Resposta:
Um monte de cães gastam uma quantidade incomum de tempo em lamber as patas. Às vezes, esse hábito não é mais do que um incômodo - como mascar unhas dos dedos. Em outros casos, entre os dedos dos pés e as unhas tornam-se infectadas e inchados - na maioria dos casos, na medida em que o animal caminha, as lesões sangram e causam dores.
 Fazer exames de sangue e exames de saúde nos animais de estimação deveria ser uma regra  normal. Esta condição é mal compreendida, mas aqui estão algumas causas possíveis:
 Alergias a grama, bolores e pólen podem ser uma causa comum deste  problema. É por isso que estes animais frequentemente lambem as patas  logo após vindo de fora de casa. 
  
 Alergias inaladas ( atopia canina ) ou alergias atuais às vezes pode ser  controlada simplesmente reduzindo a exposição a estes alérgenos. Muitas  vezes, um spray contendo gentamicina e beclometasona ou betametasona  utilizados nas patas é bastante útil.  
Ele deve ser massageado na pele das patas. Alguns cães respondem bem melhor aos anti-histamínicos, tais como Benadryl, e também outros shampoos medicamentosos. O uso de uma solução amarga sobre as patas também desencoraja os cães de as lamberem.
  Ele deve ser massageado na pele das patas. Alguns cães respondem bem melhor aos anti-histamínicos, tais como Benadryl, e também outros shampoos medicamentosos. O uso de uma solução amarga sobre as patas também desencoraja os cães de as lamberem.
 Alérgia na pata causa o hábito de  lamber e o que poderá ser mais  provável que o animal tenha outras coceira em outras partes do seu corpo  - infecções de ouvido ou os olhos duros. Se mais de um desses sintomas  de alergia está presente, você terá que levar o seu cão ao veterinário  (ou um dermatologista veterinário) que pode realizar testes de  sensibilidade da pele e, eventualmente, tentar desensibilizar seu cão  com as injeções .
  
 Outra causa comum de lamber a pata é enfeitando as patas que  é uma  atividade canina normal, e de higiene que pode ser levada a um extremo  pelos cães. Nos cães mais velhos, os cães de gordura - gordos  - ou os cães deixados  sozinhos por longos períodos de tempo, esse problema muitas das vezes  se torna um vício nervoso, um  comportamento compulsivo.
  
 O confinamento, a  solidão e a ansiedade de separação também têm sido  implicados no lamber a pata. Muitas das vezes, é muito difícil  determinar se um problema  é físico ou psicológico e se está causando no  cão o hábito de  lamber a pata obsessivamente ou é higiene dessas  áreas. Mudar a rotina do seu cão é o melhor remédio para esta forma da  doença, mas alguns cães precisam medicamentos psicotrópicos ( Clomicalm ,  Anafranil ) , para quebrar o ciclo.
  
 Nos cães mais velhos, animais de estimação ou de obesidade, por lamberem  por longo tempo suas patas podem causar problemas de artrite dos ossos,  dos dedos, dos pés. Esses animais geralmente respondem à aspirina ou um dos mais novos  não-esteróides anti- inflamatórias, tais como Rimadyl ou Etodolac . Um  raio X e exame físico pode confirmar essa condição. 
  
 Alguns cães lambem suas patas devido à sensibilidade aos ingredientes  dos alimentos que ingerem. Estes geralmente são ingredientes protéicos  em sua dieta , ou grãos como o milho. 
  
 Quando outros tratamentos falham , é prudente colocar o animal em  periodos de dietas por 60 dias, dessa forma desensibilizando os cães de  possiveis alimentos que poderiam ocasionar o hábito de lamber as patas. 
Outra maneira util e prática é aplicar pó de talco, ou 100% Aloe Vera  gel para a área da pata e  pode ajudar a aliviar a coceira , e dar-lhe  uma chance de curar.  Devido a muitas perguntas sobre o que mais aflige aos cães e seus donos em forma de tratamento e soluções para  os animais  de estimação, que resolvi publicar uma pequena série sobre  esses incomodo parasitas. Quero deixar bem claro que as informações  aqui são de médicos veterinários, e que voce deve consultar um  veterinário. Fonte do Texto:Patas e focinhos

