Shampoo caseiro para shih tzu alérgicos

Por vezes os nossos shih tzu sofrem de alergias. A grande maioria das alergias manifestam-se na epiderme do shih tzu, e quando isso acontece precisamos de prestar especial atenção à pele do shih tzu.

Existem à venda xampus ideais para shih tzu alérgicos, mas o mais habitual é estes serem muito caros. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe dar algumas opções para fazer shampoos caseiros para shih tzu com alérga, simples e econômicos.

O que você vai precisar para fazer o Shampoo



  • Base do shampoo
  • Shampoo de aveia
  • Shampoo de aloe vera
  • Shampoo de mel e vinagre
  • A importância de enxaguar e secar

Base do Shampoo caseiro para shih tzu alérgicos
  Shampoo caseiro para shih tzu alérgicos Base - Ao elaborar as seguintes fórmulas para fazer shampoos adequados para shih tzu alérgicos, a primeira coisa que deve fazer é um shampoo básico de bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é um elemento bastante bactericida e desodorante, por isso é bastante utilizado para limpar vários acessórios e eletrodomésticos em casa. No entanto, para os shih tzu pode chegar a ser tóxico se se abusar dele, ou não se enxaguar bem depois do tratamento. 

A fórmula do Shampoo caseiro para shih tzu alérgicos é a seguinte:



  • 250 gramas de bicarbonato de sódio. Se o comprar no supermercado fica mais econômico do que comprar na farmácia.
  • 1 litro de água.

Misture bem os dois produtos e guarde em uma garrafa longe da luz. Esta solução irá se misturar depois com o produto vegetal com propriedades antialérgicas que escolher.

Shampoo de aveia para shih tzu com alergia

   

O shampoo de aveia para shi tzu é muito bom e de fácil elaboração. Siga os seguintes passos:
  1. Coloque 100 gr de flocos de aveia integral no liquidificador até os converter em farinha. Se quiser também pode adquirir logo a farinha de aveia.
  2. Em um recipiente misture a farinha de aveia com meio litro de shampoo base de bicarbonato (agite antes o frasco ou garrafa onde guardou o shampoo).
  3. Bata e misture a farinha de aveia com o shampoo base.
  4. E o shampoo de aveia está pronto para usar no banho do shih tzu.

Menos de MEIO litro de shampoo de aveia é mais do que suficiente para dar banho a um shih tzu. Durante o verão o shampoo pode ser usado à temperatura ambiente, no inverno convém aquecer um pouco a mistura antes de a aplicar.

Depois de molhar o pelo do shih tzu, aplique o shampoo de aveia friccionando bem na sua pele. Não aplique nem nos olhos nem nos genitais. Deixe atuar por 4 ou 5 minutos e enxague muito bem o shampoo para não ficarem resíduos de bicarbonato na epiderme do shih tzu. Seque bem o pelo do shih tzu.

Shampoo de aloe vera


O shampoo de aloe vera para shih tzu alérgicos é muito depurativo e fácil de fazer. Siga as seguintes instruções:
  1. Misture no liquidificador meio litro de shampoo básico de bicarbonato com uma colher de chá de óleo essencial de aloe vera.
  2. Bata bem até ficar tudo bem misturado.
  3. Siga o método do banho do ponto anterior, aplicando o shampoo de aloe vera ao invés do shampoo de aveia.Deve descartar o que sobrar.
 

Shampoo de mel e vinagre

   

O shampoo de mel e vinagre para shih tzu é muito nutritivo e desinfetante para a pele do shih tzu. Para o fazer siga estes passos:
  1. Verta em um recipiente com meio litro de shampoo básico de bicarbonato, uma colher de chá de mel e um copo de vinagre de maçã.
  2. Bata e misture tudo muito bem.
  3. Aplique da mesma forma que nos pontos anteriores.

Deve enxaguar muito bem o pelo do shih tzu depois do banho, pois o mel é pegajoso. Este shampoo caseiro não é recomendável para shih tzu de pelo longo. Deve descartar a mistura que sobrar.

A importância de enxaguar e secar o shih tzu

  

O enxague final dos shampoos caseiros para shih tzu alérgicos é fundamental, pois não devem ficar resíduos de bicarbonato na epiderme do shih tzu. Caso contrário, isso poderia irritar a pele do shih tzu depois de a ter desinfetado durante o banho.


Se deseja ler mais artigos parecidos a Shampoo caseiro para shih tzu alérgicos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Fonte