Quais doenças um Shih Tzu pode ter? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quais doenças um Shih Tzu pode ter?

Problemas de saúde do shih tzu - Os proprietários de Shih Tzu precisam estar cientes de que a raça é sensível  e tende a desenvolver alergias que apresentam coceira, irritações na pele e dermatites. É recomendável estar sempre atento à saúde da pele do seu cão shih tzu.


Algumas alergias podem ser bem controladas com preventivos regulares, uma dieta específica e/ou xampus ou espumas medicamentosas. 


Como há uma variedade de coisas que podem causar problemas de pele em um cachorro shih tzu, é preciso evitá-los antes que ocorram, pois cada shih-tzu reage de maneira diferente a tudo em seu ambiente. Quais doenças um Shih Tzu pode ter?


Problemas de ouvido doença um Shih Tzu pode ter


Como muitos cães com orelhas caídas, o cães shih tzu é muito suscetível a infecções de ouvido. Estes podem ser desencadeados por alergias, doenças subjacentes ou simplesmente por muita umidade no canal auditivo, de modo que algumas infecções de ouvido são evitáveis, enquanto outras uma causa subjacente pode não ser facilmente identificada.

Limpar as orelhas do seu shihtzu regularmente pode ajudar a prevenir algumas das coisas que levariam a uma infecção, mas também permite que você verifique o interior da orelha do shih tzu em busca de sinais de um problema.


Problemas respiratórios doença que um Shih Tzu pode ter

Como outras raças de cabeça curta (braquicefálica), os shih tzu costumam ter problemas respiratórios devido ao formato da cabeça, rosto e vias aéreas. Suas vias aéreas superiores são muito estreitas, o que dificulta a respiração.


Colapso da traqueia doença que um Shih Tzu pode ter

Outro problema das vias aéreas que pode ocorrer no Shih Tzu é o colapso da traqueia (traqueia). A cartilagem que dá forma à traqueia pode enfraquecer e tornar a estrutura achatada. 


A respiração do shihtzu ficará difícil e pode se tornar um risco relevante para a saúde. Para casos graves, existe uma cirurgia corretiva disponível.


Problemas oculares doença que um Shih Tzu pode ter

Catarata- Os olhos grandes e sensíveis de um Shih Tzu podem fazer com que a raça tenha problemas com a visão e sua genética também pode tornar essas condições mais comuns do que em outras raças. 


Uma condição vista com mais frequência em Shih Tzus é a catarata, um distúrbio hereditário que faz com que o olho fique nublado, o que pode afetar significativamente a visão do seu cão.


  1. Opacidade do(s) olho(s)
  2. Descarga excessiva do olho
  3. Sensibilidade a luzes brilhantes
  4. Dor causada pela causa subjacente
  5. Perda de visão


Deve sempre contactar o seu veterinário se o seu shih tzu apresentar algum destes sintomas para que possa receber o tratamento adequado.


Atrofia progressiva da retina doença que um Shih Tzu pode ter

A atrofia progressiva da retina é uma doença degenerativa que afeta as células da retina, o que eventualmente leva à cegueira. 


É uma condição genética que não tem gatilhos externos, medidas preventivas eficazes ou tratamento, portanto, ajudar seu cão a se adaptar a uma vida sem visão é a melhor coisa a fazer uma vez diagnosticado.


Olho Seco doença que um Shih Tzu pode ter

Outros distúrbios oculares a serem observados em um Shih Tzu são “olho seco” (ceratoconjuntivite seca, KCS) e entrópio, que é quando as pálpebras se voltam para o olho. Ambas as condições trazem danos à córnea e podem levar a ulcerações no olho.


Lesões oculares doença um Shih Tzu pode ter

Outra coisa a respeitar é a posição e o tamanho dos olhos do Shih Tzu e como eles ficam nas órbitas oculares. Por um lado, seus olhos esbugalhados são mais propensos a lesões e, às vezes, o fechamento adequado das pálpebras não é possível devido à anatomia dos olhos dos Shi Tzus.


Isso novamente deixa seus olhos mais vulneráveis, então tenha isso em mente durante as caminhadas, pois você poderá ajudar a evitar alguns ferimentos nos olhos, certificando-se de que eles permaneçam no caminho.


Proptose doença que um Shih Tzu pode ter

Outra condição infelizmente comum no Shih Tzu é algo chamado proptose. Este é o deslocamento do globo ocular para fora de sua órbita e as pálpebras fechando atrás dele. Quando isso acontece, é uma emergência absoluta e precisa ser visto por um veterinário imediatamente.


Problemas nas articulações doença que um Shih Tzu pode ter

A displasia da anca é um problema de saúde genético comum e doloroso visto em Shih Tzus. Esta condição ocorre quando as articulações do quadril de um shih tzu se desenvolvem de forma anormal, o que pode ter diferentes indicações, dependendo da gravidade.


A única maneira de prevenir esta condição é garantir que um shih tzu com displasia da anca não seja criado, com vários testes capazes de determinar a saúde da anca de um cão antes que o dono tome a decisão de cruzar.


Luxação da Patela doença que um Shih Tzu pode ter

A luxação da patela ocorre quando a rótula sai de sua posição normal no sulco do osso da coxa. É considerada uma condição hereditária em cães pequenos e por isso é prevenida com uma criação responsável. 


Também pode ser causado como resultado de uma lesão, portanto, se o seu shih tzu desenvolver uma luxação da patela, muitas vezes não é evitável.


Problemas hormonais doença que um Shih Tzu pode ter

Uma das doenças hormonais que são frequentemente encontradas em Shih Tzus é chamada de hipotireoidismo. Afeta a glândula tireóide do cão e resulta em falta de tiroxina, um hormônio que controla o metabolismo do cão. 


Os sinais desta doença são perda de cabelo, pelagem fina e sem brilho, áreas enegrecidas da pele, letargia, menos vontade de fazer exercícios e ganho de peso.


Esta doença não deve ser deixada sem tratamento, pois afeta a qualidade de vida do shih tzu. Cães shih tzu diagnosticados com esta condição precisarão tomar medicação oral pelo resto de suas vidas.


Problemas no fígado doença que um Shih Tzu pode ter

O Shih Tzu é mais propenso do que outras raças a ter um distúrbio do fígado chamado desvio portossistêmico (PSS). 


Essa condição também pode ser chamada de shunt do fígado e significa que o sangue que geralmente entra no fígado (para filtrar quaisquer toxinas) ignora o fígado por meio de uma conexão ou veia anormal. Isso pode causar sérios problemas, como crescimento atrofiado devido à falta da energia necessária para o desenvolvimento adequado.


A cirurgia geralmente é necessária para fechar, mas seu shih tzu precisará ser estabilizado antes de receber esse tratamento. Às vezes, medicamentos e dieta podem ajudar a aliviar os sintomas.


Redação animal friends

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato