Castração do shih tzu – Pré-cirúrgico, dia da cirurgia e pós-operatório

Castração do shih tzu – Pré-cirúrgico, dia da cirurgia e pós-operatório. Conheça um pouco mais sobre a castração - pré-cirúrgico, dia da cirurgia e pós-operatório. Saiba um pouco mais sobre a castração canina do shih tzu. Do pré-cirúrgico ao pós-operatório.

Avaliação pré-cirúrgica da castração



O seu veterinário pode recomendar uma avaliação antes de castrar seu shih tzu. A avaliação pré-cirúrgica pode incluir um exame físico para garantir que o shih tzu está bem o suficiente para fazer a cirurgia. Os exames checam uma série de doenças, como infecção, anemia, açúcar baixo, coagulação inadequada, doenças nos rins e fígado.

Se o seu shih tzu já possui alguma doença, como uma doença no coração, o seu veterinário pode recomendar mais exames para determinar se há alguma precaução a mais ou se a cirurgia pode ser feita. A avaliação pode ser feita no dia da cirurgia, porém se não há urgência, alguns veterinários fazem os testes alguns dias antes.

Qual o valor para castrar um shih tzu?



Muitas pessoas sempre estão perguntando quanto custa para castrar um shih tzu? essa pergunta tem uma resposta que pode variar, porque geralmente depende da consulta e do especialista, geralmente esse procedimento pode variar entre R$ 100,00 a R$ 1.000,00, mas lembre-se, esse procedimento só pode ser feitos por veterinários e especialistas em animais, para tratar seu shih tzu com toda segurança e qualidade.

Como vocês viram o preço é bem acessível, além disso, tem lugares que disponibilizam esse serviço gratuitamente, fazendo com que os donos ofereçam uma melhor condição de vida para seus shih tzu.

Dia da cirurgia

 

Para reduzir o risco de vômito durante a cirurgia, geralmente é recomendado que o shih tzu vá de estômago vazio antes de passar pela anestesia. Seu veterinário provavelmente pedirá que remova a comida e água na noite anterior.

Se acontecer de o seu shih tzu comer ou beber algo no dia da cirurgia, avise ao seu veterinário, já que o reagendamento da cirurgia pode ser recomendado. Se o seu shih tzu precisa de insulina ou qualquer outro medicamento, pergunte ao veterinário o que fazer no dia da cirurgia. Você pode ser aconselhada a diminuir a dosagem ou segurá-la por um dia.

Antes da cirurgia começar, seu shih tzu irá receber uma anestesia. Ela mantem seu shih tzu parado, dormindo, e completamente sem dor durante a operação. Há muitos tipos de anestesia; seu veterinário vai escolher qual é a melhor para o seu shih tzu. Alguns tipos são através de injeção e outros são em forma de gás.

Durante a anestesia, um pequeno tubo de plástico é inserido no canal respiratório do paciente para auxiliá-lo a respirar. O tubo é conectado à máquina de gás de anestesia com o intuito de dar um fluxo constante de gas anestésico e oxigênio.

Durante esse tempo, o time veterinário poderá conectar equipamentos de monitoramento para acompanhar o ritmo cardíaco, respiração e o uso do oxigênio durante a anestesia.

Uma vez que o seu shih tzu está dormindo, o local da cirurgia é raspado e limpo com uma solução germicida. A área é então drapeada com material estéril que ajuda a manter a área limpa. O veterinário e assistente se preparam para a cirurgia lavando repetidamente as mãos com sabão germicida, e então colocando roupas estéreis, máscaras e luvas. Manter o ambiente estéril ajuda a prevenir contra infecções.

Para a castração de um shih tzu, a incisão é feita alguns centímetros em cima do escrotro. Os testículos são localizados, então retirados através da incisão, e separados de suas estruturas arredores. Então, os vasos sanguíneos são fechados e checados em busca de algum sangramento. Por fim, o a incisão é suturada.

Em alguns cachorros, quando um dos testículos não desce para o escroto (mais raramente os dois), como deveriam em um desenvolvimento normal, o veterinário geralmente precisa fazer uma incisão diferente (as vezes no abdômen) para removê-lo.

Na castração de uma shih tzu fêmea, uma incisão é feita no abdômen para retirar os ovário se o útero. Também é possível remover apenas os ovários, procedimento que pode acontecer com cadelas mais novas.

Independente do procedimento usado, todo esforço será feito para manter seu cachorro seguro e saudável. Quando a cirurgia acaba, a área cirúrgica é limpa, e o paciente pode acordar da anestesia. Nesse período, ele será monitorado em uma área de recuperação até que acorde completamente e esteja estável o suficiente para ir para casa. Um medicamento de dor adicional é dado. Alguns hospitais escolhem por manter o pet por mais um dia em observação por precaução.

Pós-operatório


Até a operação mais bem sucedida por ter complicações se o período do pós-operatório não é respeitado e lidado de forma inadequada. Seu veterinário deverá lhe dar instruções para o cuidado nessa fase, porém aqui também temos algumas dicas:

Comida e água: Você pode estar tentado a dar ao seu pet uma refeição grande, mas não o faça! Quantidades menores são recomendados nos primeiros dias.

Pontos: Seu shih tzu pode ter pontos fora da pele, porém alguns veterinários podem escolher deixar os pontos embaixo da pele ou usar cola cirúrgica. Alguns materiais para sutura dissolvem e não precisam de remoção, enquanto outros precisão ser removidos (de 7 a 14 dias). Mesmo que os pontos não estejam aparentes, cheque a incisão para inchaço, sangramento ou machucados e avise seu veterinário caso haja algum evento anormal.

Protegendo a incisão: Seu pet não deve ser permitido lamber ou morder a área da incisão. Isso pode abrir a incisão e causar uma séria infecção. O seu veterinário pode indicar que o cachorro use um colar Elizabethano (cone de plástico) ou uma batinha de pano que é fechada na área da incisão para evitar o contato.

Medicação: Não esqueça de dar a medicação seguindo as instruções do veterinário. Se o seu shih tzu vomitar após receber a medicação, ligue para o seu veterinário.

Restrições de atividade: Correr, pular ou usar as escadas devem ser evitados o máximo possível por aproximadamente 7 a 10 dias depois da cirurgia de castração. Atividades em excesso podem causar dor, sangramento, inchaço e uma série de complicações. Mesmo se o seu shih tzu parece estar completamente recuperado, siga as instruções do veterinário.

Fonte: Vet Street