Os principais cuidados que você deve ter com o seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os principais cuidados que você deve ter com o seu Shih Tzu

Animais da raça Shih Tzu são cães delicados e frágeis,e precisam de cuidados específicos que podem evitar problemas mais sérios.

Estes cães tem tendência a obesidade, o que torna os cuidados com a alimentação imprescindíveis. Problemas respiratórios graves também podem ser comuns, entre outros que abordaremos neste artigo.

CUIDADOS COM A SAÚDE


Respiração

Shih Tzus são cães ditos braquicefálicos (com o focinho achatado), caracterizados pelo focinho curto, crânio compacto e o sistema respiratório superior comprimido. Por este motivo, podem ter problemas respiratórios de moderados a graves, passando por roncos e espirros até apneia e infecções.

Porque cães braquicefálicos tem predisposição a problemas respiratórios?


Eles foram criados para ter mandíbulas inferiores normais (proporcional ao tamanho do corpo) e mandíbulas superiores mais compactas. Tal caracteristica, trouxe, como resultado, anormalidade no trato respiratório.

Essas anormalidades são consequências de gerações de cruzamentos para atingir determinada aparência, sem considerar os riscos a saúde.

Mesmo assim, nem todos os cães braquicefálicos possuem anormalidades, e alguns não têm nenhum problema respiratório.

As narinas, podem ser excepcionalmente estreitas. O palato mole, ou o tecido que separa a cavidade oral da cavidade nasal, pode ser alongado e pendurado na garganta. Palatos moles alongados são muito comuns em cachorros braquicefálicos, razão pela qual eles emitem um assobio quando respiram.

Audição

Infecções no ouvido tambem são comuns, por isso temos que limpar corretamente os ouvido. O mais indicado é deixar que isso seja feito no pet shop com produtos especiais e realizado por profissionais, para que não haja risco de infecções.


TENDÊNCIA A OBESIDADE


Shih Tzus tem tendência à obesidade. O aumento na incidência da obesidade, deve-se, principalmente, ao sedentarismo em que vivem a maioria dos cães de companhia.

A obesidade nada mais é do que o acúmulo excessivo de gordura nas zonas de depósito de tecido adiposo. Um excesso de peso igual ou superior a 20% do normal indica, geralmente, obesidade. O diagnóstico da obesidade em cães deve incluir um exame completo, para avaliar a presença de ascite, edema, doenças da tireoide, doenças das adrenais ou diabetes mellitus.

A importância da alimentação saudável para evitar a obesidade:


Uma alimentação baseada em alimentos para humanos ou em sobras pode ser extremamente prejudicial, uma vez que causam a falta de nutrientes essenciais para a manutenção de plena saúde. O organismo canino não processa a maioria dos alimentos que nós consumimos, como doces, alimentos industrializados e com muita gordura ou condimentos.

Oferecer somente ração de boa qualidade (Super Premium) e na medida indicada na embalagem, assim os nutrientes poderão ser absorvidos sem excessos, evitando a obesidade.

A importância do exercício físico para mantê-lo saudável:


É preciso manter uma rotina de exercícios, caminhadas curtas e atividades que façam com que seu cão se movimente, e deixe de lado o sedentarismo. É importante levá-lo para passear pelo menos 1 vez ao dia, isso também evitará o stress do cachorro que vive em apartamento.


DENTIÇÃO


É importante cuidar dos dentes do seu cão para evitar problemas periodontais. A doença periodontal é uma infecção na gengiva e nos tecidos de sustentação dos dentes, provocada pela presença da placa bacteriana e tem caráter progressivo (se não tratada, não regride). Pode ter períodos de atividade e inatividade, apresentando sintomas mais evidentes e agudos quando há queda no sistema imunológico.

Muito comum, a doença periodontal só é possível ser tratada cirurgicamente. Não existem medicamentos específicos. O procedimento é realizado por médico-veterinário especializado, sob anestesia geral. O tratamento é feito em ambiente cirúrgico, com todos os recursos para conferir segurança e conforto ao paciente. Leva de 50 a 60 minutos, podendo chegar a duas horas dependendo da gravidade. O paciente recebe alta no mesmo dia e já pode voltar para sua rotina normalmente, inclusive podendo se alimentar sem alterações na dieta.


CUIDADOS COM O PELO E OS OLHOS


É muito importante escovar o Shih Tzu todos os dias. Se você acostumar seu cãozinho a ser escovado diariamente, pode se tornar uma atividade muito prazerosa para ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio e principalmente sem nós. Além disso, prender a franja do Shih Tzu evita que os pelos da testa caiam em seus olhos, irritando ou causando algum tipo de lesão nos olhos do cão.

Mantenha seus olhos bem limpos usando lenço umedecido para limpar a região. Não deixe de secar bem depois para evitar fungos. Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos.

CUIDADOS PARA EVITAR ALERGIAS E DERMATITES


Para evitar alergias e dermatites, procure secar bem o Shih Tzu depois do banho com um secador na temperatura morna. Alguns Shih Tzu costumam apresentar sensibilidade a picada de pulga. Outras alergias podem se desenvolver devido a alimentação.

Algumas vezes é difícil identificar a causa da alergia, pois os agentes causadores são inúmeros: produtos de limpeza, pó, ou até mesmo algum ingrediente da ração (mesmo sendo ração de boa qualidade). Procure um veterinário se perceber vermelhidão, queda de pelos, pelagem opaca ou coceira no seu cão.

PRINCIPAIS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS


  1. Cuidar a alimentação, para evitar problemas como obesidade
  2. Praticar atividades físicas, exercícios ou caminhadas curtas
  3. Manter os olhos limpos e secos para evitar fungos
  4. Mater atenção para a Coprofagia (comer cocô), pois os Shih Tzus tem tendência a este problema.Em caso de dúvidas, estamos aqui pra te ajudar.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato