Solução caseira para acabar de vez com a Lágrima Acida do seu SHIH TZU

Como lidar com as manchas por lágrimas ácidas -  Todo mundo já viu um shih tzu lindo com feias marcas de coloração marrom escura embaixo dos olhos.

O nome oficial dessa alteração é cromodacriorréia, mais popularmente conhecida como lágrima ácida. O que pouca gente sabe é que na maioria das vezes as manchas nada tem ver com o pH da lágrima.

O surgimento da tal lágrima ácida pode estar relacionado a diversos fatores. Os principais, a meu ver, são esses:

  

  • Alterações nos olhos: anomalias na morfologia e posicionamento dos cílios, produção excessiva de lágrimas, obstrução dos canais de drenagem das lágrimas e até conjuntivite.
  • Particularidades do metabolismo do shih tzu.
  • Alergia a algum item da dieta, ou mudanças na composição da lágrima motivadas pela dieta.
  • Reação ao tipo de água que o shih tzu bebe. Prefira água filtrada ou água mineral de pH alcalino (consulte essa informação no rótulo; pH acima de 7.5 é melhor) à água de torneira.

Assim sendo, a primeira coisa que você deve fazer se seu shih tzu apresentar essas lágrimas é levá-lo ao veterinário oftalmologista (pode ser um clínico com experiência em olhos). Se o problema estiver nos olhos, há procedimentos para corrigi-lo.

Mas se o veterinário não encontrar nada de errado com os olhos do seu shih tzu , não se preocupe. Em grande parte dos casos de manchas não relacionadas a alterações oftalmológicas, é possível reverter ou minimizar esse escurecimento.

Solução caseira para acabar de vez com a Lágrima Acida do seu SHIH TZU



  • Seu shih tzu já se alimenta de Alimentação Natural? se sim! Troque carne desossada de frango, moela e fígado de frango por peças de outras espécies, como boi, peru, peixe ou porco. Agora caso o seu shih tzu ainda não se Alimenta de alimentação natural seria bom você rever esse caso.
  • Inclua vegetais ricos em potássio na porção de legumes da dieta: batata-doce cozida, banana, um pouco de abacate (não exagere para não soltar o intestino) ou lentilha bem cozida na porção de carboidratos.
  • Limpe 2x ao dia em volta dos olhos, ao redor da boca dele – e onde mais estiver manchado – com uma solução à base de própolis, babosa, vinagre de maçã ou outro agente natural com ação bactericida e fungicida.
  • A limpeza dos olhos é essencial, mas é importante manter a região sempre seca, por isso, lave diariamente e seque com um pano bem limpo, lenço de papel, ou até mesmo a gaze. É indicado massagear o canto dos olhos, que evita o entupimento na ponta lacrimal.

Feitas as mudanças e cuidados, aguarde algumas semanas e verifique se estão nascendo pelos branquinhos onde antes estava manchado.

Veja o porque você deveria mudar a alimentação do seu shih tzu!



Primeiramente, Alimentação Natural ou Alimentação Caseira Balanceada, como costumo chamar, não é questão de modismo. É questão de conscientização.

  • Porque a ração apesar de oferecer todas as vitaminas e nutrientes necessários, não respeita a fisiologia do shih tzu, que é um Carnívoro Oportunista. Afinal, de que se alimentava os antepassados dos nossos cães domésticos? De caça e de raízes.

  • Como este produto teoricamente perecível (vem escrito no pacote “carne e legumes”) fica fora da geladeira por mais de 1 ano? Será que esses conservantes não fazem mal para o seu shih tzu?

  • Baixíssima quantidade de água (cerca de 10%). Já notou que seu shih tzu acaba de comer a ração e corre para o pote de água? Já se perguntou o por quê? Afinal, aposto que nem você nem ninguém da sua família tem esse hábito (ah… claro: a não ser que a comida esteja muito salgada! ). Mas o shih tzu faz isso porque a comida tem alta taxa de proteína e baixa de água o que causa um estresse celular a cada refeição e para fazer o equilíbrio de líquido dentro e fora das células ele corre para o pote de água. Lembrando que esse são só 3 motivos mai tem varios motivos!

Pense muito bem em relação da Alimentação do seu SHIH TZU,QUER SABER MAIS DO ASSUNTO VEJA O LINK ABAIXO

Por que Devo Mudar Alimentação Do meu SHIH TZU?



Mas lembre-se: se não estiver relacionado a anomalias dos próprios olhos, o problema das manchas por lágrimas costuma ser puramente estético. Se as manchas não são extensas e o pet e você estão satisfeitos com a AN avalie objetivamente se vale a pena trocar o modelo de dieta.