Por que os shih tzu são tão fofos? O que a ciência nos diz - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que os shih tzu são tão fofos? O que a ciência nos diz

Não há dúvida de que os shih tzu são fofos. Eles são absolutamente irresistíveis para a maioria dos humanos. Então, por que os cachorros shih tzu parecem ser tão fofos? Aqui está o que a ciência nos diz sobre por que os filhotes dehsih tzu são tão fofos.

Filhotes de cachorro shih tzu evocam uma resposta de cuidado


Os filhotes shih tzu dependem de nossos cuidados e projetam uma qualidade, que derrete nossos corações, assim como os bebês tendem a fazer. As características de bebê de um filhote evocam uma resposta de cuidado que nos faz querer agir como protetores.

Recursos em filhotes que ajudam a evocar essa resposta incluem:

  1. Grandes olhos redondos
  2. Bochechas grandes
  3. Queixos pequenos

A cabeça de um filhote de um cachorro shih tzu normalmente parece maior do que deveria quando comparada ao corpo, o que parece ser cativante para os humanos. Muitos filósofos, incluindo Darwin e John Bowlby, pensavam que os sentimentos que experimentamos ao olhar para cachorros ou bebês fazem parte do nosso sistema de apego .

Filhotes ativam nosso sistema de recompensas

Olhar para um shih tzu filhote tende a tocar nossos cérebros em um nível neural e ativar nosso sistema de recompensa . 

Simplesmente colocar os olhos em um cachorrinho shih tzu fofo nos faz querer nos recompensar com sentimentos confusos. Filhotes de shih tzu fofos também tendem a invocar empatia e sentimentos de boa vontade. 

Assim como com os bebês, não queremos nada além de garantir que os filhotes com quem passamos tempo estejam seguros e confortáveis.

Filhotes de shih tzu são completamente inofensivos

Um shih tzu filhote fofo não pode fazer nada para prejudicá-lo, então é fácil “ooh” e “aah” sobre o filhote quando você está se sentindo completamente seguro ao seu redor. Não apenas a aparência do filhote de shih tzu o torna atraente, mas suas ações inocentes também aumentam o fator fofura. 

Um cachorrinho shih tzu que está sentado lá é fofo o suficiente por si só. No entanto, quando esse filhote começa a rolar de costas ou se aconchegar em seu colo, seu coração derrete um pouco mais.

Filhotes de cachorro shih tzu podem criar agressão fofa em humanos

Um estudo publicado na revista Frontiers in Behavioral Neuroscience se propôs a determinar como a agressão fofa nos afeta quando olhamos para coisas fofas como bebês e cachorrinhos. 

Essencialmente, o estudo descobriu que nossas mentes criam algo chamado agressão fofa para nos ajudar a neutralizar o sentimento avassalador de amor e cuidado que desenvolvemos ao olhar para coisas fofas. Se estivermos tão apaixonados por um cachorrinho fofo que não possamos cuidar dele, o cachorrinho provavelmente acabaria morrendo.

A fofura ajuda os filhote de cachorro shih tzu a sobreviver

Um pequeno estudo foi feito para determinar quando um filhote de cachorro é mais atraente para os seres humanos. O estudo envolveu três raças diferentes de cães: o Cane Corso, o Jack Russell Terrier e o Pastor Branco. 

As pessoas no estudo viram fotos de diferentes cães durante diferentes fases da vida enquanto eram monitorados. Como era esperado, as pessoas mostraram que preferiam a aparência dos cães quando tinham cerca de 8 semanas de idade.

Essa idade coincide com o momento em que a mãe de um filhote os expulsa da toca e espera que eles comecem a se defender sozinhos. Os pesquisadores acreditam que nós, humanos, sabemos instintivamente que os filhotes dessa idade precisam de carinho e cuidados para sobreviver. 

Portanto, o fato de os filhotes serem tão fofos pode ser a maneira da natureza garantir que eles possam sobreviver quando os humanos estiverem por perto.

Pensamentos finais

Parece haver muitas razões pelas quais somos tão obcecados com a fofura desses animais! Graças aos nossos ideais empáticos e instintos carinhosos, temos a capacidade de pegar o amor que sentimos quando vemos um filhote fofo e transformar esse amor em interações tangíveis por meio de carinho, aconchego, alimentação e cuidados gerais com o filhote.

Você pode gostar!

Redação petkeen

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato