5 COISAS QUE DEIXAM SEU SHIH TZU ESTRESSADOS - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 COISAS QUE DEIXAM SEU SHIH TZU ESTRESSADOS

Já ouviu falar sobre shih tzu estressados? O estresse não atinge apenas os humanos, mas também todo o reino animal. Shih tzu estressados podem manifestar esse sentimento através do medo, raiva ou se isolando. 

Vamos ver a seguir alguns motivos que podem os shih tzu estressados:

1 – Fogos: 



Alguns shih tzu sentem muito medo do barulho de fogos. Para se ter uma ideia, esse medo pode ser tão grande a ponto de causar a morte do shih tzu. Infelizmente não conseguimos evitar os fogos em ocasiões como festas de ano novo ou jogos de futebol, nas quais toda a vizinhança solta rojões.

2 – Banho: 



Shih tzu geralmente não gosta de banho. Porém, alguns não gostam tanto ao ponto de ficarem desesperados e darem muito trabalho para o funcionário do banho e tosa. Nestes casos, o ideal é não forçar o animal para evitar que transtornos maiores ocorram. Forçar o shih tzu à situação não vai fazê-lo perder o medo, apenas piorá-lo. 

3 – Muito tempo sozinho: 



Hoje em dia é comum o shih tzu ficar em casa sozinho esperando o dono chegar do trabalho, muitas vezes tarde. Creche é uma boa opção para estes casos, onde os shih tzu brincam o dia todo e voltam para casa cansados e alegres no fim do dia.

4 – Dor: 



Alguns animais podem apresentar sintomas de estresse contínuo e não haver uma causa aparente para esse comportamento. É importante um check up completo no shih tzu  que pode indicar algum processo que esteja causando dor crônica ao animal, gerando essa mudança de comportamento.

5 – Crianças/pessoas despreparadas: 



Todos nós sabemos que não é por mal, mas muitas vezes algumas crianças, ou até mesmo adultos despreparados, acabam brincando com os shih tzu de jeito indevido. No caso das crianças, é importante ensiná-las quando dar carinho e como brincar com um shih tzu, mostrando que, assim como elas, eles também sentem dor e se sentem assustados com movimentos bruscos.

Fonte do Texto: Centro veterinario Cambui
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato