Cachorro não obedece

Existem vários motivos para que o seu cão não queira te obedecer... A maioria deles é porque você falhou em algum momento, e os outros podem ser porque o temperamento do cão é difícil mesmo. Mas não há nada que não possa ser trabalhado para que haja um bom convívio entre você e seu cachorro.








Vamos à lista do que você pode estar fazendo errado:


1. Seu cão não sabe o significado do comando.

 
Se você não ensinou a ele a atitude desejada para determinado comando de voz ou gesto, ele não tem como obedecer. Dizer para o cão "senta!" sem ter mostrado a ele como fazer não irá adiantar de nada...



2. Existem muitas distrações no local onde você o treina.

 
Primeiro treine seu cão em um local tranquilo, e somente depois passe gradativamente a locais com mais barulho e distrações.




3. Você passa muito tempo treinando o seu cachorro.

 
Os cães também cansam de treinar. Alguns treinos de 15 minutos por dia são suficientes para exercitá-lo. O mais importante é perceber quando o cão está ficando cansado, e parar o treino antes.




4. Você está tratando seu cachorro de forma agressiva.

 
Se o seu cão tem medo de você, pode não reagir da maneira esperada. Ele pode estar com medo de fazer algo errado, por isso se esconde ou fica imóvel quando você fala com ele.




5. Está dando petiscos à ele fora de hora.

 
Se o seu cachorro ganha petiscos à qualquer momento, porque haveria de obedecer a algum comando para receber o prêmio? Só lhe ofereça petiscos quando ele fizer um comando antes.



6. Você não dá limites e mima demais seu cachorro.

 
O cachorro precisa de limites, pois assim como nós, seres humanos, podemos ficar mimados, folgados e não obedecer a nenhuma regra. Imponha algumas regras ao seu cão, que ele ficará mais fácil de "ser domado"





7. Seu cão ainda é um filhote ou está na adolescência.

 
Temos que respeitar e entender as fases do cão. Quando ele é filhote, às vezes não entende direito os comandos, ou se confunde... Quando é adolescente, pelos 6 meses, fica um tanto quanto teimoso e rebelde... Porém nessas fases não deixe ele fazer o que bem entende, continue ensinando, mesmo que ele não mostre muito interesse.



8. Você não demonstra ser o líder ao seu cão.

 
Ele pode estar achando que manda em você. Se você não tiver nenhuma atitude que demonstre quem é que manda, seu cão não irá obedecê-lo. Dicas: Entre sempre primeiro em portões e portas da casa. Não deixe ele andar à sua frente. Sirva comida e só deixe ele comer quando você deixar. OBS: NÃO É PRECISO USAR DE AGRESSÃO FÍSICA PARA ISSO!



9. Você não está passeando com ele.

 
Os cães precisam conhecer a rua, ver as coisas em volta. Ele precisa da sua companhia, e saber que está sendo útil pra você. O passeio é um importante laço que você cria com seu cão. Através disso ele poderá te respeitar e gostar da sua companhia.



10. Seu cão fica muito tempo sozinho.

 
Um cão solitário pode ficar deprimido e estressado. Pode fazer muita bagunça, latir de demais, entre outros problemas. Quando você vai lhe dar atenção, ele fica tão bobo que nem presta atenção no que você diz. Então, dê mais atenção ao seu cão, que ele ficará menos ansioso quando vê-lo.



11. Seu cão fica muito tempo preso.

 
É óbvio que um cão que não gasta energia ficará estressado e não vai nem querer saber de treino na hora que você soltá-lo pra treinar... Por isso deixe seu cão solto, assim ele vai gastar energia. Um cão cansado é um cão feliz!





Se você leu esta matéria e acha que está fazendo tudo certo, mas mesmo assim seu cão não obedece completamente.... calma.... todo cão tem um temperamento diferente e um grau de concentração diferente também... Então, não desista, continue com os treinos através do método positivo que com certeza ele logo estará bem esperto em relação aos comandos e obediência! 




 Fonte:www.meucaomeuamigo.blogspot.com.br