7 dicas para ensinar um filhote a fazer xixi no lugar certo

Veja algumas dicas para orientá-lo nessa tarefa, que pode não ser tão complicada assim
Cachorrinhos que fazem xixi fora do lugar podem ser uma "dor de cabeça" para a maioria dos donos de primeira viagem. E não adianta perder a paciência e nem dar bronca depois do acontecido. Existem alguns “truques” para ensinar o seu bichinho a fazer as “coisas” no lugar certo: confira aqui!



Cachorrinhos de estimação que moram dentro de casa precisam de
 "educação sanitária", isso definitivamente é necessário! Veja algumas dicas úteis para você, que está passando por apuros na hora de ensinar o seu novo cãozinho a fazer xixi no lugar certo! Na verdade, não é nenhum mistério ensinar um cachorrinho ou cadelinha a fazer as necessidades no local correto. Se você tem alguma dúvida.

A primeira regra é escolher e mostrar o lugar que será o banheiro.
Deixe bem claro para o seu cachorro onde será o local correto para ele fazer seus “negócios”
Cachorros muitas vezes só fazem suas necessidades em locais limpos e secos. Ofereça um banheiro sempre limpo e forrado. Podem ser utilizados jornal, papel absorvente ou mesmo os práticos tapetes higiênicos.

Se o seu cachorrinho já veio habituado a usar o jornal ou é um cão adotado, pode ser necessário um tempinho e um pouco de paciência para a adaptação ao uso do tapete. Espalhe diversos tapetinhos pela casa. A tendência natural do cão será procurar usar o tapete. Muitos destes possuem atrativos que estimulam através do odor a utilização.

Aos poucos, com as rotinas de passeios, os cães podem ficar habituados a fazer o xixi ou cocô na rua. O problema é que alguns ficam tão condicionados que ficam dependendentes dos passeios. Por isso é importante estabelecer o local do banheirinho em casa para o seu cachorro, assim ele não passa aperto se não der para passear em um dia de chuva!



Existem alguns truques para ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Saiba o que são os produtos "adestradores sanitários" encontrados nos pet shops
Existem produtos que são os chamados "adestradores sanitários", na forma de gotas ou sprays, como o Pipi Dog ®  ou XixiAqui ®, que servem para ser colocados no local e auxiliar o cachorro a identificar através do faro que aquele é o local certo para que ele faça as suas necessidades. A própria urina do cãozinho pode ter o mesmo efeito.

Outros produtos, na forma de sprays, podem ser borrifados nos locais em que você NÃO deseja que ele faça as suas necessidades, ou seja, são repelentes, como o  Xixi Não Pode® ou o Procão Não Pode®. São muito úteis e podem realmente te ajudar nesta tarefa. No entanto vale lembrar que nem sempre esses produtos funcionam em 100% dos cães. Pode ser ótimo para o cachorro do vizinho e não ter nenhum efeito no seu cãozinho.

Nunca dê bronca ou bata: só vai piorar a situação!
Outra dica crucial nunca dê bronca, brigue ou bata no seu cachorrinho depois que ele já fez sua necessidade fora do lugar! 
Ele não se lembra e só ficará com medo de você, e isso ainda vai induzir a comportamentos inadequados, como a (comer as próprias fezes). No momento em que flagrar o seu cachorrinho ou cadelinhha fazendo suas necessidades, você deve levar imediatamente ao lugar escolhido como banheiro. 

Quando o cachorrinho demonstrar a vontade ou você conseguir pegá-lo no momento prestes a fazer suas necessidades coloque-o em cima do local desejado. O mais eficaz é sempre um bom susto com um bater de palmas na hora do flagrante. Bater ou palmadinhas não são eficazes com os cachorros. Vale um "não" e um gelo mostrando que você não gostou da atitude dele na hora do ato. Um reforço positivo, como um carinho ou um petisco se ele fizer as necessidades no local correto também.

Esse treinamento exige um pouco de paciência! Normalmente os cães só assimilam totalmente o local correto de fazer suas necessidades a partir dos seis meses de idade e podem ocorrer "acidentes" durante esse período! Afinal de contas, sua mãe teve paciência com você e suas fraldas, certo?

Veja, na imagem abaixo, mais algumas dicas sobre como educar seu cachorrinho! Confira as sete dicas do site Como Adestrar. Vale até imprimir e colocar por perto ou compartilhar com todo mundo que está passando pela delícia que é ser "papai" ou "mamãe" de um filhotinho de cachorro!

Entre os cães, o xixi não é somente uma necessidade biológica. Aos adultos, essa é uma forma de marcar o território e sinalizar a disponibilidade reprodutiva: através da urina é que as fêmeas sinalizam para os machos que estão no cio. Veja mais sobre esse comportamento, chamado de "demarcação de território", que pode virar um problema!


Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.