História e origem do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

História e origem do shih tzu

O Shih Tzu é uma raça originária da China. O Shih Tzu tem presença: o porte altivo e a pelagem suntuosa o fazem ser notado.

Informações gerais

Shih Tzu

TAMANHO
Macho: De 22 a 26,5 cm.
Fêmea: De 20 a 25 cm.
PESO
Macho: De 4,5 a 8 kg.
Fêmea: De 4 a 7 kg.
PERFIL
Pequeno cão de pelagem abundante.
TEMPERAMENTO
Alegre e carinhoso. SINAL PARTICULAR: Sua barba e sua cabeleira fazem lembrar a figura de um velho sábio.
Indiscutivelmente, o Shih Tzu tem presença: o porte altivo e a pelagem suntuosa o fazem ser notado. O Shih Tzu é um cão alerta, de grande curiosidade e muito ativo, que é preciso ser educado com suavidade mas sem lassidão. Apesar de mostrar certa independência de caráter, ele aprecia os donos e gosta também que estes se ocupem dele. Isso, aliás, é imperativo, ainda que seja somente por causa da pelagem, que exige cuidados diários. Muito gentil e alegre, divertido e dinâmico, sem agressividade e sempre pronto para receber carinho, o Shih Tzu é muito sociável com seus congêneres e adora gatos. Definitivamente, esse animal é um perfeito cão de interior, de salão mesmo, sem que isso seja pejorativo. Aliás, isso não o impede de ser esportista. O Shih Tzu tem cabeça larga e arredondada, toda descabelada, com pelos sobre os olhos, formando barba e suíças. Em cima do nariz, o pelo cresce para o alto. O focinho é quadrado, curto e de boa largura. A trufa é preta ou marrom-escura. As orelhas, grandes e caídas, são cobertas por longos pelos, que se confundem com os do pescoço. Os olhos, escuros e arredondados, de bom tamanhos, não são forçosamente proeminentes. A cauda, implantada no alto e abundantemente guarnecida de pelos, se enrola em penacho sobre os quadris. O corpo, mais comprido que alto, é vigoroso, com peito largo e profundo, membros curtos e musculosos, fortemente estruturadas e que devem ser retos. A pelagem, composta de pelos longos e densos, é duplicada por uma boa capa interna. Todas as cores são admitidas. Uma faísca branca na testa e um pouco de branco na extremidade da cauda são muito apreciados.

Características do Shih Tzu
  • Nível de energia : Médio
  • Exercício : Pouco
  • Brincalhão : Muito brincalhão
  • Nível de afeição : Alto
  • Amigável com outros cachorros : Muito amigável
  • Amigável com outros animais de estimação : Muito amigável
  • Amigável com estranhos : Muito amigável
  • Fácil de Treinar : Fácil
  • Cão de Guarda : Moderado
  • Habilidade de proteção : Moderado
  • Cuidados com a aparência : Frequentes
  • Tolerância ao frio : Baixa tolerância
  • Tolerância ao calor : Baixa tolerância

Saúde

O Shih Tzu é um excelente cachorro para apartamento. São muito ativos dentro de casa e nem sempre precisam de um quintal para se divertir. Apesar do tamanho pequenino, o Shih Tzu precisa sim de exercícios diários. Não se dá muito bem com climas quentes e úmidos. Seu pelo suntuoso precisa de escovação todos os dias. O Shih Tzu é um cão braquicefálico e por essa condição, não tolera climas quentes e pode ter problemas de respiração. Expectativa de vida: 11 a 14 anos.

Origem

shih tzuOriundo do Tibete, o Shih Tzu (pronuncia-se "Xid Zu"), cão-leão, é renomado por se um cão muito antigo, que descende no Lhasa Apso e do Pequinês. No século XVI ele era oferecido a todo o visitante chinês importante. Dividia com o Pequinês os favores da corte imperial. O primeiro padrão europeu da raça foi escrito em 1935 na Inglaterra pelo "Shih Tzu Club". A raça se espalhou pela Europa e foi levada aos EUA após a Segunda Guerra Mundial trazidos por soldados americanos voltando para casa. O Shih-Tzu foi reconhecido pelo "American Kennel Club" em 1969 e adicionado ao Grupo Toy.

Links

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato