Quantos filhotes pode ter um shih tzu

Quantos filhotes pode ter uma cadela shih tzu - A quantidade de filhotes de um shih tzu pode variar conforme aspectos como o tamanho do cão e a idade da fêmea. O tempo de gestação das fêmeas caninas costuma ser de 60 dias, e a quantidade de filhotes pode variar de acordo com a raça dos cães. 
Se você tem uma fêmea da raça shih tzu em casa e acha que chegou o momento de ela ter alguns filhotinhos, lembre-se que você deve se informar mais em relação à gestação. No geral, a gravidez de uma cadela é um tema que gera preocupação, ansiedade e curiosidade. Você pode estar se perguntando o seguinte: Quantos filhotes a minha shih tzu pode ter?

O cio, a gestação e o parto de um shih tzu


Antes de pensar nos adoráveis filhotinhos de sua cadela, é recomendável que você se informe ao máximo a respeito da gestação e do parto. Especialistas aconselham que, para o cruzamento, os tutores aguardem que o macho da raça shih tzu atinja a maturidade plena. As fêmeas costumam ter o primeiro cio a partir dos seis meses de idade, porém a maturidade é atingida a partir de um ano e meio. Recomenda-se que a procriação comece a partir da maturidade, ou seja, a partir de 1 ano e meio ou 2 anos de idade.

O cio da fêmea de shih tzu costuma durar entre duas e três semanas, sendo dividida em várias fases. Lembre-se que é importante conhecer com exatidão a ovulação da sua shih tzu, principalmente se você tiver programado o cruzamento.

A primeira fase do cio é denominada pro estro, momento do início do sangramento e inflamação da vulva; a seguinte fase é a ovulação, período ideal para o cruzamento. A ovulação pode durar de poucos dias a quase duas semanas, sendo que os dias mais férteis costumam ser dos 9 aos 14 dias após o início do sangramento.

Os filhotes de um shih tzu


Voltando à pergunta inicial: quantos filhotinhos um cão shih tzu pode ter? Depende. Existem alguns fatores que condicionarão o número de filhotes que o seu shih tzu pode gestar, sendo que o normal para a raça é de, no mínimo 3 e, no máximo, 8 filhotes.

A quantidade de filhotes pode variar conforme alguns aspectos, como: tamanho do cão e idade da fêmea. Normalmente, a partir do quarto período de cio, a fertilidade da fêmea aumenta. Outro fator que influencia o número de filhotes é o momento do cruzamento, pois a quantidade dependerá dos óvulos maduros que se desprendem, além do bom índice de fertilidade do macho.

Como saber se minha shih tzu esta gravida


Eu acho que a minha shih tzu cruzou, será que ela está prenha? Minha cadela cruzou, mas como eu sei que ela está grávida? Dá para saber quantos filhotes são? Essas são perguntas frequentes de donos preocupados e/ou ansiosos, mas não se preocupe, pois eu vou te dar umas dicas importantes!
Primeiro de tudo, se você acha que a sua cadela cruzou, quando pode ter sido isso? Há quantos dias você desconfia que ela cruzou?

A duração da gestação de uma cadela shih tzu varia principalmente com o porte do animal, pois cadelas de pequeno porte normalmente parem por volta dos 58 a 60 dias e cadelas maiores, podem chegar até a 68 dias de gestação. Portanto, o período varia de 58 a 68 dias, com média de 63 dias. A maneira mais confiável de se saber quantos filhotes existem é pelo exame de radiografia abdominal realizado a partir de 45 dias de gestação. Desta forma, consegue-se contar de maneira mais precisa, pois temos uma “foto” dos filhotes e assim, contam-se os números de cabeças presentes.

Dica: A melhor maneira de saber quantos filhotes sua cadela possui é pelo exame de radiografia abdominal que só pode ser realizado a partir dos 45 dias de gestação.

Minha shih tzu está prenha, o que posso fazer?


Se sua cadelinha da raça shih tzu está prenha você precisa começar a ter alguns cuidados especiais com ela. A primeira coisa é cuidar da alimentação da cadela shih tzu gestante. Durante esses dois meses ela estará formando os filhotinhos de shih tzu e para isso, precisará comer mais do que antes. Você precisa aumentar a quantidade de ração fornecida (se ela não for obesa). Além disso, é necessário trocar para uma ração especial, que tenha mais cálcio, para que ela tenha cálcio suficiente para formar bem os cachorrinhos. Que ração é essa? A ração de filhotes! É isso mesmo, fêmeas gestantes devem ser alimentadas com ração de filhotes até o desmame. Isso ajudará a evitar a hipocalcemia, que pode acontecer tanto durante a gestação quanto na amamentação.

Com fazer um parto de uma cadela?



Quais cuidados devo ter antes, durante e após o parto?

   
Quando fizer 60 dias que ela cruzou, você pode começar a preparar um local bem quieto, com pouca luminosidade e longe do vento e da chuva para ela parir. Coloque uma caixinha de papelão com paninhos, por exemplo. Perto da hora do parto elas costumam procurar um lugar para fazer o ninho. Leve-a até lá. O lugar precisa ser tranquilo para que ela se sinta segura e possa se dedicar ao parto.

 Fonte: Clube para cachorro - Blue pet