômago e causando gastrite por ficar muito tempo sem se alimentar. 


Você já ficou o dia inteiro corrido sem almoçar e quando chegou a noite achou que ia comer um monte mas acabou comendo só um pouquinho mesmo tendo passado o dia inteiro sem se alimentar? Pois é, isso acontece pois seu estômago ficou irritado. 


E com o tempo isso pode levar á gastrite crônica, o animalzinho fica enjoado pra comer, acontece episódios de vômito.


Outro motivo muito importante pra que seu shih tzu coma 3 x ao dia é pra evitar torção gástrica, isto é quando o estômago torce por estar inflado. Quando um shih tzu ou até mesmo nós comemos uma refeição muito grande ficamos com estômago muito cheio, a diferença é que nós descansamos após a refeição, já os shih tzu acabam de comer e vão correr, pular e brincar, mesmo estando com a barriga cheia, e é nesses momentos que o estômago pode torcer e isso acaba virando uma emergência veterinária. Você já assistiu aquele filme Marley e eu? O labrador do filme não resistiu devido á torção gástrica.


Então se você fica o dia inteiro fora e não tem como dar o almoço do seu shih tzu, não tem problema, você pode dar: de manhã, quando chega do trabalho e antes de dormir.


O terceiro mito comum na maioria das casas é deixar a ração á vontade.


Muita gente faz mas não sabe como isso pode ser ruim. Veja o que acontece quando você deixa a ração á vontade:


  1. Atrai ratos (eles sentem o cheiro da ração á quilômetros de distância), formigas e outros insetos que podem causar doenças ao seu pet;
  2. Pega umidade do ar;
  3. Perde o sabor e fica ruim;
  4. Perde a qualidade;
  5. Perde os nutrientes  por causa da luz natural e da luz artificial;


Então o que fazer:


Coloque a ração, se em 30 minutos ou 1 hora seu shih tzu não comer, então tire a ração, ele vai passar fome 1x só pois vai entender que precisa comer na hora que você coloca.


Isso evita muitos problemas de comportamento, para o shih tzu quem está com alimento dele é superior, então quando ele obedece e come na hora que você quer, evita problemas de desobediência.


Ah, mas meu shih tzu acostumou comer apenas 1x ao dia, pode ser então que ele já tenha desenvolvido gastrite, por isso nos primeiros dias talvez vai ser necessário tornar a ração mais atrativa adicionando molho de carne para animais, sachê ou patê, pra que estimule ele á comer, mas isso somente nos primeiros dias senão ele vai viciar.


Redação CAMPO GRANDE NEWS

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato