Razões para seu Shih Tzu cheirar mal

Muitas pessoas acreditam que mal cheiro no cão é falta de banho, mas a verdade é que outros fatores podem ser a razão dele não estar cheirando bem. Inclusive é bom observar que dar muito banho pode produzir o efeito inverso. Com o excesso de banho você tira a proteção da pele do cão, o que provoca maior produção de sebo deixando-o com o cheiro mais forte.
Segue um artigo do  Pet Care Hospital Veterinário, onde você poderá conhecer que outros motivos podem levar seu cão a estar com odor desagradável.
São seis as principais doenças que fazem cachorro estar cheirando muito mal:
Malassezia: (levedura que atinge a pele de cães com doenças de pele crônica onde se coçam muito). O aspecto da pele é escuro e parece pele de elefante. Cheiro de característica “azedo”.-
- Bicheira ou Miíase: feridas infectadas por larvas de mosca.  Cheiro de carniça.
- Otite purulenta: infecção do ouvido onde sai bastante secreção amarelada.
Abcesso da glândula adanal: o cão e o gato tem duas glândulas laterais do ânus que secretam um líquido igual aos gambas quando estão com medo. Muitas vezes se infectam e produzem um abcesso que rompe ou sentem medo e liberam a glândula. Cheiro de podridão.
Doença periodontal e tumores de boca: animais com alto grau de infecção oral por causa do acúmulo de tártaro e  presença de tumores na  boca infecionados causam um mal cheiro de podridão também.
Pioderma de dobra labial: muito comum nos cockers esta infecção de pele por causa da dobra labial inferior causa um mal cheiro parecido com a da doença periodontal. Geralmente proprietários reclamam que os animais tomam banho e continuam fedidos. Muitos destes animais são jovens e ainda não tem problema de tártaro dentário.
Para todos estes problemas acima existem tratamentos, mas o veterinário precisara diagnosticar qual a doença de base e instituir o melhor tratamento.
 
Fontes pesquisadas:petcare.com.br - wikihow.com - dicaspeludas.blogspot