Como evitar que o shih tzu puxe a coleira - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como evitar que o shih tzu puxe a coleira

Essa é uma reclamação constante de muitos donos de shih tzu. O shih tzu puxa a guia durante o passeio, na verdade ele que leva o dono pra passear. Bem, tem solução, como tudo! É muito mais fácil ensinar a forma correta pro seu shih tzu para que ele sempre ande certo, do que depois futuramente você precisar corrigi-lo.

Método da coleira solta

  
Uma coleira para shih tzu presa normalmente e por volta de 1.8m de comprimento já é necessário para este treinamento. O primeiro passo para ensinar a caminhada com a coleira solta é ter em mente que sair de casa preso à ela já é uma recompensa. Em segundo lugar, lembre-se que se você continuar andando quando seu cão fica puxando a coleira, você está na verdade o ensinando a bagunçar. Ensinar shih tzu a não puxar a coleira, primeiro, coloque a coleira e a guia no shih tzu e fique parado em um só lugar. Dê ao shih tzu coleira suficiente para que ele possa caminhar cerca de um metros de você. Recompense-o cada vez que a coleira ficar solta. Este método é melhor quando utilizado com um marcador de recompensa, como sim ou um click.

Quando estiver pronto para começar a andar diga vamos! e de alguns passos. Quase certeza que seu shih tzu vai começar a puxar de imediato, então pare de andar. Aguarde a coleira para ficar folgada novamente, dê uma recompensa e tente andar novamente. Tente não puxar ou a coleira, o que é a sua resposta natural. Se é difícil para você parar de puxar, coloque no bolso a mão que segura a coleira. Seja também muito firme ao falar com seu shih tzu. Os filhotes prestam atenção às coisas por pouco tempo e falar com com seu filhote com um tom de voz mais grave o ajudará a manter a atenção em você


Método do burro e da cenoura

  
Um segundo método de ensinar seu shih tzu a não puxar é chamado de “método da cenoura na frente do burro”. Comece a caminhar, segurando um petisco com uma mão na frente do nariz do seu shih tzu. Se você tem um filhote de shih tzu, pode fazer isso com uma colher cheia de manteiga de amendoim e abaixe a colher de vez em quando para permitir que ele dê uma lambida. Garanta que recompensa o cão a cada poucos metros que ele o acompanha. Tente carregar uma porção de ração com você na caminhada para medir se seu shih tzu está indo bem. Se a ração acabar antes da caminhada, então já sabe que você tem que continuar tentando. Se ainda tiver sobra de ração quando voltar saberá que conseguiu ensinar seu shih tzu e pode fazer um agrado ainda maior dando o que sobrou para ele.

Com qualquer um dos métodos, não tente o treinamento se seu shih tzu não teve a oportunidade de gastar um pouco de energia por ter ficado fechado por várias horas. Brinque um pouco com ele antes e daí sim vá para a caminhada quando ele estiver um pouco mais tranquilo. No entanto não o faça ficar muito cansado porque daí ele pode não te dar atenção na caminhada.

 Veja aqui tudo que você precisa saber sobre adestramento e sobre filhotes de shih tzu


Quando puder passear com seu shih tzu filhote e segurar ao mesmo tempo a coleira e um pote de água, dai poderá dizer que conseguiu ensinar seu shih tzu a andar com a coleira solta. Lembrando que “solta” não significa que o shih tzu ficará solto na rua, mas sim que a coleira/guia estará frouxa, sem ser esticada e puxada pelo cão.


Referência: Pet Education
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato