Shih Tzu Pêlo longo x Pêlo Curto - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu Pêlo longo x Pêlo Curto


Ainda que a elegância da pelagem longa provoque comentários de admiração, há quem prefira manter o seu Shih Tzu com os 'cabelos' cortados. Ele fica com uma aparência rechonchuda e, mesmo que perca em imponência, ganha em fofura. Com o comprimento cortado entre cerca de 4 e 7 centímetros, o Shih Tzu parece um filhote. Tanto que nos EUA, esse tipo de corte é chamado de puppy-cut ou, em português, corte-filhote.

 
Segundo Josephine Johnson, criadora há mais de 40 anos, juíza e secretária do The Shih Tzu Club, a principal entidade da raça na Inglaterra, há dois motivos para cortar os pêlos do Shih Tzu. Um deles é o menor tempo para tratar do cão; o outro é mudar o estilo da vida dele. Para quem não acha tanta graça em ficar horas lavando e secando, eis a vantagem. Os peludos exigem cerca de três horas; os cortados, apenas 45 minutos, aproximadamente. A escovação deixa de ser diária ou a cada dois dias e passa a ser duas vezes por semana.
 
Além do mais, gasta-se uma média de cinco minutos para fazê-la, em de 15 ou 20. O cão, por sua vez, tem uma vida diferente. Piso de azulejos ou de cimento liso deixam de ser regra. "Os meus de pêlo curto passeiam na rua, brincam no jardim, tomam chuva e adoram rolar na lama", diz Josephine, que só mantém a pelagem longa em exemplares que estão frequentando exposições. "Para deixar um Shih Tzu totalmente livre sem ficar louca para arrumá-lo depois, só cortando a pelagem", conclui. Outros criadores de peso também aderem ao puppy-cut quando seus cães encerram a carreira nas pistas. Valery Goodwin é uma delas. "Assim eles podem correr nos gramados com os outros cachorros, sem que isso prejudique seus pêlos ou dê muito trabalho", justifica.

O Lucky, um exemplar da raça, depois de ganhar todas as premiações a que a que tinha direito, mudou de visual no começo desse não. Por já ter cumprido o seu papel de supercampeão, teve a pelagem cortada. "Ele descobriu novos prazeres na vida", diz o proprietário de Lucky, Wagner Fernandez, do Wafer's Kennel, em São Paulo. "Pode brincar com outros cães e se divertir pelo jardim."
 
De pêlos longos ou curtos, o Shih Tzu adora ser escovado. "Depois de pronto parece que faz pose e desfila para as pessoas", diz Andy Warner. Eleni complementa: "Gostam tanto que quando chega a hora da escovação, meus cães começam a me rodear como se esperassem na fila para dar um trato no visual. "O mais divertido é que alguns dos exemplares da criadora às vezes tentam enganá-la. Acabam de serem escovados e entram no meio dos que ainda não foram.
 
"Eles recebem mais algumas escovações e saem felizes da vida." Vânia Brein, com sua experiência de sete anos tratando da pelagem de diversas raças, aconselha a escovar com delicadeza para não quebrar os pêlos: "Utilize uma escova de hastes longas para desembaraçar os fios até a raiz, mas evite aquelas que têm bolinhas, pois danificam a pelagem." Use xampu e condicionador de PH neutro.

Podem ser nacionais ou importados, feitos para uso humano ou animal, desde que de boa qualidade. As orelhas devem ser protegidas da água e limpas semanalmente. Depois do banho, seque bem o cão. Abra a pelagem para que o ar do secador chegue até a raiz dos pêlos, evitando umidade e consequentes dermatites. Como os olhos do Shih Tzu são salientes, é importante que os pêlos da cabeça não entrem em contato direto com eles para não machucá-los, causando lacrimejação intensa, infecções a amarelamento dos pêlos da região.
 
 
 
 
 
Fonte: Cao shihtzu
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato