COMO ESCOVA OS DENTES DO SEU SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

COMO ESCOVA OS DENTES DO SEU SHIH TZU

Os dentes do shih tzu têm muito mais semelhanças com a dentição humana do que se imagina.



Assim como seus donos, os shih tzu desenvolvem placa bacteriana, que, se não removida, pode virar tártaro, provocar inflamação nas gengivas e até levar à perda dos dentes. Já as cáries são mais difíceis de aparecer.

Cuidados com bactérias

   
As bactérias que vivem na boca dos shih tzu e provocam esses males também são responsáveis pelo bafo de onça de alguns cães da raça shih tzu. A saída para evitar o incômodo e livrar o shih tzu do sofrimento de uma dor de dente está na prevenção, como oferecer uma ração de consistência mais dura.

“Esse tipo de alimento entra em atrito com os dentes, promovendo a limpeza”, esclarece a veterinária Ivana Carvalho, da Pet Society. Shih tzu que têm o hábito de roer ossinhos de couro também têm a boca mais limpinha.

Como prevenir o tártaro

   
“Para prevenir, o ideal é que o dono também escove os dentes do shih tzu todos os dias ou, pelo menos, três vezes por semana com movimentos suaves. Gatos são mais difíceis de lidar que shih tzu, mas, se eles forem acostumados desde filhotes, fica muito mais fácil”, orienta a veterinária Ana Regina Torro, da Faculdade de Ciências de São Paulo (Facis).

Como escovar os dentes do shih tzu


Mas, alto lá! Antes de pegar a primeira escova e creme dental que aparecer pela frente, é preciso ter cuidado com o que vai usar. “Como shih tzu não cospem, eles devem usar um produto apropriado, que não contém flúor”, alerta Ivana. Os cremes dentais para shih tzu são tão especiais que vêm com sabores para agradar a bicharada, como carne, salsicha,chocolate.

De acordo com Ivana, se o dono usar a pasta comum, aquela com flúor, o produto pode causar irritação gástrica e provocar náusea e vômitos no animal. Também há escovas especiais, com cerdas mais duras, e até mesmo dedeiras, que facilitam o trabalho do dono.

Escovar os dentes não é a atividade mais divertida para fazer com o shih tzu. Mas o esforço compensa a longo prazo, pois, quando ao tártaro está instalado, é necessária a intervenção do veterinário porque a simples escovação não remove o tártaro.

Nessa fase, só um procedimento drástico resolve o problema, pois o bichano vai precisar de anestesia geral. “O dono leva o animal pela manhã e vai buscá-lo no fim do dia. A raspagem dos dentes dura em média duas horas e, se for necessário, ainda arrancamos algum dente ruim”, descreve a veterinária Ana Regina Torro.



Optar pela ajuda do veterinário pode ser mais fácil, mas sai salgada. O preço médio para deixar os dentes do pet reluzentes é de R$ 200, variando de acordo com o porte do animal e a quantidade de tártaro.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato