Shih tzu engole escova de dente no Distrito Federal

Cachorro engole escova de dente no DF e dona paga R$ 2,5 mil em cirurgia

Objeto de 20 cm ficou atravessado no estômago de filhote da raça shih-tzu.
Bichos devem ser mantidos longe de objetos pequenos, afirma veterinária.

Raio X mostra escova de dentes em estômago de cachorro no DF (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal) 
Raio X mostra escova de dentes em estômago de cachorro no DF (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)

Após ver o cachorro Bolota, de três meses, ter dificuldades para respirar, uma família do Lago Sul, em Brasília, levou o animal ao veterinário e descobriu que o cão havia engolido uma escova de dentes. O objeto tem cerca de 20 cm, cerca de metade do tamanho do filhote, da raça shih-tzu.
 
A psicóloga Carolina Leão havia dado a o objeto para o cachorro mastigar. Segundo ela, o animal tem o hábito de roer objetos da casa, como a porta de madeira da residência. “Eu não achei que ele poderia engolir a escova, é um objeto muito grande para ele.”

Na última terça (26), Carolina encontrou o cachorro tossindo e vomitando no chão da casa. Quando Carolina pegou Bolota no colo, ele começou a chorar. “Ele nunca chora facilmente. Quando eu o coloquei no chão ele vomitou umas sete vezes”, diz.

O animal foi levado a uma cliníca veterinária na Asa Sul naquela noite. O veterinário não identificou o que incomodava o animal, mas aplicou uma injeção para interromper os vômitos e receitou um medicamento para acabar com as dores do bicho.
Cachorro "Bolota" com a escova de dentes que foi retirada de seu estômago (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)Cachorro Bolota com a escova de dentes retirada do estômago dele (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)

Apesar de o animal ficar com o objeto atravessado no estômago, ele conseguia se alimentar normalmente. “Os alimentos desciam sem muita complicação”, diz Carolina.

Escova de dentes no estômago de cachorro (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal) 
Escova de dentes no estômago de cachorro
(Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)

Na manhã seguinte Bolota foi levado à veterinária Maria de Fátima Coelho, que costuma atender o bicho. A veterinária fez exames de raio X e, ao analisar as imagens, suspeitou que o cachorro havia engolido um brinco. “Tenho 27 anos de carreira e nunca vi uma coisa como essa. Isso é muito improvável”, afirmou a veterinária.

O animal precisou passar por uma operação para retirar a escova. O procedimento custou R$ 2,5 mil. Durante a cirurgia, que durou uma hora, o cachorro teve o estômago aberto, momento em que a veterinária constatou que era realmente a escova de dentes que ela havia engolido.

“Nós começamos a procurar pelo intestino, depois subimos até o estômago e eu não acreditei no que eu vi. Suspeitamos que poderia ser a escova, mas não acreditávamos que ela estaria inteira. Como o cabo é de plástico, ela não apareceu por inteiro na radiografia”, afirma a veterinária. Bolota levou dez pontos na barriga se recuperou rapidamente, segundo Carolina

A veterinária Maria de Fátima alerta que é importante que pessoas que têm cachorros, gatos ou outros animais de estimação deixem os animais longe de brinquedos ou objetos que possam ser desmontados e engolidos pelos bichos.

Escova que foi retirada do estômago do shih tzu "Bolota". (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)Bolota anestesiado e com pontos após cirurgia para retirada de escova de dentes do estômago (Foto: Carolina Leão/Arquivo Pessoal)

A recomendação para bichos que ficam muito tempo sozinhos é que os donos deixem o animal aos cuidados de alguém ou acostumem o bicho a permanecer em um local em que ele só tenha acesso a comida, água e um brinquedo grande.

GENTE MUITO CUIDADO COM OS BRINQUEDOS QUE VOCÊS OFERECEM PARA SEUS BEBES. QUE ESTE POST SIRVA DE EXEMPLO PARA VOCÊS BJS...



Fonte: g1.globo