Como dar banho em seu cachorro

 Aprenda em 10 passos como dar banho em seu cachorro

A preocupação sobre como seu bichinho será tratado, a falta de tempo ou mesmo a necessidade de economizar podem levar o dono a optar por dar banho no seu cachorro em casa ao invés de levá-lo a um pet shop.

Este artigo contém instruções passo a passo e está cheio de dicas de como dar banho em seu cachorrinho em casa.
Resultado de imagem para SHIH TZU NO BANHOMuitas pessoas acreditam que basta passar um sabonete e enxaguar, mas é importante saber que existem diversos outros cuidados. Vamos lá?
Quais materiais são necessários para dar banho em um cachorro?

Veja tudo que precisará para dar um banho completo em seu cão.

É essencial deixar tudo à mão antes de começar, para não ter de parar no meio do processo, deixando seu cãozinho molhado e sentindo frio.
Para um banho completo, você precisará de:
  • toalha - para tirar o excesso de água após o banho;
  • água morna - opte por bacia, banheira ou pelo próprio chuveiro;
  • algodão - para limpar os ouvidos do cachorro e, posteriormente, para tapá-los durante o banho, evitando a entrada de água;
  • xampu - específico para cães, pois outros podem causar problemas, como alergias;
  • cortador/alicate de unhas;
  • pente - para desembaraçar pelos médios e longos;
  • rasqueadeira - para pentear os pelos médios e longos durante a secagem;
  • secador;
  • condicionador - para cães de pelos longos e lisos;
  • perfume - específico para cães, e com parcimônia.
  • também pode ser necessária a utilização de produtos prescritos pelo veterinário, como xampu antipulgas.
Dando banho em seu cão: passo a passo

Confira um detalhado passo a passo de como dar um banho completo em seu cachorro.

A maioria dos cães não gosta de tomar banho. Então, é nosso papel fazer um bom agrado para que a situação seja, no mínimo, aceitável para eles. Assim, antes de começar os procedimentos que eles não gostam, procure fazer carinho ou mesmo dar petiscos. Em seguida, antes de ligar a água, faça outros preparativos, enumerados a seguir.

1º Passo: limpe os ouvidos

Antes de começar o banho, limpe os ouvidos de seu cachorro. Essa limpeza é essencial, mas apenas o veterinário deve limpar a região interna.
Atenção: JAMAIS introduza um cotonete no ouvido de seu animal, pois poderá machucá-lo. Se necessário, utilize gaze ou algodão para limpar a região externa da orelha.

(Fonte: YouTube – doggytrainer1)
Após realizar a limpeza, lembre-se de colocar chumaços de algodão hidrofóbico dentro do ouvido para que não entre água no local, evitando inflamações/otite.

2º Passo: corte as unhas

Cortas as unhas de um animal pode ser uma tarefa árdua e deve ser feita com cuidado:  para evitar sangramento, existem vasinhos que não devem ser cortados. Para o corte das unhas, é necessária a utilização de um alicate próprio para cães que seja de acordo com o tamanho de seu pet.
/
(Fonte: YouTube – CLIVETMontesBurgos)

3º Passo: tire os nós dos pelos

Com muitíssimo cuidado, utilize o pente para tirar os nós dos pelos do animal. aças que possuem pelos longos e lisos, como o Yorkshire, necessitam de escovação diária para que não acumulem nós. Caso contrário, esse 3º passo ficará mais difícil e o animal não gostará nem um pouco.
Também existe a opção de tentar desembaraçar o pelo do animal no momento em que utilizar o condicionador.
Nesse momento, preste atenção para a perda de pelo, se está normal, e se há machucados na pele, que podem ser sinais de alopecia.

4º Passo: verifique a temperatura da água

Encontre um bom equilíbrio na temperatura da água: caso fique fria, o cão poderá ficar gripado ou com pneumonia, já a água quente é capaz de queimar a pele do animal. Opte SEMPE pela utilização de água morna.

5º Passo: enxaguando seu pet

Após encontrar a temperatura ideal, comece a enxaguar seu cãozinho. Inicie esse processo pela região do rabo e, aos poucos e com muito cuidado, vá molhando até a região da cabeça. Muito cuidado para que a água não entre nos ouvidos e evite enxaguar os olhos e o nariz.
Você pode lavar seu cachorro também com água em temperatura ambiente, mas somente em dias de muito calor.

6º Passo: passe o xampu

Desligue a água e aplique o xampu próprio para cães. Muitas pessoas utilizam um sabão de coco em seus animais, mas ele NÃO é indicado.
epita a ordem do enxágue: comece na região caudal e vá até a cabeça. Muito cuidado para não cair xampu nos olhos de seu pet e não esqueça de limpar muito bem as patinhas dele.
Caso o seu cão possua pelo liso e longo, aplique o condicionador, após a retirada do xampu, por meio do mesmo procedimento.

7º Passo: tire o xampu

Essa não deve ser apenas uma repetição do passo 5. Tirar o xampu ou o condicionador exige ainda mais enxágue: agora, inicie o processo pela cabeça, protegendo os olhos e, com uma das mãos, vá auxiliando na remoção do produto. Lave bem até notar que todo o xampu foi retirado, pois os resquícios podem causar alergias.

8º Passo: repita os passos 5, 6 e 7

Geralmente, os pet shops passam o xampu duas ou três vezes, para que o cachorro fique muito bem limpo. Caso decida fazer o mesmo, repita os passos 5, 6 e 7 e deixe seu amigo de quatro patas bem limpinho.

9º Passo: seque seu pet

Antes de ligar o secador, utilize a toalha para tirar o excesso de água. Sem dúvida, essa é uma das partes mais chatas, até porque os animais não costumam lidar bem com secadores.
Tome bastante cuidado com os olhos do cachorro. Utilize uma temperatura morna, mas mantenha distância, pois o vento quente pode fazer mal à pele dos pets.
Faça a secagem com o auxílio de uma rasqueadeira em cães com pelos crespos, como o Poodle, de uma escova de pinos ou pente de metal em cães de pelos lisos e compridos e de uma escova de cerdas macias em cachorros de pelo curto.

10º Passo: finalize o banho com classe

É dessa parte que a maioria dos donos mais gosta: aproveite para passar perfume, colocar gravatinhas, lacinhos e adesivos. No entanto, lembre-se: todo o processo exige muito cuidado e esse não poderia ser diferente.
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe
       Fonte:AgendaPet.