4 motivos do shih tzu não querer comer ração quando você não esta em casa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

4 motivos do shih tzu não querer comer ração quando você não esta em casa

Se o seu shih tzu só quer comer ração quando você está por perto, isso significa que ele sente a sua falta e não quer ficar sozinho

Em primeiro lugar, se o seu shih tzu não come ração se você não está com ele, saiba que esse problema é muito mais comum do que você imagina. Veja 4 principais motivos do shih tzu não querer comer ração se você não estiver perto dele. Acompanhe! 


O shih tzu é um animal sociável e não gosta de ficar sozinho


Embora os shih tzu tenham perdido muito de seus instintos selvagens com a domesticação, eles ainda mantêm alguns deles como a necessidade de ter uma matilha. Assim como os lobos, os cães preferem comer junto de sua família. Dessa forma, o cachorro aproveita a presença do tutor enquanto se alimenta, esperando que você também coma. Esse comportamento é comum, principalmente se você tiver acostumado seu shih tzu desde filhote a sempre comer quando você está por perto. Continue lendo!

A relação entre o shih tzu e o seu tutor é baseada em comida


Acima de tudo, alguns tutores constroem seu relacionamento com shih tzu em torno da comida. Por exemplo: quando dão muitos petiscos desnecessários, mostram emoção excessiva quando o shih tzu come, ficam estressados quando ele não come ou mudam constantemente seus horários de comer.


Assim, isso acaba criando uma situação em que o shih tzu se sente melhor quando come junto do dono, pois acredita que gostamos desse comportamento. Sendo assim, devemos evitar ficar excitados, irritados ou elogiar o shih tzu quando ele come. Veja mais!


Ansiedade de separação pode ser um dos motivos do shih tzu não querer comer se você não está perto


De antemão, saiba que alguns cães sofrem muito estresse quando saímos de casa, pois não gostam de ficar sozinhos. Esse problema comportamental é conhecido como ansiedade de separação.


O shih tzu pode se sentir tão mal por estar sozinho que perde o apetite. Dessa forma, quando você chega em casa ele sente uma grande recompensa e tem vontade de comer novamente.


Da mesma forma, quando você sai de casa, o shih tzu se sente desprotegido e qualquer barulho parece uma ameaça. Então ele entra em modo de guarda, e fica muito ocupado protegendo a casa para comer. 


Então, quando você volta, ele se sente novamente seguro e relaxa e finalmente consegue se alimentar. Isso porque, quando um cachorro está comendo ele se coloca em uma posição vulnerável. Assim, a sua presença o deixa mais calmo, e ele aproveita sua companhia para que possa comer com mais tranquilidade. 


Porque alguns shih tzu só comem ração da mão do seu tutor?


Primeiramente, pode ter vários motivos para o shih tzu querer comer somente na mão do seu dono. Ele pode ter medo do ambiente em que está ou se a comida estiver ao lado de um aparelho barulhento ou ainda se ele teve uma experiência ruim com alguma coisa. 


Por outro lado, você pode ter reforçado esse comportamento mesmo sem querer. Assim, se o cachorro estava distraído e você o alimentou com a mão, você recompensou o comportamento dele e ele vai esperar que você continue fazendo isso.


Além disso, se você disser tudo bem quando ele pegar a comida da sua mão, o cachorro pensa que você gosta desse comportamento e o repete para te agradar.  Ele pode fazer isso mesmo que esteja cheio ou sem fome, mas apenas para te agradar. 

 

Por fim, se existem outros cães que moram na casa e que tentam roubar comida, o cachorro pode se sentir seguro apenas se comer na sua mão. 


O que fazer se o shih tzu não quiser comer ração se você não estiver perto dele?


A princípio é recomendado procurar a ajuda de um especialista em comportamento canino. Contudo, se isso não for possível, algumas dicas simples podem ajudar. Acomapnhe!


Estabeleça um horário regular para as refeições e ensine-o a comer na tigela dele. Segure a tigela até que você possa colocá-la no chão e ele mesmo se alimente sozinho.


Além disso, passe mais tempo com seu cachorro e baseie seu relacionamento com ele nas atividades que fazem juntos e não apenas na comida.


É importante fazer com que o shih tzu associe a solidão a coisas boas. Os brinquedos são excelentes para manter o pet entretido. Adicione uma recompensa irresistível a sua refeição antes de sair.


Por último, mude a localização da tigela se o local em que está o assusta de alguma forma e evite que outros cães o perturbem enquanto ele come.


Assim, se o seu shih tzu não quer comer se você não estiver perto dele, esperamos que esse artigo tenha de alguma forma te ajudado a solucionar essa questão. 


Redação nao vivo sem bichos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato