Cor de Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cor de Shih Tzu

São aceitas várias cores: Shih tzu preto, Shih tzu vermelho, Shih tzu dourado, Shih tzu tigrado, Shih tzu chocolate (Shih tzu fígado), Shih tzu cinza (Shih tzu prata), Shih tzu tricolor, todas essas combinadas com branco ou não. Todas essas cores podem se apresentar de forma sólida (o cachorro é todo de uma cor só), podendo ter uma pequena mancha branca no peito e na ponta das patinhas. Os Shih tzus parti colores são quando eles tem duas ou mais cores combinadas com o branco. Quando o cão tem uma faixa branca forte na testa e na ponta da cauda ele é mais valorizado em exposições. A cor da pelagem do Shih Tzu vai clareando com a idade. Normalmente nascem bem escuros.
   

Todos os filhotes nascem com o nariz rosa (trufa despigmentada) e as rimas dos olhos também despigmentadas, mas devem estar pigmentado até 60 dias de idade.

Um Shih Tzu nunca pode ter olhos claros (amarelo, azul ou verde), isso pode significar tendência ao albinismo que causa a surdez. Fuja de criadores que anunciam filhotes com olhos claros e cores diferentes de pelagem como se fosse algo raro, na verdade esses cães nasceram com um defeito genético e deveriam ser castrados e doados, jamais vendidos e muito menos vendidos por um valor mais caro.


A cor de um Shih-Tzu muda conforme ele cresce, é muito difícil de se prever exatamente qual será sua cor definitiva, mas todas as cores são aceitas. As cores são determinadas por vários genes que controlam a combinação de cores. Os Shih-tzus podem ser classificados conforme o pigmento da pele, e não somente pela cor da pelagem . Uma maneira fácil é verificar a cor do pigmento da pele através da trufa (nariz). As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da cor fígado (nos exemplares fígado ou chocolate),  As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da cor Azul meio acinzentado -côr de berinjela (nos exemplares Azuis)  As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são Pretos (em todas as outras cores, incluindo dourado, preto, brindle e vermelho).
 

Quanto à coloração da pelagem, podem ser: Parti colores, Tricolores ou sólidos.
Dentre os parti colores (mais de uma cor) são altamente desejáveis as manchinhas brancas na testa e na ponta da cauda, fornecendo boa sorte ao seu proprietário durante todo o ano. Você pode ver muitos desses traços sobre o Parti colores do Shih Tzus, especialmente.Somente nos exemplares da cor fígado ou chocolate são aceitos que os olhos e as trufas (nariz) sejam claros!Os cães sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, barriga e alguns poucos traços de branco.



Shih tzu Branco e azul



O cão tem normalmente uma pequena mancha azul que o diferencia do creme. O contorno dos olhos, nariz e lábios são azul - acinzentados. A pele é azul e o pêlo branco e dourado. Apresentam olhos cinza claro, pois nestes exemplares falta um gene necessário para a cor preta. 

 

Shih Tzu Branco e dourado


É a segunda coloração mais comum. O contorno dos olhos, nariz e lábios são pretos. Pode apresentar vários tons de creme, claro ou escuro.



Shih Tzu Branco e fígado claro



O contorno dos olhos, do nariz, e os lábios, são fígado. A cor fígado pode variar do fígado escuro até o fígado claro, que mais parece um creme.



Shih Tzu Branco e prata 


Tem o contorno dos olhos, dos lábios e o nariz pretos. A pelagem é prata acinzentada, mesclado com branco.


 

Shih Tzu Brindle sólido e brindle e branco 



 O contorno dos olhos, nariz, e lábios são pretos. Brindle é uma mistura de cores normalmente fígado e preto, ou dourado e preto. 

 


Shih Tzu Dourado sólido e dourado máscara negra


Fonte da foto: Canil Wolves Friends
O contorno dos olhos, nariz e lábios são pretos. Pode apresentar vários tons de creme, claro ou escuro.



Shih Tzu Fígado sólido escuro


 O que determina que o exemplar é fígado são o contorno dos olhos, nariz, e lábios, que são da cor fígado. Os exemplares fígados escuros tem a aparência de chocolate e os exemplares fígados muito leves, podem ser quase um creme.




Shih Tzu Preto sólido e preto e branco



O contorno dos olhos, do nariz, e dos lábios são pretos.



Shih Tzu Vermelho sólido e vermelho e branco


O contorno dos olhos, nariz, e lábios, são pretos. A maior parte dos vermelhos terá uma mascara negra. 

DIFERENÇA ENTRE FIGADO E CHOCOLATE:



O que determina que o exemplar de shih tzu é  de linhagem fígado/chocolate são as alíneas (contorno dos olhos, nariz, lábios e patas) que são exatamente da cor fígado/chocolate.
A pele e pêlo do exemplar fígado não pode apresentar pigmento preto, principalmente nas alíneas.
Podem apresentar olhos claros, na cor de mel somente, olhos azuis/verdes, são fora do padrão.
Os exemplares fígados escuros tem aparência de fígado/chocolate e os exemplares fígados mais claros, podem ser um creme, bem clarinho.
Os sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, e na barriga.
Segue abaixo uma pequena, mas muito útil, explicação sobre cores do Shih Tzu.
Os Shih Tzus podem ser classificados conforme o pigmento da pele, e não somente pela cor da pelagem.
Uma maneira fácil é verificar a cor do pigmento da pele através da trufa (focinho).
*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr Fígado (nos exemplares Fígado); A pele e pêlo do exemplar fígado não pode apresentar pigmento preto. Podem apresentar olhos claros, devido à um pigmento que possui a mais, os exemplares fígados escuros tem aparência de chocolate e os exemplares fígados muito leves, podem ser quase um creme.
*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr Azul meio acinzentado (nos exemplares Azuis); A pele é azul e o pêlo branco e dourado, normalmente uma pequena mancha azul que o diferencia do creme. Apresentam olhos cinza claro, pois nestes exemplares falta um gene necessário para a cor preta.
*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são Pretos (nos exemplares Dourados, Marrons, Chocolates, Vermelho e Preto); É uma das colorações mais COMUNS, apresenta vários tons de creme, dourado claro, dourado escuro.
 
- Pode ser preto e branco ao nascer, e depois de alguns dias a nova cor parece emergir, o dourado escuro.
- O dourado claro já se percebe a côr dourada no momento do nascimento.
- O dourado com mascará preta possui listras escuras nos olhos e orelhas.
- As tonalidades do vermelho podem variar do laranja ao mogno vermelho.
Quanto à coloração da pelagem, podem ser: * Particolores; * Tricolores; * Sólidos.


Fonte do texto: Tudo sobre cachorros- Canil da Eli - Kalilah Criador
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato