Tipos de tosa para shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tipos de tosa para shih tzu

Existem pessoas que preferem o pelo do shih tzu tosado em vez daquela pelagem longa que os deixam lindos, e prontos para qualquer exposição de beleza. Esse tipo de tosa para shih tzu é para quem não tem tempo para cuidar de escovar todos os dias. 

Mas para que eles fiquem fofinhos, você tem que pedir a tosa bebe para shih tzu, que deixe  uns 3cm ou 4 de pelo , isso se for na máquina! Se for na tesoura já é uma tosa mais "chanel" fica um pelinho mais longo. 



E não deixe que cortem a franja nem os bigodes  se cortarem a franja, vai cair nos olhos e não dá para prender e colocar laços e se cortar os bigodes, os pelos ficam todos espetados e ele tem dificuldade de enxergar e pode ainda ferir o olho do shih tzu que é muito sensível. 

Deixe as orelhinhas um pouco compridas, para parecer corte "channel" . E sugiro ainda que acompanhe a tosa do shih tzu para não se arrepender, cada tosador faz de um jeito, e demora um pouco para crescer tudo de novo! Vamos conhecer os tipos de tosas para raça shih tzu!

Como escolher a tosa ideal para o shih tzu

      
Para escolher o tipo de tosa para o shih tzu, alguns requisitos são necessários. Vou citar alguns requisitos ante de você escolher o tipo de tosa para shih tzu. Necessidade de cuidado se você não tem tempo ou simplesmente não gosta de nos escovar e também não gosta de sujeira, a tosa bebê é a melhor opção, já que os pelos estarão em pequena quantidade.

Se você é mais exótico e quer transmitir isso pro seu shih tzu, a tosa japonesa é uma ótima opção. Mas preste atenção antes de escolher essa tosa para shihtzu ela necessita de cuidado com as patas e cabeça, afinal são as partes em que os pelos se mantém em boa quantidade.

Como tosa um shih tzu


Como tosa um shih tzu na tesoura:  Na maioria das vezes se tem a opção de escolher entre tosar com a máquina ou com a tesoura. Tosa na tesoura: o corte é feito somente com tesoura, sem uso de máquina em nenhuma parte do nosso corpo. 

Diminui volume aos pelos e o corte não fica marcado, fica mais suave, na maioria das vezes o preço da tosa com tesoura é mais elevado, pois o resultado é melhor.

Como tosa um shih tzu na máquina: Somos inteiramente tosados com a máquina, utiliza-se a tesoura somente em acabamentos. Os pelos ficam mais marcados e o resultado não é tão natural e suave se comparado à tosa na tesoura. Normalmente a tosa na máquina tem um preço mais baixo. 

Tosa bebê para shih tzu


Tipos de tosa para shih tzu
Finalidade da tosa bebe para shih tzu: A tosa bebê tem a finalidade de encurtar e diminuir a quantidade de pelos, facilitando assim o cuidado e diminuindo a necessidade de escovação. Também tem o objetivo de nos deixar com aparência mais jovial. Ela tem o objetivo de imitar os pelos de um shih tzu filhote. A tosa bebê imita a pelagem de um filhote de shih tzu: orelha curtas; rosto, corpo e pernas redondas.
 
  • Tipos de tosa bebe para shih tzu


Tosa bebê alta: Encurta os pelos mas ao mesmo tempo os deixa mais compridos. Geralmente a pelagem fica com 5-6 dedos de comprimento. 

Tosa bebê média: Encurta os pelos mas os deixa com comprimento médio. Geralmente a pelagem fica com 3-4 dedos de comprimento.
 

Tosa bebê curta: Encurta bastante os pelos. Geralmente a pelagem fica com 2-3 dedos de comprimento ou mais curto que isso.

Tosa Japonesa para shih tzu


   
Tipos de tosa para shih tzu
Finalidade da tosa japonesa: A tosa japonesa é uma tosa muito exótica. Não tem um objetivo, é uma tosa mais voltada para a aparência. Muitas vezes é feita para o uso de roupinhas, afinal, com o corpo totalmente raspado, as roupinhas ficam mais assentadas, porém não perdemos todo aquele charme dos pelos, pois ficamos com as patas e cabeça totalmente cobertos de pelo.
 

Aparência da tosa japonesa: Na tosa japonesa, todo o corpo é raspado, exceto as pernas, patas, rabo e cabeça. a. O restante se mantém peludo. O bigode é cortado curto e as orelhas continuam longas.

 

Tosa padrão para shih tzu


Tipos de tosa para shih tzu
Finalidade da tosa padrão:A pelagem mais conhecida, feita com muito capricho para participar de concursos de beleza. Os pelos do shih tzu ficam lisos e comportados porque passam por diversos cuidados e processo, como escovações, cortes e hidratações.

Tosa feita na tesoura onde o pelo fica comprido, como de característica da raça, e ao mesmo tempo confortável para o cachorrinho se locomover tranquilamente, pois os pelos não atrapalham. Deve-se limpar a área dos olhos, prendendo a franja para cima com lacinhos.

Tipos de tosa para shih tzu filhote


Tipos de tosa para shih tzu
Finalidade da tosa para filhote de shih tzu: Os pelos ficam curtos e mais leves para o bem-estar do filhote nos dias mais quentes. Esse tipo de tosa, também chamada de Tosa Puppy, é muito procurada para shih tzu filhote. Ela pode ser feita na tesoura ou na máquina de aparar. 

O comprimento dos pelos e o penteado na área da cabeça podem variar, ficando longos ou curtinhos.

Tosa higiênica para shih tzu


Finalidade da tosa higiênica : A tosa higiênica é básica. Em qualquer outra tosa, a higiênica é feita junto, é obrigatória tanto para cães peludos quanto para os de pelo curto. Serve para facilitar nossa higiene. 

Aparência da tosa higiênica: Na tosa higiênica são raspados a barriga, o bumbum e a parte de baixo das patinhas (a parte preta, que fica em contato com o chão). Em algumas tosas higiênicas é incluído o aparo dos pelos de cima do nariz, que entram em contato com os olhos, mas isso não é obrigatório.

Como fazer tosa higieniza no shih tzu


Na barriga são medidos 4 dedos acima do fim da área genital, 2-3 dedos em cada lado e 2 abaixo do fim da área. Muitas vezes os pelos da parte interna (vulgo parte de baixo, que se ligam a barriga) da coxa também são cortados, mas isso fica a critério do dono.

Dica para os shih tzu machos: na hora de tosar o pipi, os pelos que ficam na ponta do órgão não devem ser retirados, pois eles protegem de possíveis bactérias, afinal, quando deitamos de barriga pra baixo, essa parte é a que mais fica exposta à possíveis infecções.

Os pelos dessa região também auxiliam na hora de fazer o xixi: quando o esguicho da urina sai, os pelos ali presentes direcionam o xixi ao chão, sem que se molhem os pelos do peito. Com a ausência desses pelos, a urina sai sem direção, molhando tudo o que fica na frente, pois não tem nada que a direcione para o lugar correto. No bumbum, são medidos 1-2 dedos para fora a partir do ânus, em todos os 4 lados.

Nas patinhas, todo o pelo que fica por cima das almofadinhas são cortados. É importante frisar que o pelo que fica entre as patas não deve ser retirado, pois eles são uma proteção. Se retirados, o local pode ficar avermelhado e teremos dificuldade na hora de andar no asfalto quente por exemplo.


Qual momento certo para tosa o shih tzu

      
O momento certo para tosar o shih tzu: Eu diria que tudo vai depender do que você quer para sua se shih tzu. Se for um aspecto de filhote de shih tzu, logo que fizer uns 5 ou 6 meses, (e tiver terminado do ciclo de vacinas) pode fazer a tosa bebe para o shih tzu. 

Se você cultiva o pelo longo, eu diria que a partir dos 8 meses pode começar a fazer uma tosa padrão na tesoura, para que possa ir aparando aos poucos e eliminando a pelagem de filhote.


Benefícios e malefícios das tosas para shih tzu


Benefícios

  • Nos sujamos menos
  • A necessidade da escovação diminui muito
  • A necessidade de cuidado com a pelagem diminui
  • Pelos curtos são mais práticos
  • Não sofremos durante o verão

Malefícios

  • Mudança na textura dos pelos:  quando tosados muito curtos, os pelos geralmente ficam mais encaracolados e armados.

Lembre-se também que para manter o brilho e beleza dos pelos de seu shi tzu, é necessário alimentá-lo com uma ração boa e adequada ao seu porte e fase de vida. Após a tosa, é possível perceber a alegria do seu shih tzu. Perceba se ele gosta mesmo e escolha o melhor tipo de tosa para que ele se sinta bem!



Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato