Por que o chocolate é tóxico para os shih tzu (resposta do veterinário) - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que o chocolate é tóxico para os shih tzu (resposta do veterinário)

A toxicidade do chocolate é comum em cães, pois pedaços de chocolate e alimentos contendo chocolate são frequentemente mantidos em casa. 

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), o chocolate vem em quarto lugar entre as 10 toxinas mais comumente relatadas para animais de estimação. 1 Vamos dar uma olhada em por que um dos deleites favoritos dos humanos é um grande não-não para nossos shih tzu.

O que torna o chocolate tóxico para o shih tzu?

O chocolate é tóxico para os shih tzu principalmente devido ao seu teor de teobromina e, em menor grau, ao seu teor de cafeína. Esses compostos de ocorrência natural são encontrados no grão de cacau e pertencem a um grupo de produtos químicos conhecidos como metilxantinas.

Após serem absorvidas pelo trato gastrointestinal, a teobromina e a cafeína são distribuídas por todo o corpo e afetam o coração, o sistema respiratório e o sistema nervoso.

É importante estar ciente de que o chocolate e outros alimentos que contenham chocolate também podem conter outras substâncias tóxicas para os cães, como passas , xilitol e nozes.

Quanto chocolate é tóxico para os shih tzu?

Como diz o velho ditado, a dose faz o veneno – isso é particularmente adequado para o chocolate. A toxicidade do chocolate depende do tipo de chocolate, da quantidade ingerida do shih tzu. 

A quantidade exata de metilxantinas no chocolate varia devido à variação dos grãos de cacau, bem como à formulação do chocolate. 

Como regra, quanto mais escuro e amargo o chocolate, mais perigoso é para os shih tzu. O pó de cacau seco contém a maior concentração de metilxantinas (~ 800 mg por onça), seguido por chocolate de padeiro (~ 450 mg por onça), chocolate meio amargo e chocolate amargo doce (~ 150-160 mg por onça) e chocolate ao leite (~ 64 mg por onça). O chocolate branco tem uma concentração insignificante deste composto tóxico.

Quais são os sintomas da toxicidade do chocolate?

Os sinais clínicos são dependentes da dose de metilxantinas ingerida. Para muitos cães, os primeiros sinais mais comuns de toxicidade do chocolate são diarreia, vômitos, inquietação, batimentos cardíacos acelerados e respiração ofegante. 

Esses sinais iniciais podem levar a tremores musculares, convulsões e batimentos cardíacos irregulares. Se grandes quantidades de chocolate forem ingeridas, pode ser fatal. Mesmo que a quantidade de chocolate ingerida não seja tóxica, os shih tzu ainda podem adoecer e desenvolver pancreatite pelo alto teor de gordura do chocolate.

Os sinais de toxicidade do chocolate ocorrem aproximadamente 1 a 4 horas após a ingestão, mas às vezes podem ser observados após 6 a 12 horas. Se uma grande quantidade de chocolate for ingerida, os sintomas podem durar dias, pois a teobromina permanece na corrente sanguínea por um longo período de tempo. A teobromina também pode ser reabsorvida da bexiga.

O que devo fazer se meu shih tzu comer chocolate?

Fique calmo e tente descobrir quanto chocolate seu shih tzu comeu, bem como o tipo de chocolate comido. 

Ligue para o veterinário local- Se uma quantidade tóxica de chocolate foi ingerida, seu shih tzu deve ser visto por um veterinário o mais rápido possível. 

Se não for possível descobrir quanto chocolate seu shih tzu comeu, seu shih tzu também deve ser levado a um veterinário o mais rápido possível. Quanto mais cedo o seu cão receber tratamento, melhor será o prognóstico.

Como a toxicidade do chocolate é diagnosticada?

Infelizmente, os sinais de toxicidade do chocolate são inespecíficos e os sintomas são semelhantes a várias outras condições, como algumas outras toxicidades de drogas, doenças neurológicas ou doenças metabólicas. 

Um diagnóstico é feito com base em uma história conhecida de ingestão de chocolate ou ingestão de alimentos contendo chocolate. O chocolate também pode ser visto no vômito depois que um cachorro é obrigado a vomitar na clínica veterinária.

Qual é o tratamento para a toxicidade do chocolate?

Não há antídoto específico para teobromina e cafeína. Se descoberto cedo o suficiente, seu veterinário induzirá o vômito na tentativa de esvaziar o estômago de qualquer chocolate que possa ter sido ingerido e impedir a absorção adicional do composto tóxico (não tente induzir o vômito). 

O shih tzu será tratado com várias doses de carvão ativado para evitar a absorção de teobromina e cafeína no organismo. Este pode ser o único tratamento necessário se o tratamento for iniciado precocemente e o cachorro shih tzu não tiver começado a apresentar sintomas de toxicidade por chocolate.

Cães shih tzu que já estão apresentando sintomas de toxicidade por chocolate precisarão de tratamento de suporte, como fluidos intravenosos e controle de convulsões. Eles também provavelmente precisarão de exames de sangue para monitorar a função dos órgãos e os níveis de eletrólitos.

Todos os cães que ingeriram chocolate devem ser monitorados quanto a sinais de vômito, diarreia, inquietação, hiperatividade e convulsões. A pressão arterial e o coração também devem ser monitorados de perto.

Qual é o prognóstico após a toxicidade do chocolate?

Os sintomas geralmente desaparecem em 48 horas e os animais que recebem cuidados veterinários geralmente têm um bom prognóstico.

Como posso evitar que isso aconteça com meu shih tzu?

Mantenha todos os alimentos que contenham chocolate e chocolate fora do alcance do seu shih tzu. Não compartilhe nenhum chocolate ou alimentos que contenham chocolate com seu animal de estimação. Eduque todos os membros da sua família, incluindo as crianças, sobre os perigos da toxicidade do chocolate . 

Esteja especialmente alerta durante períodos comemorativos, como aniversários, época festiva e Páscoa, quando é mais provável que o chocolate seja guardado em casa.

Redação petkeen

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato