Treine seu Shih tzu a fazer as necessidades no local correto

Um dos "problemas" que mais desgasta a relação humanos x cachorro consiste no xixi e cocô pela casa toda. As pessoas costumam ficar muito irritadas com isso, e há inúmeros casos em que o cão é doado por conta deste comportamento. Vale destacar que os shih tzu não nascem sabendo que devem fazer suas necessidades em jornal ou tapete higiênico! Aliás, nem faz parte de seu instinto natural utilizar esse tipo de local. Assim, como se trata de um comportamento desejado pelos humanos, cabe aos mesmos humanos agir com coerência e respeitar o ritmo de aprendizado do peludo. Este treino depende muito da dedicação e paciência do dono.

As dicas que serão colocadas abaixo servem tanto para shih tzu filhotes quanto adultos. Em geral, é mais fácil ensinar os filhotes shih tzu, que ainda não adquiriram um hábito para as necessidades fisiológicas. Mas isto não significa que um shih tzu adulto não possa aprender; talvez demore um pouco mais, apenas isso.

  • O treino consiste em mostrar ao shih tzu que fazer as necessidades em determinado local gera consequências positivas, seja com petiscos, brincadeiras ou elogios. Para tanto, os seguintes passos devem ser seguidos:

  • Preparar o local onde deve ser o “banheiro” de forma permitir que seja bem atrativo para o cão. Para tanto, a cama, potes de águas e comida e brinquedos devem estar numa extremidade oposta ao “banheirinho”, pois os cães não gostam de se aliviar próximo ao local onde comem e dormem.
 
  • Alimentar o cão em horários específicos para conseguir prever quando ele sentirá vontade de se aliviar, o que geralmente ocorre logo ao acordar, após as refeições e após uma sessão de brincadeiras;

  • Sabendo que está se aproximando o momento em que o cão estará “apertado”, ficar com ele no local onde deve fazer as necessidades;

  • Assim que ele se aliviar na frente do dono no jornal ou tapete, elogiá-lo com carinho e dar uma recompensa (cuidado: não elogiar com “muito entusiasmo” – ele pode se assustar e não querer mais fazer necessidades na frente de ninguém!);
  • Repetir o treino durante alguns dias, com consistência, até que ele entenda que fazer xixi na frente do dono e em local específico é muito gratificante!

E se o Shih Tzu errar e fizer em algum local indevido? Deve-se ignorá-lo por completo! Isto para que o cão não aprenda que fazer as necessidades em qualquer lugar atrai a atenção do dono, mas somente quando faz no jornal ou tapete higiênico! É importante esperar que ele saia do local para somente então limpar.

Enquanto estiver aprendendo, não dar broncas quando o shih tzu se aliviar no lugar impróprio, mesmo que seja no tapete da sala! Ele não sabe ainda qual é o local certo e, sendo punido, aprenderá que fazer na frente do dono é um problema e passará a fazer escondido, o que dificultará o treinamento, pois o peludo passará a se aliviar longe do dono, que perderá a oportunidade de recompensá-lo...

Além disso, a “técnica” ainda muito difundida, que consiste em esfregar o focinho do cachorro na sujeira quando ele fizer em local errado, está totalmente ultrapassada e comprovadamente só amedronta o cão.

Quando o cachorro ainda está aprendendo, é importante deixar vários “banheiros” quando o pet estiver por perto, especialmente os filhotes, que tem mais dificuldade para “segurar” a vontade. Assim, quando o dono percebe que o cão irá se aliviar, fica mais fácil levá-lo ao local para então recompensá-lo por fazer ali!

Seguindo estas dicas com bastante paciência, o seu Shih Tzu aprenderá a fazer as necessidades no local certo de forma positiva, o que será bom para todos!





Fonte do Texto: Cão Amor