Como dar banho no shih tzu em casa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como dar banho no shih tzu em casa

O guia definitivo para o banho do seu shih tzu em casa - Um dos assuntos mais importantes e essenciais para a saúde do seu Shih tzu é a sua higiene.

Escovação regular do pelo do seu Shih tzu e o banho no Shih tzu é essencial para um pelo bonito e uma pele saudável, além do cheirinho dele limpo que é maravilhoso, não é mesmo?

Vídeo sobre como cuidar do pelo do shih tzu



Preparamos aqui um passo-a-passo completo para te orientar na hora de dar o banho no seu Shih tzu em casa.

1) Escolha o melhor horário e local para o banho do Shih tzu


 

Os melhores horários são os momentos mais quentes do dia, para que o Shih tzu não sinta tanta diferença no contato com a água, que deve ser morna (facilita a eficácia do shampoo). Água quente demais resseca o pelo e tira o brilho, além de causar algum problema na pele do seu Shih tzu.

2) Utilize produtos próprios para o banho do Shih tzu


 

Antes de começar o banho do Shih tzu, proteja os ouvidos do Shih tzu com bolas de algodão. Separe os produtos para o banho, que devem ser shampoos e cosméticos feitos especialmente para ele. Nada de usar o seu sabonete ou seu shampoo no Shih tzu.

Caso seu Shih tzu tenha alguma necessidade especial para tratamento de pele, oriente-se com o seu veterinário sobre qual o produto mais adequado para utilizar no banho em casa.

3) Cada parte do corpo merece atenção especial


 

No momento do banho, lave com carinho e delicadeza cada parte do corpo do Shih tzu. Cuidado com o rosto para não deixar que os olhos, nariz, boca e ouvidos entrem em contato com o shampoo. Lave bem as patinhas, entre os dedos, a virilha e as dobras, além das áreas íntimas.

Faça leves massagens para que o ato seja prazeroso e relaxante para ele também.

Enxague o shampoo e aplique condicionador se for preciso, para pelos longos serem penteados.

Após o banho, retire todo o produto com água e passe a secar seu Shih tzu.

IMPORTANTE: compre um tapete antiderrapante para evitar que o seu Shih tzu fique deslizando no chão onde ele estiver tomando o banho para evitar problemas musculares ou ósseos.

4) Como secar o pelo do shih tzu


   

Caso seu Shih tzu permita, utilize secador de cabelos, com cuidado para não esquentar muito e também para o barulho não incomodar tanto os sensíveis ouvidos do seu Shih tzu. Utilize toalhas secas, esfregando-as levemente pelo corpo, principalmente para tirar o excesso de água.

5) Paciência e cuidados na hora do banho no seu Shih tzu



Esbanje alegria por estar dando o banho no seu Shih tzu. É um momento de conexão entre vocês dois. Mostre isso a ele. Tenha paciência. Cante. Dance. Isso tudo tornará a experiência sensacional.

Após o banho, ofereça um petisco e muito carinho ao seu Shih tzu, elogie-o, diga que está lindo, para que ele associe o banho a algo bom e prazeroso!

Fique ligado aqui com a gente. Em breve falaremos sobre a frequência ideal para dar banho e produtos especiais para o seu  Shih tzu. Até lá!

Fonte: Quatro Patas
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato