Este é o peso Ideal de um Shih Tzu Adulto e Filhote - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Este é o peso Ideal de um Shih Tzu Adulto e Filhote

O shih-tzu é conhecido por ser um dos mais conhecidos cães de companhia do planeta terra. Sua cabeça tem um formato visual diferenciado: em forma de crisântemo, o motivo disso, é o fato da sua pelagem na parte do nariz, ter os pelos curiosamente crescidos para cima. Mais não é sobre a caracterisca do shih-tzu que vamos no aprofundar hoje. Shih Tzu Adulto e Filhote: Qual o Peso Ideal?

  1. O peso ideal de um filhote de shih-tzu seria de 500 gramas a 8 quilos.
  2. Enquanto que o peso dos adultos é de 4,5 a 8 quilos.


Problemas de Peso no Shih-Tzu

Infelizmente, a raça Shih-Tzu tem em sua genética, o problema de tornarem-se obesos se sua alimentação não for equilibrada. Isso quer dizer que este cão precisa, obrigatoriamente, de rações com ingredientes propensos a nutrir o animal que o ajudem a perder peso e não ao contrário.

Cães nessas condições, de obesidade, precisam ser acompanhados de perto por um veterinário, pois além do sedentarismo causado pelo sobrepeso, esse problema causa diversos problemas de saúde como, por exemplo:


A vida do shih-tzu“perde a graça”, pois pela dificuldade de se movimentar, torna o shih-tzu preguiçoso sem vontade de andar, brincar, estar interagindo com os humanos e outros animais. E, além disso, as habilidades de aprendizagem, cognitiva, emocionais como de atenção ficam mais lentas e, consequentemente, prejudicadas.


O aumento de gordura no organismo do Shih-Tzu traz doenças no coração como aumento na taxa de colesterol, AVC, que seria o acidente vascular cerebral, demência, problemas no sistema respiratório, dentre outras doenças.


O sobrepeso aumenta a pressão nos ossos bem como nas articulações causando, posteriormente, um desgaste constante que vai gerar problemas no futuro como por exemplo displasia no quadril e artrite, doenças essas degenerativas.


A obesidade canina desequilibra os níveis de açúcar no sangue do animal tornando o seu organismo resistente a insulina. Isso porque o corpo não consegue sintetizar a quantidade necessária do hormônio que regula essa taxa o que com toda certeza, aumenta o risco do Shih-Tzu ter diabetes Com isso, sua mobilidade motora, sistema cardíaco, pulmonar e sua saúde mental ficam prejudicados e, progressivamente, ficam debilitados.

Pesquisas científicas já revelaram que o shih-tzu obeso tem 2 anos de vida a menos que um cão saudável.

Então por isso fique de olho na alimentação que você está oferecendo para o seu shih-tzu.


Redação mundo ecologia

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato