Cuidados necessário com o Shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cuidados necessário com o Shih tzu

O Shih Tzu exige escovação e outros cuidados diários. Seu Shih Tzu está com cara de poucos amigos? Um bom grooming talvez ajude. Além de deixar seu cão lindo, estes momentos ajudam muito para aumentar os laços de confiança e amizade entre você e seu bebê. O grooming nada mais é que o conjunto de atividades realizadas com o objetivo de higienizar e cuidar do aspecto estético do shih tzu. A definição do dicionário Longman para o verbo “to groom”, do inglês, é “to clean and brush an animal, especially a horse”. Ou seja, limpar e escovar um animal.
 
Vamos às principais etapas dos cuidados necessário com o Shih tzu , que você deve realizar na sua casa quase que diariamente para manter o Shih Tzu com uma pelagem saudável e brilhante. A periodicidade diária não é uma regra e o dono deve estar atendo aos sinais de que o pêlo precisa de uma escovação ou os olhos de uma limpeza.
 

1. Quando começar


É bom começar a pentear as madeixas do shih Tzu desde filhote. Mesmo que não haja necessidade, é importante acostumar o seu cão à escova. A partir dos quatro meses, aproximadamente, os pêlos já são grandes o suficiente e precisam de uma escovação a cada dois dias. A partir dos cinco meses, é bom que a escovação seja diária. O melhor mesmo é você perceber, pela prática, quando deve passar a escovar o shih Tzu com mais frequência. 

2. Estética


A escovação periódica, ao remover sujidades, deixa a pelagem mais bonita e remove os indesejáveis nós. Quanto mais dias sem escovar, mais nós estarão provavelmente se formando. Para manter uma pelagem vistosa e macia, é necessário investir em condicionadores e xampus de qualidade. Se o seu Shih Tzu está com a pelagem opaca, pode ser, porém, um indicativo de deficiência nutricional. No entanto, esse diagnóstico só poderá ser feito pelo veterinário.
Para manter a pelagem longa, como se exige para exemplares de pista, é trabalhoso. É preciso escovação diária, de preferência com aplicação de um spray anti-estático que evita a quebra de fios. A região do bigode também deve ser empapelotada e os papelotes trocados diariamente. Já para quem tem exemplares como bichos de estimação, há a opção de mantê-los tosados. Facilita muito o trato. Bastam uma rápida escovação diária ou a cada dois dias e o retoque mensal da tosa. Outra dica é deixá-lo permanentemente com a tosa higiênica, que consiste em aparar a pelagem ao redor do ânus e, no macho, também ao redor da genitália, o que evita que urina e excrementos sujem o cão.
Eduardo Teixeira, criador de Shih Tzus. Extraído da Revista Cães e Cia
 
O banho e tosa, é muito importante para a saúde e para os cuidados da pelagem. Além de deixar seu shih tzu com a pelagem bonita, ele é fundamental para a saúde do seu amigo, pois remove sujeiras, poeira, pêlos mortos e ajuda a espalhar o óleo natural dos cães em todo o corpo. Isso permite que os pelos cresçam mais saudáveis. Além disso, é uma ótima chance de detectar problemas na pele. O grooming é obrigatório para raças de pêlo longo, mas, sem dúvida, é também desejável em cães de pêlo curto, com as escovas e periodicidade adequadas.
Escolha uma superfície plana e firme, de preferência, uma mesa. Mas é também possível fazer no chão, sobre uma toalha, desde que você se sente no chão. É na hora do grooming quando os pêlos do Shih Tzu caem mais, alguns ficam na própria escova e outros acabam grudando na roupa. Sugiro que você utilize um avental para manter sua roupa limpa. 
Usar produtos de qualidade e boas escovas também é fundamental. 
Arsenal de produtos para grooming: o soro fisiológico para limpeza do olho é item obrigatório, mas deve ser guardado na geladeira.

Qual escova usar?


Utilize uma escova de hastes longas para desembaraçar os fios até a raiz, mas evite aquelas que têm bolinhas, pois danificam a pelagem. 

Este vídeo é bem legal para mostrar como escovar os pêlos e os dentes do Shih tzu!

 









Fonte do texto: Caniltonnypathelli
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato