Segredo dos pêlos do shih tzu bonitos e saudáveis - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Segredo dos pêlos do shih tzu bonitos e saudáveis

A beleza da pelagem do shih tzu depende da alimentação e estado de saúde. Ter um shih tzu com uma pelagem bonita e cheirosa vai muito além da qualidade do xampú e do condicionador utilizados no pet shop. Assim como a pele humana, que precisa ser bem hidratada de dentro pra fora para ser bonita, os shih tzu também precisam de uma alimentação balanceada para ter um pêlo brilhoso e sedoso. Enfim, com cara de saudável.

É BOM esclarecer, entretanto, que mesmo os shih tzu mais saudáveis soltam pêlos. ”Existe uma queda de pelo normal que ocorre na mudança das estações”, explica a zootecnista Tula Verusca Pereira, do blog Cão Natural. Mas qual é a função dos pêlos para um shih tzu? Será que os shih tzu de pêlos curtos caem mais que os shih tzu de longos? A zootecnista Tula respode estas e outras dúvidas sobre nossos shih tzu. Confira abaixo os Segredo dos pêlos do shih tzu bonitos e saudáveis:


Função dos pêlos dos shih tzu

    
O pelos do shih tzu são responsáveis pela proteção mecânica bem como a térmica, por isso todos os shih tzu possuem duas camadas de pêlo. O sub-pêlo é fino e ajuda na regulação térmica, seja no frio seja no calor. Já o pêlo propriamente dito é mais grosso e pesado. Somente poucas raças, como o Cão Pelado Mexicano, não possuem nenhum pêlo em grande parte do corpo.

Queda da pelagem do shih tzu


O pelo do shih tzu cresce em fases e durante estas fases pode cair, além disso, filhotes também perdem a pelagem de forma súbita enquanto chegam atingem a vida adulta. Mas doenças metabólicas, utilização de remédios ou doenças infecciosas também podem causar a queda. Outra fase em que o pêlo do shih tzu pode cair é a de repouso, quando a queda se dá por eventos estressantes como cirurgias e doenças. Também existe uma queda de pêlo normal que ocorre na mudança de estação, como do outono para a primavera.

Quando a queda de pelo é uma preocupação


O shih tzu deve ser levado ao dermatologista quando o pêlo estiver sendo mal formado, o que sugere doenças metabólicas e nutricionais. Ou ainda quando estiver no eixo normal e claramente quebrado, pois isso sugere um trauma como lamber ou arranhar. Já mudanças que mostram problemas nutricionais são pelo seco, sem brilho, que cai facilmente, com lento crescimento e com alteração na cor.

Doenças e estresse também podem causar a queda do pêlo do shih tzu


Pêlo longo ou curto - Tanto shih tzu de pêlo curto quanto os shih tzu de pelo longo soltem pelo igualmente. Contudo, nos de pelagem longa o pêlo que soltou enrola no outro, já no curto não tem esse subterfúgio e precisa ser escovado para cair.

Alimentação do shih tzu


Os Pelos dos shih tzu são formados entre 65 e 95% de proteína. Sendo assim, o consumo de proteína de baixa qualidade pode influenciar diretamente na qualidade do cabelo. Para se ter a ideia da importância da proteína, cães pequenos como os shih tzu de pêlo longo chegam a utilizar 30% da proteína dietética para o crescimento do pêlo, enquanto os cães grandes de pelo curto podem precisar apenas de 10% da proteína dietética para o crescimento da pelagem do shih tzu.

Identificando os problema no pêlo do shih tzu


Para o crescimento adequando do cabelo é necessário enxofre. Problemas nos pêlos do shih tzu também pode sugerir deficiências nutricionais, tais como:

– Falta de ômega 3 – Shih tzu com pêlo muito seco, queda e fraco crescimento
– Falta de cobre –  Shih tzu com perda de coloração, aspereza
– Falta de zinco –Shih tzu com perda de cabelo, porém o excesso pode levar a problemas na absorção do cobre.

Se você observar alguns destes problemas no pêlo do seu shih tzu, consulte um veterinário ou zootecnista.

Fonte do Texto: Canina Blog
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato