9 Motivos para você dar mais carinho ao seu cachorro - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

9 Motivos para você dar mais carinho ao seu cachorro

Cachorros são fiéis, carinhosos, amigos e muito companheiros, e o melhor – eles têm todas essas qualidades e não pedem nada em troca para os seus donos.
É por esses motivos que devemos sempre cuidar desses pequenos, muito bem, proporcionando alimentação, higiene, passeios e, é claro, muito carinho e atenção. E essa atenção não só beneficia os cães como também a nós mesmos. Veja abaixo 9 motivos pelos quais você deve se aproximar mais do seu bicho de estimação.

1 – Cachorros são fofos


Independente da raça ou do porte físico, cachorros são sempre fofos com seus olhares melancólicos e brilhantes, que são quase um convite para um abraço. Alguns cães são tão fofos que dá vontade de apertar e nunca mais soltar. É impossível ignorá-los quando eles fazem aquela expressão de carentes, e sim, eles merecem todo o carinho do mundo.

2 – Seu cachorro precisa de carinho, a ciência diz

Assim como os humanos, os cães precisam receber carinho, atenção e ter contato físico com as pessoas, principalmente com os seus donos. Eles são animais que vivem em bando na natureza e quando não ganham a atenção adequada, podem ficar desnecessariamente deprimidos e estressados.
razões-para-mimar-o-seu-cachorro-2

3 – Se aproximar do seu cão ajuda a melhorar a sua relação com ele

Estudos mostram que quando você interage com o seu cachorro, tanto você quanto ele mostram aumento dos níveis de ocitocina no sangue. Ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, é liberada pelo organismo durante interações sociais e contatos físicos que são importantes para a construção de relacionamentos.
razões-para-mimar-o-seu-cachorro-3

4 – Fazer carinho no seu cão pode liberar o estresse

Afagar o seu cão não é apenas bom para ele, e sim para você também. Após alguns minutos fazendo carinho no seu animal de estimação, você se sente mais calmo e feliz. Isso por que os níveis de cortisol humano (hormônio do estresse), caem bastante quando estamos interagindo dessa forma boa e saudável.
razões-para-mimar-o-seu-cachorro-4

5 – Isso  também pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral

Quando estamos mais relaxados e descontraídos, as chances de sofrer um acidente vascular cerebral são menores. Enquanto estamos tendo boas interações – seja com animais ou pessoas, é mais difícil que isso ocorra. Mas se estivermos insatisfeitos, infelizes e estressados, esse risco aumenta consideravelmente.


6 – Interagir com um cachorro pode aliviar a depressão

Muitas pessoas começam a ficar deprimidas, pois se sentem muito sozinhas. Interagir com um cachorro deixa as pessoas mais alegres e a sensação de solidão diminui, pois esses bichinhos sabem dar e receber amor como ninguém, além de aumentar os níveis de dopamina e serotonina em nossos corpos. É mais difícil ficar triste quando temos a companhia desses pequenos.


7 – Afagar seu cão reduz a dor tanto para ele quanto para você

Quando estamos doentes e sentindo dor, a primeira coisa que queremos é cuidados e uma companhia. A companhia de um cachorro pode ajudar a relaxar nesses momentos, pois o contato com eles libera ocitocina – que ajuda a reduzir dores. E isso é válido para eles também, já que a ocitocina é um hormônio chave para todos os mamíferos suportarem dores, como a do parto.
razões-para-mimar-o-seu-cachorro-7

8 – Ficar mais próximo do seu cachorro reduz a ansiedade

A ocitocina que é liberada enquanto estamos em momentos de carinho seja com cachorros ou com outras pessoas, é uma ótima maneira de ajudar a relaxar e ficar menos ansioso, acalmando o coração e nos deixando mais tranquilos.
Em situações em que os cães exibam medo, o fato de abraçá-los pode estimular a ansiedade. O melhor é apenas acalmá-los, acariciando-0s levemente e com o auxílio de guloseimas ou objetos que eles gostem de brincar.
razões-para-mimar-o-seu-cachorro-8

9 – Afago seu animal de estimação pode até ajudar a liberar insulina

Pesquisas mostram que a ocitocina funciona também como secretora de insulina –  o que ajuda a combater obesidade e diabetes – mas lembre-se que afagar o seu animal de estimação não é o caminho principal para perder peso ou combater essas doenças, mas apenas uma ajuda.
razões-para-mimar-o-seu-cachorro-9
 
 
                        Fonte: Pulptastic
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato