6 Comidas mais perigosas para os shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 Comidas mais perigosas para os shih tzu

Comidas mais perigosas para os shih tzu - Existem certos alimentos que fazem mal ao organismo do shih tzu, a exemplo do leite, cebola, uvas e chocolate.  Os shih tzu já perceberam que o “olhar de pidão” encenado por eles rende bons resultados, ou melhor, petiscos. Isto ocorre porque os tutores, normalmente, não resistem a carinha do shih tzu e acabam dando algum alimento que está fazendo parte de sua refeição no momento. Esta atitude deveria ser evitada, pois contribui para uma má alimentação do shih tzu filhote e ainda cria um péssimo vício no shih tzu.

Porém, o fator mais preocupante é a saúde do shih tzu, que precisa ser levada em consideração em primeira instância. Por exemplo, não há nenhum problema em oferecer ao shih tzu pães, carnes, algumas frutas e legumes, de forma moderada.

Alimentos que os shih tzu não pode comer

     
Contudo, existem certos alimentos que fazem mal ao organismo do shih tzu, a exemplo do leite, cebola, uvas e chocolate. Todos estes itens podem prejudicar o funcionamento do organismo canino e podem levar o shih tzu a apresentar quadros clínicos delicados. Por isso, confira mais detalhes de porque esses e outros produtos não devem ser oferecidos ao shih tzu.

1. Shih tzu pode tomar leite

Shih tzu  não pode tomar leite - Os shih tzu, geralmente, param de mamar com 40 dias após o nascimento. Isto ocorre porque com esta idade os dentes dos filhotes de shi tzu já estão crescidos e eles já podem se alimentar com produtos sólidos. Portanto, a partir deste momento a enzima capaz de digerir a lactose, isto é, a lactase intestinal, começa a desaparecer.

Por isso que quando o leite é ingerido por um shih tzu adulto, ele pode ter diarreias, pois o organismo não consegue digerir este alimento. Além disso, o leite da vaca nem pode substituir o da cadela devido aos níveis de nutrientes, como explica o veterinário Wagner Luis Ferreira, em entrevista à Revista Veja.

“O leite da vaca tem mais lactose que o da mãe canina, o que pode aumentar o risco de diarreia”.

2. Shih tzu pode comer uva





Shih tzu não pode comer uva - Esta fruta é uma das exceções na vida do shih tzu, pois muitas outras fazem bem ao organismo dele. No caso da uva, os veterinários e especialistas ainda não descobriram o porquê deste alimento fazer mal ao organismo dos shih tzu. Contudo, a dica é nunca oferecê-la ao pet, evitando assim insuficiência renal aguda no shih tzu.

3. Shih tzu pode comer chocolate

  

Shih tzu não pode comer chocolate - Muitos tutores já sabem o mal que o chocolate faz aos sih tzu, mas ainda tem quem desconheça. Por esta razão é sempre importante ressaltar que este produto contém uma substância conhecida como teobromina, responsável por aumentar os batimentos cardíacos no shih tzu e ainda interferir no sistema nervoso do animal.

Assim, a veterinária e professora, Ane Amaral, alerta também em entrevista à Veja os problemas de saúde desencadeados pela ingestão deste alimentos pelos shih tzu. “Em cachorros, o alimento pode causar uma parada cardíaca ou uma convulsão”, afirma.

4. Shih tzu pode comer cebola




Shih tzu não pode comer cebola - Esta verdura deve ser vetada da alimentação do shih tzu filhote, tanto pura quanto adicionada como tempero em alimentos cozidos. Isto porque, a cebola possui alicina, uma substância que interfere de forma negativa na corrente sanguínea dos shih tzu, provocando anemia.

De forma semelhante age o alho, uma vez que ele possui dissulfeto de alipropila, elemento que em excesso pode destruir a hemoglobina.

5. Shih tzu pode comer osso



Shih tzu não pode comer osso - Nutricionalmente falando, os ossos são dispensáveis na dieta do shih tzu, uma vez que os nutrientes proporcionados por eles podem ser encontrados em outros alimentos mais apropriados como a ração.

Isto tudo sem contar nos riscos que eles proporcionam ao organismo do shih tzu, principalmente os que são ocos como os de galinha. O risco, na verdade, está presente pois os shih tzu ao triturarem os ossos com a boca vão engolir farpas que podem provocar um engasgamento ou até mesmo perfurar algum órgão.

6. Shih tzu pode comer produtos com cafeína


https://goo.gl/JYAXgx

 Shih tzu não pode comer produtos com cafeína - Assim como o chocolate, os produtos que possuem cafeína também podem interferir no sistema nervoso do shih tzu e aumentar os batimentos cardíacos. Desta maneira, café, refrigerantes, chás etc., não devem compor as refeições dos shih tzu. Caso contrário, o peludinho pode apresentar paradas cardíacas e até mesmo convulsões.

Fonte do Texto: Clube Para Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato