6 dicas para cuidar do seu melhor amigo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 dicas para cuidar do seu melhor amigo

As 6 melhores dicas para cuidar do seu melhor do seu shih tzu. Ter um shih tzu em casa não significa apenas ter uma companhia. Como membro da família, ele precisa de muitos cuidados e atenção para que viva com tranquilidade e segurança. 

Para você que está sonhando em ter um shih tzu como novo amigo, é importante seguir um guia básico como o que listamos abaixo:

Alimentação do shih tzu 



Parece bobo, mas é regra básica que o shih tzu deve comer comida de cachorro. Muita gente acaba oferecendo um pouco do almoço, pedaços de pão, biscoitos e não sabe que pode fazer mal ao shih tzu. Portanto, apenas ração e outros petiscos feitos especialmente para eles.

Higiene do shih tzu 



A tarefa é árdua, mas acostumar o shih tzu a fazer suas necessidades em um canto específico da casa é ideal para não deixar tudo muito sujo. Utilize produtos que ajudam a marcar o território e troque sempre o jornal ou o saquinho higiênico. 

Quanto ao banho, ele pode ser dado semanalmente. E não se esqueça de escovar os dentes do shih tzu regularmente para evitar problemas e mau hálito. 

Escovação do pelo do shih tzu 



Shih tzu mais peludos ou com pelo liso podem dar trabalho se a escovação não acontecer de forma frequente. Os nós incomodam e deixam a aparência feia, por isso, escove sempre os pelos do shih tzu. Além da aparência, a escovação ajuda na estimulação do fluxo do sangue, mantém a pele saudável e elimina os pelos mortos.
 

Veterinário



Um dica aos mais inseguros, é fazer um seguro para pet. Com ele você pode ter noites mais tranquilas sabendo que seu amigão estará segurado. Porém, nunca deixe de levar seu shih tzu ao veterinário. Os filhotes têm que visitar o médico com frequência, pois necessitam de atenção redobrada. A vacinação deve ser feita a partir do primeiro mês de vida, de acordo com a indicação do Médico Veterinário. Caso seu shih tzu já seja adulto, uma visita anual é importante para fazer o tradicional checkup.

Exercícios



É fundamental não esquecer seu shih tzu ocioso em casa. Ele, assim como nós, precisa de atividade física. Um passeio diário na rua já é suficiente para que o amigo se exercite e elimine o stress acumulado de ficar fechado em casa. Sempre passeie com ele!

Segurança do shih tzu



Não corra o risco de perder seu shih tzu. Existem microchips que podem ser colocados para a proteção dele, bem como coleiras de identificação. Isso ajuda muito no momento de encontrar seu shih tzu, caso ele se perca.
 

Com essas dicas, você continuará tendo seu melhor shih tzu sempre ao seu lado! Esperamos que as dicas sejam úteis para todos vocês!
Seguindo essas dicas e estando sempre perto dando carinho e atenção, seu amigo preferido fará também uma boa viagem e poderá desfrutar das férias ao lado de todos da família.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato