Micose em cães

MICOSE
Se o seu cão ou gato tem falhas na pelagem e o chão da sua casa vive cheio de pelos, é possível que isso seja uma micose (doença de pele causada por fungos). Mas também é possível que isso seja uma infinidade de outras coisas, como sarna, infecção de pele por bactérias (piodermite ou foliculite), picada de insetos, problemas nutricionais (por má alimentação, digestão ou absorção), por exemplo.

O ideal nesses casos é deixar o animal sem medicações (nem oral, nem xampu, loção, pomada, nada) por alguns dias e marcar uma avaliação com um médico veterinário. O uso de medicações pode mascarar o exame da pele e dificultar a resolução do problema, acarretando em mais gasto para o proprietário.

Mesmo para alguém bastante treinado, as lesões de pele na sua maioria são fotograficamente iguais, isto é, seja causada por fungo, bactéria, sarna, alergia ou todas juntas, a falha na pelagem ainda parece a mesma a olho nu. Seu veterinário vai precisar de exames microscópicos (como a citologia, a cultura para fungos, o raspado cutâneo para pesquisa de ácaros e até a histopatológica) para avaliar melhor a causa do problema e aí sim poder ajudá-lo com a prescrição adequada. E é por esse motivo que você deve levar seu animal sem ter tomado banho há pelo menos cinco dias e sem medicações ao consultório.

Então, se você se incomodou com a queda de pelo do seu animal, pense duas vezes antes de ir usando um produto antifúngico sem orientação. Concentre-se em descobrir a causa do problema e poupe seu orçamento e seu tempo. Seu cão e gato agradecem!
Fonte:www.dermatocaoegato.blogspot.com