Dor de ouvido em cachorro - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Dor de ouvido em cachorro

A otite canina é um processo inflamatório que envolve a porção externa do ouvido, sendo uma das doenças mais frequentes na clínica de pequenos animais e apresentando características peculiares: dificuldade na prevenção, no tratamento e na eliminação das causas que levam a reincidências. Embora algumas raças de gatos tenham predisposição à otite, sua incidência é muito mais comum em cães, uma vez que a anatomia do ouvido dos gatos é, comparativamente, menos favorável às infecções.
 
A maioria das raças de cães apresenta um canal auditivo bastante longo, quando comparado ao ouvido humano, o que as predispõe a infecções e dificulta o tratamento. Cães com orelhas longas e caídas, como as das raças Cocker Spaniel, Golden Retriever, Cavalier King Charles Spaniel e Basset Hound são mais predispostos a problemas de ouvidos do que outros cães, pois as orelhas caídas obstruem a entrada de ar e a secagem adequada do canal auditivo. O resultado é um ambiente quente, úmido e escuro; com perfeitas condições de crescimento de microrganismos, como leveduras, fungos e bactérias.
 
 
Os tipos de otite canina
 
Otite caninaA otite pode ter várias causas e afetar partes diferentes do ouvido dos cães. Ela é denominada otite externa, otite média ou otite interna, variando de acordo com o local prejudicado pelo problema.
 
Infecção
A otite infecciosa é causada por bactérias e normalmente tem pus. É preciso tratar com antibióticos (injetáveis e orais) juntamente com medicamento tópico (aplicado na região).
 
Fungos
É a forma mais comum de otite. Os sintomas são excesso de cera com cheiro adocicado, normalmente causada pela Malassézia.
 
Parasitas
Parasitas como carrapatos e ácaros são o agente desse tipo de otite. São precisos medicamentos específicos e de acordo com a gravidade, serão tópicos, orais e/ou injetáveis.
 
Produção excessiva de cera
Alguns indivíduos produzem muita cera, mais do que o normal. Essa cera acumulada fermenta e inflama, causando a otite.
 
Sarna
A sarna também pode desencadear a otite. Veja aqui sobre a sarna.
 
Outros fatores
Traumas, alergias, tumores, questões hormonais e a presença de algum corpo estranho no ouvido do animal também podem influenciar no aparecimento da otite canina.
 
 
Raças mais afetadas pela otite
 
Algumas raças tem mais tendência que outras, principalmente por conta do formato da orelha, que abafa a região e facilita a proliferação de fundos e bactérias. São elas:
 
 Cocker Spaniel
 Basset Hound
 Golden Retriever
 Dachshund
 Setter Irlandês
 Labrador
 Cavalier King Charles Spaniel
 Bloodhound


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato